/img alt="Imagem da capa" class="recordcover" src="""/>
Dissertação
Sala de aula invertida: um experimento no ensino de matemática
O objetivo desta pesquisa foi investigar a utilização da abordagem pedagógica Sala de Aula Invertida no ensino de Matemática, com apoio de tecnologia, em uma escola da rede pública e analisar as potencialidades da mesma. Para tanto, utilizamos uma linha de pesquisa participante de cunho qualitativo,...
Autor principal: | SANTOS, Neylane Lobato dos |
---|---|
Grau: | Dissertação |
Idioma: | pt_BR |
Publicado em: |
Universidade Federal do Oeste do Pará
2021
|
Assuntos: | |
Acesso em linha: |
https://repositorio.ufopa.edu.br/jspui/handle/123456789/296 |
id |
ir-123456789-296 |
---|---|
recordtype |
dspace |
spelling |
ir-123456789-2962021-02-22T16:44:57Z Sala de aula invertida: um experimento no ensino de matemática SANTOS, Neylane Lobato dos SANTOS, Rodrigo Medeiros dos Sala de aula invertida Ensino de Matemática Google classroom Tecnologias digitais de comunicação e informação O objetivo desta pesquisa foi investigar a utilização da abordagem pedagógica Sala de Aula Invertida no ensino de Matemática, com apoio de tecnologia, em uma escola da rede pública e analisar as potencialidades da mesma. Para tanto, utilizamos uma linha de pesquisa participante de cunho qualitativo, adotando o modelo de Sala de Aula Invertida, com 30 alunos do 2º ano do Ensino Médio, em uma escola estadual da rede pública do município de Santarém/PA, que tiveram acesso prévio do conteúdo de Trigonometria em forma de videoaulas, por meio da ferramenta educacional Google Classroom. Os principais resultados apontaram que a abordagem proporcionou uma maior flexibilização do tempo na sala de aula com o uso das tecnologias digitais de informação e comunicação, um ambiente presencial colaborativo e interativo, propiciando maior atenção por parte do professor aos alunos que mais precisavam de auxilio, a mudança de comportamento dos alunos, desenvolvimento da independência deles em relação ao professor, engajamento na abordagem dos conteúdos de Matemática e o desenvolvimento de seu potencial, bem como a superação de dificuldades com o conteúdo. 2021-02-22T16:43:56Z 2021-02-22T16:43:56Z 2019 Dissertation SANTOS, Neylane Lobato dos. Sala invertida: um experimento no ensino de matemática. Orientador: Rodrigo Medeiros dos Santos. 2019. 108f. Dissertação (Mestrado Profissional em Matemática) - Programa de Pós-Graduação Matemática em Rede Nacional, Universidade Federal do Oeste do Pará, Santarém, 2019. Disponível em: O objetivo desta pesquisa foi investigar a utilização da abordagem pedagógica Sala de Aula Invertida no ensino de Matemática, com apoio de tecnologia, em uma escola da rede pública e analisar as potencialidades da mesma. Para tanto, utilizamos uma linha de pesquisa participante de cunho qualitativo, adotando o modelo de Sala de Aula Invertida, com 30 alunos do 2º ano do Ensino Médio, em uma escola estadual da rede pública do município de Santarém/PA, que tiveram acesso prévio do conteúdo de Trigonometria em forma de videoaulas, por meio da ferramenta educacional Google Classroom. Os principais resultados apontaram que a abordagem proporcionou uma maior flexibilização do tempo na sala de aula com o uso das tecnologias digitais de informação e comunicação, um ambiente presencial colaborativo e interativo, propiciando maior atenção por parte do professor aos alunos que mais precisavam de auxilio, a mudança de comportamento dos alunos, desenvolvimento da independência deles em relação ao professor, engajamento na abordagem dos conteúdos de Matemática e o desenvolvimento de seu potencial, bem como a superação de dificuldades com o conteúdo. Acesso em: https://repositorio.ufopa.edu.br/jspui/handle/123456789/296 pt_BR Acesso Aberto Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 United States http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/us/ application/pdf Universidade Federal do Oeste do Pará Brasil Programa de Pós-Graduação em Mestrado Profissional em Matemática em Rede Nacional UFOPA Pró-Reitoria de Pós-Graduação, Pesquisa e Inovação Tecnológica |
institution |
Repositório Institucional - Universidade Federa ldo Oeste do Pará - UFOPA |
collection |
DSpace |
language |
pt_BR |
topic |
Sala de aula invertida Ensino de Matemática Google classroom Tecnologias digitais de comunicação e informação |
spellingShingle |
Sala de aula invertida Ensino de Matemática Google classroom Tecnologias digitais de comunicação e informação SANTOS, Neylane Lobato dos Sala de aula invertida: um experimento no ensino de matemática |
topic_facet |
Sala de aula invertida Ensino de Matemática Google classroom Tecnologias digitais de comunicação e informação |
description |
O objetivo desta pesquisa foi investigar a utilização da abordagem pedagógica Sala de Aula Invertida no ensino de Matemática, com apoio de tecnologia, em uma escola da rede pública e analisar as potencialidades da mesma. Para tanto, utilizamos uma linha de pesquisa participante de cunho qualitativo, adotando o modelo de Sala de Aula Invertida, com 30 alunos do 2º ano do Ensino Médio, em uma escola estadual da rede pública do município de Santarém/PA, que tiveram acesso prévio do conteúdo de Trigonometria em forma de videoaulas, por meio da ferramenta educacional Google Classroom. Os principais resultados apontaram que a abordagem proporcionou uma maior flexibilização do tempo na sala de aula com o uso das tecnologias digitais de informação e comunicação, um ambiente presencial colaborativo e interativo, propiciando maior atenção por parte do professor aos alunos que mais precisavam de auxilio, a mudança de comportamento dos alunos, desenvolvimento da independência deles em relação ao professor, engajamento na abordagem dos conteúdos de Matemática e o desenvolvimento de seu potencial, bem como a superação de dificuldades com o conteúdo. |
author_additional |
SANTOS, Rodrigo Medeiros dos |
author_additionalStr |
SANTOS, Rodrigo Medeiros dos |
format |
Dissertação |
author |
SANTOS, Neylane Lobato dos |
title |
Sala de aula invertida: um experimento no ensino de matemática |
title_short |
Sala de aula invertida: um experimento no ensino de matemática |
title_full |
Sala de aula invertida: um experimento no ensino de matemática |
title_fullStr |
Sala de aula invertida: um experimento no ensino de matemática |
title_full_unstemmed |
Sala de aula invertida: um experimento no ensino de matemática |
title_sort |
sala de aula invertida: um experimento no ensino de matemática |
publisher |
Universidade Federal do Oeste do Pará |
publishDate |
2021 |
url |
https://repositorio.ufopa.edu.br/jspui/handle/123456789/296 |
_version_ |
1787156272514072576 |
score |
11.755432 |