Dissertação

Alguns aspectos da disciplina recursos computacionais no ensino de matemática no PROFMAT e sua aplicabilidade em sala de aula

Tendo em vista que apesar de os índices educacionais de avaliação externa tendo melhorado um pouco em nosso estado nos últimos anos no que se refere a qualidade da educação em matemática, ainda temos grandes desafios para que realmente esta disciplina seja ministrada de maneira mais atrativa e aceit...

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Autor principal: Rodrigues Junior, Robervani Paulo
Outros Autores: http://lattes.cnpq.br/5599470886939994
Grau: Dissertação
Idioma: por
Publicado em: Universidade Federal do Amazonas 2020
Assuntos:
Acesso em linha: https://tede.ufam.edu.br/handle/tede/7763
Resumo:
Tendo em vista que apesar de os índices educacionais de avaliação externa tendo melhorado um pouco em nosso estado nos últimos anos no que se refere a qualidade da educação em matemática, ainda temos grandes desafios para que realmente esta disciplina seja ministrada de maneira mais atrativa e aceitável pelo nossos alunos. Dessa forma buscamos através do programa de mestrado profissional em matemática PROFMAT , mais especificamente dentro da disciplina de Recursos Computacionais novas formas para adaptar o ensino a esse novo perfil de estudante que está cada vez mais integrado às novas tecnologias e cada vez menos interessado nos métodos tradicionais de ensino. Dessa forma, surgem políticas públicas tendo como um dos objetivos formar o docente para usar os recursos computacionais que utilizem as tecnologias digitais de informação e comunicação-TDIC no ensino básico. Esta pesquisa teve com objetivo investigar as percepções, possibilidades e desafios dos professores de matemática referente ao uso dos recursos computacionais a partir da formação acadêmica dentro do PROFMAT .As bases teóricas desta pesquisa estão ancoradas em: tendência conceitual, que permeia a formação continuada (PIMENTA; GHEDIN, 2012), as tecnologias digitais da Informação e comunicação (KENSKI, 2012; MISHRA; KOEHLER, 2006) e aprendizagem com uso das TDIC (BORBA, 2010; 2013). Para desenvolvimento deste trabalho, foi adotada a abordagem qualitativa, tendo como instrumentos de coleta de dados: a análise documental, questionário e algumas questões buscando a opinião pessoal desses mestrandos que serão novos mestres em entrevista semiestruturada. Participaram como sujeitos da pesquisa os mestrandos do PROFMAT no polo de Manaus-Am sediado pela UFAM que também são professores de matemática nas escolas públicas , no Estado do Amazonas. A análise de dados foi baseada na técnica de Análise do Conteúdo proposta por Bardin (2011). Os resultados obtidos indicam que a aceitação dos conteúdos e conhecimentos obtidos por parte dos mestrando são muito válidas e quando esses recursos são aplicados em sala de aula para os estudantes, a aceitação por parte destes que são o objetivo final de pesquisa do nosso trabalho, tem sido muito positiva, inclusive considerando indispensável uma disciplina como essa nos cursos de graduação em Matemática oferecidos Amazonas. Percebemos que o Governo de uma forma geral tem tomado medidas para que os recursos computacionais sejam oferecidos nas escolas do estado, mas que esses esforços podem ser melhorados. Fatores como falta de estrutura física, ausência de materiais como notebooks, tablets e outros, são fatores que atrapalham de certa forma que os alunos também utilizem esses recursos. Falta também cursos de formação, seja de extensão ou continuada , para que os nossos profissionais em educação sejam capacitados para utilizarem esses recursos em sala de aula, tornando suas aulas mais interessantes e atrativas. Percebemos que os docentes concebem possibilidades de aprendizagem como o uso das TDIC, no entanto, encontram dificuldades para utilizar estas em suas práticas didático-pedagógicas, devido principalmente aos seguintes fatores: tempo disponível do docente, falta de infraestrutura e má qualidade da internet nas escolas.