Dissertação

Uma engenharia didática para o ensino das operações com frações e com produtos notáveis

Essa pesquisa tem como objetivo a elaboração, aplicação e análise de duas sequências didáticas, uma para a abordagem das operações com frações associadas a representação figural, e a outra para os produtos notáveis relacionados com as áreas de retângulos. A metodologia de pesquisa utilizada foi a En...

ver descrição completa

Autor principal: PORTO, Francirley Moura
Grau: Dissertação
Idioma: pt_BR
Publicado em: Universidade Federal do Oeste do Pará 2021
Assuntos:
Acesso em linha: https://repositorio.ufopa.edu.br/jspui/handle/123456789/297
id ir-123456789-297
recordtype dspace
spelling ir-123456789-2972021-02-22T16:59:26Z Uma engenharia didática para o ensino das operações com frações e com produtos notáveis PORTO, Francirley Moura SANTOS, Rodrigo Medeiros dos .Engenharia didática Frações Produtos notáveis Sequência didática Essa pesquisa tem como objetivo a elaboração, aplicação e análise de duas sequências didáticas, uma para a abordagem das operações com frações associadas a representação figural, e a outra para os produtos notáveis relacionados com as áreas de retângulos. A metodologia de pesquisa utilizada foi a Engenharia Didática, a qual nos permitiu que a validação das atividades tenha sido feita internamente, e para a elaboração e análise das sequências didáticas foi utilizada como aporte a Teoria das Situações Didáticas. Tal investigação é classificada como pesquisa de campo, segundo o processo de coleta de dados, e como descritiva, segundo os seus objetivos. Os sujeitos da pesquisa foram alunos do sexto e do oitavo anos de duas turmas do ensino fundamental de uma escola pública da cidade de Juruti-PA. Os dados foram coletados por meio da produção dos alunos e das observações feitas no decorrer da aplicação das sequências didáticas, além da aplicação de um questionário de forma complementar. Na turma do sexto ano houve um melhor desempenho nas operações de soma, subtração e multiplicação de frações. A maior dificuldade foi nos itens relacionados a operação de divisão. No oitavo ano a inserção de frações em alguns itens das atividades influenciou negativamente o percentual de acertos. Os alunos demonstraram dificuldades nos itens pertinentes à produção de algum texto, sem que isso estivesse necessariamente relacionado a sua compreensão do conceito abordado. A aplicação das sequências didáticas propiciou a estruturação de situações didáticas que apresentaram o potencial de permitir a sua reaplicação. 2021-02-22T16:58:48Z 2021-02-22T16:58:48Z 2019 Dissertation PORTO, Francirley Moura. Uma engenharia didática para o ensino das operações com frações e com produtos notáveis. Orientador: Rodrigo Medeiros dos Santos. 2019. 105f. Dissertação (Mestrado Profissional em Matemática) - Programa de Pós-Graduação Matemática em Rede Nacional, Universidade Federal do Oeste do Pará, Santarém, 2019. Disponível em: https://repositorio.ufopa.edu.br/jspui/handle/123456789/297. Acesso em: https://repositorio.ufopa.edu.br/jspui/handle/123456789/297 pt_BR Acesso Aberto Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 United States http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/us/ application/pdf Universidade Federal do Oeste do Pará Brasil Programa de Pós-Graduação em Mestrado Profissional em Matemática em Rede Nacional UFOPA Pró-Reitoria de Pós-Graduação, Pesquisa e Inovação Tecnológica
institution Repositório Institucional - Universidade Federa ldo Oeste do Pará - UFOPA
collection DSpace
language pt_BR
topic .Engenharia didática
Frações
Produtos notáveis
Sequência didática
spellingShingle .Engenharia didática
Frações
Produtos notáveis
Sequência didática
PORTO, Francirley Moura
Uma engenharia didática para o ensino das operações com frações e com produtos notáveis
topic_facet .Engenharia didática
Frações
Produtos notáveis
Sequência didática
description Essa pesquisa tem como objetivo a elaboração, aplicação e análise de duas sequências didáticas, uma para a abordagem das operações com frações associadas a representação figural, e a outra para os produtos notáveis relacionados com as áreas de retângulos. A metodologia de pesquisa utilizada foi a Engenharia Didática, a qual nos permitiu que a validação das atividades tenha sido feita internamente, e para a elaboração e análise das sequências didáticas foi utilizada como aporte a Teoria das Situações Didáticas. Tal investigação é classificada como pesquisa de campo, segundo o processo de coleta de dados, e como descritiva, segundo os seus objetivos. Os sujeitos da pesquisa foram alunos do sexto e do oitavo anos de duas turmas do ensino fundamental de uma escola pública da cidade de Juruti-PA. Os dados foram coletados por meio da produção dos alunos e das observações feitas no decorrer da aplicação das sequências didáticas, além da aplicação de um questionário de forma complementar. Na turma do sexto ano houve um melhor desempenho nas operações de soma, subtração e multiplicação de frações. A maior dificuldade foi nos itens relacionados a operação de divisão. No oitavo ano a inserção de frações em alguns itens das atividades influenciou negativamente o percentual de acertos. Os alunos demonstraram dificuldades nos itens pertinentes à produção de algum texto, sem que isso estivesse necessariamente relacionado a sua compreensão do conceito abordado. A aplicação das sequências didáticas propiciou a estruturação de situações didáticas que apresentaram o potencial de permitir a sua reaplicação.
author_additional SANTOS, Rodrigo Medeiros dos
author_additionalStr SANTOS, Rodrigo Medeiros dos
format Dissertação
author PORTO, Francirley Moura
title Uma engenharia didática para o ensino das operações com frações e com produtos notáveis
title_short Uma engenharia didática para o ensino das operações com frações e com produtos notáveis
title_full Uma engenharia didática para o ensino das operações com frações e com produtos notáveis
title_fullStr Uma engenharia didática para o ensino das operações com frações e com produtos notáveis
title_full_unstemmed Uma engenharia didática para o ensino das operações com frações e com produtos notáveis
title_sort uma engenharia didática para o ensino das operações com frações e com produtos notáveis
publisher Universidade Federal do Oeste do Pará
publishDate 2021
url https://repositorio.ufopa.edu.br/jspui/handle/123456789/297
_version_ 1787156310224011264
score 11.653393