Dissertação

O ensino da matemática e a utilização de jogos como recurso didático facilitador no processo de ensino aprendizagem

O presente trabalho tem por finalidade sugerir a utilização de jogos nas aulas de Matemática do Ensino Fundamental, em diversos conteúdos, como instrumento facilitador do processo ensino-aprendizagem. Além disso, é de nosso interesse verificar o progresso adquirido pelos alunos dos 6º e 9º anos da e...

ver descrição completa

Autor principal: SILVA, Alex Pereira da
Grau: Dissertação
Idioma: pt_BR
Publicado em: Universidade Federal do Oeste do Pará 2021
Assuntos:
Acesso em linha: https://repositorio.ufopa.edu.br/jspui/handle/123456789/315
id ir-123456789-315
recordtype dspace
spelling ir-123456789-3152021-02-23T03:24:18Z O ensino da matemática e a utilização de jogos como recurso didático facilitador no processo de ensino aprendizagem SILVA, Alex Pereira da MAFRA, José Ricardo e Souza Matemática - ensino Jogos matemáticos Ludicidade O presente trabalho tem por finalidade sugerir a utilização de jogos nas aulas de Matemática do Ensino Fundamental, em diversos conteúdos, como instrumento facilitador do processo ensino-aprendizagem. Além disso, é de nosso interesse verificar o progresso adquirido pelos alunos dos 6º e 9º anos da escola Júlio Walfredo da Ponte, situada na Zona Urbana de Mojuí dos Campos, no que tange os conteúdos matemáticos das respectivas séries após a utilização de diferentes jogos educativos matemáticos. Durante o ano de 2017, foram apresentados e trabalhados jogos matemáticos que envolviam conteúdos como: Operações Básicas Com os Números Naturais e Números Inteiros; Equações do 1º grau; Noções Básicas de Geometria. Nas turmas 616 e 913, 6º ano e 9º ano respectivamente, foram realizadas avaliações para verificar se houve ou não progresso na aprendizagem dos alunos nos conteúdos de matemática das respectivas séries. Estes resultados foram comparados com os alunos das turmas 617 e 914 que não estavam recebendo as atividades que envolviam jogos. A análise dos resultados dar-se-á com a tabulação de informações retiradas de avaliações realizadas em ambas as turmas ao término das atividades com os jogos. Os resultados obtidos mostraram que os alunos que tiveram o auxílio dos jogos, obtiveram, em suas avaliações, resultados superiores em relação aos alunos que não tiveram esse recurso sendo utilizado. Ressaltamos ainda, outros aspectos que melhoraram substancialmente como o comportamento, a concentração nas atividades, a vontade de aprender o conteúdo, aspectos estes importantes que facilitam o trabalho docente e contribuem significativamente para a aprendizagem dos alunos. 2021-02-23T03:23:35Z 2021-02-23T03:23:35Z 2019 Dissertation SILVA, Alex Pereira da. O ensino da matemática e a utilização de jogos como recurso didático facilitador no processo de ensino aprendizagem. Orientador: José Ricardo e Souza Mafra. 2019. 92f. Dissertação (Mestrado Profissional em Matemática) - Programa de Pós-Graduação Matemática em Rede Nacional, Universidade Federal do Oeste do Pará, Santarém, 2019. Disponível em: https://repositorio.ufopa.edu.br/jspui/handle/123456789/315 Acesso em: https://repositorio.ufopa.edu.br/jspui/handle/123456789/315 pt_BR Acesso Aberto Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 United States http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/us/ application/pdf Universidade Federal do Oeste do Pará Brasil Programa de Pós-Graduação em Mestrado Profissional em Matemática em Rede Nacional UFOPA Pró-Reitoria de Pós-Graduação, Pesquisa e Inovação Tecnológica
institution Repositório Institucional - Universidade Federa ldo Oeste do Pará - UFOPA
collection DSpace
language pt_BR
topic Matemática - ensino
Jogos matemáticos
Ludicidade
spellingShingle Matemática - ensino
Jogos matemáticos
Ludicidade
SILVA, Alex Pereira da
O ensino da matemática e a utilização de jogos como recurso didático facilitador no processo de ensino aprendizagem
topic_facet Matemática - ensino
Jogos matemáticos
Ludicidade
description O presente trabalho tem por finalidade sugerir a utilização de jogos nas aulas de Matemática do Ensino Fundamental, em diversos conteúdos, como instrumento facilitador do processo ensino-aprendizagem. Além disso, é de nosso interesse verificar o progresso adquirido pelos alunos dos 6º e 9º anos da escola Júlio Walfredo da Ponte, situada na Zona Urbana de Mojuí dos Campos, no que tange os conteúdos matemáticos das respectivas séries após a utilização de diferentes jogos educativos matemáticos. Durante o ano de 2017, foram apresentados e trabalhados jogos matemáticos que envolviam conteúdos como: Operações Básicas Com os Números Naturais e Números Inteiros; Equações do 1º grau; Noções Básicas de Geometria. Nas turmas 616 e 913, 6º ano e 9º ano respectivamente, foram realizadas avaliações para verificar se houve ou não progresso na aprendizagem dos alunos nos conteúdos de matemática das respectivas séries. Estes resultados foram comparados com os alunos das turmas 617 e 914 que não estavam recebendo as atividades que envolviam jogos. A análise dos resultados dar-se-á com a tabulação de informações retiradas de avaliações realizadas em ambas as turmas ao término das atividades com os jogos. Os resultados obtidos mostraram que os alunos que tiveram o auxílio dos jogos, obtiveram, em suas avaliações, resultados superiores em relação aos alunos que não tiveram esse recurso sendo utilizado. Ressaltamos ainda, outros aspectos que melhoraram substancialmente como o comportamento, a concentração nas atividades, a vontade de aprender o conteúdo, aspectos estes importantes que facilitam o trabalho docente e contribuem significativamente para a aprendizagem dos alunos.
author_additional MAFRA, José Ricardo e Souza
author_additionalStr MAFRA, José Ricardo e Souza
format Dissertação
author SILVA, Alex Pereira da
title O ensino da matemática e a utilização de jogos como recurso didático facilitador no processo de ensino aprendizagem
title_short O ensino da matemática e a utilização de jogos como recurso didático facilitador no processo de ensino aprendizagem
title_full O ensino da matemática e a utilização de jogos como recurso didático facilitador no processo de ensino aprendizagem
title_fullStr O ensino da matemática e a utilização de jogos como recurso didático facilitador no processo de ensino aprendizagem
title_full_unstemmed O ensino da matemática e a utilização de jogos como recurso didático facilitador no processo de ensino aprendizagem
title_sort o ensino da matemática e a utilização de jogos como recurso didático facilitador no processo de ensino aprendizagem
publisher Universidade Federal do Oeste do Pará
publishDate 2021
url https://repositorio.ufopa.edu.br/jspui/handle/123456789/315
_version_ 1787156273722032128
score 11.653393