/img alt="Imagem da capa" class="recordcover" src="""/>
Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação
Múltiplos e divisores: uma experiência com o uso do jogo de trilhas
O presente trabalho tem por objetivo analisar os efeitos de um conjunto de atividades envolvendo conceitos de múltiplos e divisores de um número natural em uma turma do 6º ano do ensino fundamental de uma escola pública pertencente à Secretaria Municipal de Educação da cidade de Belém – PA. Para...
Autor principal: | CALDAS, Fernando da Silva |
---|---|
Grau: | Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação |
Idioma: | por |
Publicado em: |
2020
|
Assuntos: | |
Acesso em linha: |
https://bdm.ufpa.br:8443/jspui/handle/prefix/2999 |
Resumo: |
---|
O presente trabalho tem por objetivo analisar os efeitos de um conjunto de atividades
envolvendo conceitos de múltiplos e divisores de um número natural em uma turma do 6º ano
do ensino fundamental de uma escola pública pertencente à Secretaria Municipal de
Educação da cidade de Belém – PA. Para tanto, foi aplicado um teste diagnóstico com os
alunos do 7º ano do ensino fundamental, egressos do 6º ano do ensino fundamental, em
relação aos conceitos de múltiplos e divisores de um número natural. A partir dessa
informação, realizamos um estudo bibliográfico sobre as principais dificuldades verificada. Por
fim, foi elaborada e aplicada uma intervenção pedagógica com alunos de uma turma do 6º
ano do ensino fundamental, por meio da utilização do jogo "Trilha do MDC e do MMC”. Após
aplicação do jogo percebemos maior envolvimento dos alunos, concentração e determinação
em relação à resolução dos desafios que se colocavam. Tal percepção foi fundamental para
compreendermos que precisamos diversificar as estratégias e metodologias para o trabalho
com os conteúdos de matemática no Ensino Fundamental. |