Dissertação

A utilização do software Geogebra como ferramenta didática no processo de ensino e aprendizagem: uma aplicação para alunos e professores da rede pública de ensino

Considerando as dificuldades apresentadas pelos alunos nas aulas de Matemática, sabe-se que despertar o interesse do alunado pelo estudo deste componente é um desafio e que o modelo de ensino utilizado pelo professor são fatores que influenciam diretamente na educação. Pensando nesta problemática,...

ver descrição completa

Autor principal: COSTA, Ivana Paula Lira da
Grau: Dissertação
Idioma: pt_BR
Publicado em: Universidade Federal do Oeste do Pará 2021
Assuntos:
Acesso em linha: https://repositorio.ufopa.edu.br/jspui/handle/123456789/371
id ir-123456789-371
recordtype dspace
spelling ir-123456789-3712021-02-25T03:29:57Z A utilização do software Geogebra como ferramenta didática no processo de ensino e aprendizagem: uma aplicação para alunos e professores da rede pública de ensino COSTA, Ivana Paula Lira da AQUINO, José Antônio Oliveira Ensino de matemática Metodologias de ensino computador Geogebra Considerando as dificuldades apresentadas pelos alunos nas aulas de Matemática, sabe-se que despertar o interesse do alunado pelo estudo deste componente é um desafio e que o modelo de ensino utilizado pelo professor são fatores que influenciam diretamente na educação. Pensando nesta problemática, este trabalho apresenta uma proposta de ensino pautada no uso de tecnologia, na tentativa de produzir dentro das aulas de Matemática um ambiente estimulador de aprendizagem, despertando nos alunos um maior interesse e curiosidade. O objetivo principal desta pesquisa, caracterizada como pesquisa-ação, é apresentar um projeto com aplicação direta em sala de aula com intuito de contribuir com o enriquecimento do ensino, promovendo um aprendizado relevante e diferenciado da Matemática, através da utilização do software GeoGebra. Para conferir se essa utilização traz resultados positivos para o ensino-aprendizagem foi realizado um projeto de intervenção com 25 alunos do 3º. ano do ensino médio da EEEFM Santo Antônio e para complementar a proposta na busca de contribuir ainda mais no processo educacional, foi levado também ao conhecimento de onze docentes, acadêmicos do curso de Licenciatura Integrada em Matemática e Física do PARFOR/UFOPA, em Alenquer-Pará, a possibilidade de fugirem da ministração de aulas somente nos moldes tradicionais utilizando quadro e pincel, oferecendo-lhes um minicurso de como utilizar as novas tecnologias no auxílio do processo de ensino-aprendizagem. Nesta intervenção são utilizados assuntos matemáticos limitados, mas com o esforço e curiosidade pode ser estendido para outros conteúdos. Os resultados obtidos foram satisfatórios e a hipótese de estudo deste trabalho foi comprovada, uma vez que confirmada tanto pelos alunos quanto pelos professores acadêmicos participantes da pesquisa que quando o conteúdo matemático é apresentado de forma dinâmica e manipulado, com o auxílio do computador, a aprendizagem fica facilitada. Para enriquecer a proposta foi desenvolvida uma sequência didática que está sendo deixada como produto educacional em apoio a professores e alunos que queiram sair da forma tradicional de ensinar e aprender Matemática. 2021-02-25T03:29:32Z 2021-02-25T03:29:32Z 2017 Dissertation COSTA, Ivana Paula Lira da. A utilização do software Geogebra como ferramenta didática no processo de ensino e aprendizagem: uma aplicação para alunos e professores da rede pública de ensino. Orientador: José Antônio Oliveira Aquino. 2017. 100f. Dissertação (Mestrado Profissional em Matemática) - Programa de Pós-Graduação Matemática em Rede Nacional, Universidade Federal do Oeste do Pará, Santarém, 2017. Disponível em: https://repositorio.ufopa.edu.br/jspui/handle/123456789/371 Acesso em: https://repositorio.ufopa.edu.br/jspui/handle/123456789/371 pt_BR Acesso Aberto Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 United States http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/us/ application/pdf Universidade Federal do Oeste do Pará Brasil Programa de Pós-Graduação em Mestrado Profissional em Matemática em Rede Nacional UFOPA Pró-Reitoria de Pós-Graduação, Pesquisa e Inovação Tecnológica
institution Repositório Institucional - Universidade Federa ldo Oeste do Pará - UFOPA
collection DSpace
language pt_BR
topic Ensino de matemática
Metodologias de ensino
computador
Geogebra
spellingShingle Ensino de matemática
Metodologias de ensino
computador
Geogebra
COSTA, Ivana Paula Lira da
A utilização do software Geogebra como ferramenta didática no processo de ensino e aprendizagem: uma aplicação para alunos e professores da rede pública de ensino
topic_facet Ensino de matemática
Metodologias de ensino
computador
Geogebra
description Considerando as dificuldades apresentadas pelos alunos nas aulas de Matemática, sabe-se que despertar o interesse do alunado pelo estudo deste componente é um desafio e que o modelo de ensino utilizado pelo professor são fatores que influenciam diretamente na educação. Pensando nesta problemática, este trabalho apresenta uma proposta de ensino pautada no uso de tecnologia, na tentativa de produzir dentro das aulas de Matemática um ambiente estimulador de aprendizagem, despertando nos alunos um maior interesse e curiosidade. O objetivo principal desta pesquisa, caracterizada como pesquisa-ação, é apresentar um projeto com aplicação direta em sala de aula com intuito de contribuir com o enriquecimento do ensino, promovendo um aprendizado relevante e diferenciado da Matemática, através da utilização do software GeoGebra. Para conferir se essa utilização traz resultados positivos para o ensino-aprendizagem foi realizado um projeto de intervenção com 25 alunos do 3º. ano do ensino médio da EEEFM Santo Antônio e para complementar a proposta na busca de contribuir ainda mais no processo educacional, foi levado também ao conhecimento de onze docentes, acadêmicos do curso de Licenciatura Integrada em Matemática e Física do PARFOR/UFOPA, em Alenquer-Pará, a possibilidade de fugirem da ministração de aulas somente nos moldes tradicionais utilizando quadro e pincel, oferecendo-lhes um minicurso de como utilizar as novas tecnologias no auxílio do processo de ensino-aprendizagem. Nesta intervenção são utilizados assuntos matemáticos limitados, mas com o esforço e curiosidade pode ser estendido para outros conteúdos. Os resultados obtidos foram satisfatórios e a hipótese de estudo deste trabalho foi comprovada, uma vez que confirmada tanto pelos alunos quanto pelos professores acadêmicos participantes da pesquisa que quando o conteúdo matemático é apresentado de forma dinâmica e manipulado, com o auxílio do computador, a aprendizagem fica facilitada. Para enriquecer a proposta foi desenvolvida uma sequência didática que está sendo deixada como produto educacional em apoio a professores e alunos que queiram sair da forma tradicional de ensinar e aprender Matemática.
author_additional AQUINO, José Antônio Oliveira
author_additionalStr AQUINO, José Antônio Oliveira
format Dissertação
author COSTA, Ivana Paula Lira da
title A utilização do software Geogebra como ferramenta didática no processo de ensino e aprendizagem: uma aplicação para alunos e professores da rede pública de ensino
title_short A utilização do software Geogebra como ferramenta didática no processo de ensino e aprendizagem: uma aplicação para alunos e professores da rede pública de ensino
title_full A utilização do software Geogebra como ferramenta didática no processo de ensino e aprendizagem: uma aplicação para alunos e professores da rede pública de ensino
title_fullStr A utilização do software Geogebra como ferramenta didática no processo de ensino e aprendizagem: uma aplicação para alunos e professores da rede pública de ensino
title_full_unstemmed A utilização do software Geogebra como ferramenta didática no processo de ensino e aprendizagem: uma aplicação para alunos e professores da rede pública de ensino
title_sort utilização do software geogebra como ferramenta didática no processo de ensino e aprendizagem: uma aplicação para alunos e professores da rede pública de ensino
publisher Universidade Federal do Oeste do Pará
publishDate 2021
url https://repositorio.ufopa.edu.br/jspui/handle/123456789/371
_version_ 1787156253831593984
score 11.675608