Dissertação

Software Geogebra como ferramenta de apoio para o ensino e aprendizagem de funções afins na 4ª etapa/EJA (8º e 9º ano do ensino fundamental))

O estudo aborda o Software Geogebra como ferramenta de apoio para o ensino e aprendizagem de funções afins na 4a etapa/EJA (8o e 9o Ano-Ensino Fundamental), realizado na Escola Municipal de Ensino Fundamental Eilah Gentil. O objetivo ´e demonstrar que o uso do software Geogebra pode ser um incentivo...

ver descrição completa

Autor principal: SOUSA, Sergio Silva de
Grau: Dissertação
Idioma: pt_BR
Publicado em: Universidade Federal do Oeste do Pará 2021
Assuntos:
Acesso em linha: https://repositorio.ufopa.edu.br/jspui/handle/123456789/403
Resumo:
O estudo aborda o Software Geogebra como ferramenta de apoio para o ensino e aprendizagem de funções afins na 4a etapa/EJA (8o e 9o Ano-Ensino Fundamental), realizado na Escola Municipal de Ensino Fundamental Eilah Gentil. O objetivo ´e demonstrar que o uso do software Geogebra pode ser um incentivo à compreensão da função afim para alunos iniciantes, mostrando inicialmente o manuseio dessa ferramenta no ensino de geometria plana e sua relevância na prática funcional do ensino de matemática. O trabalho é norteado em um estudo de caso, por meio de pesquisa bibliográfica, que contribui para melhores esclarecimentos sobre o assunto. A abordagem é do tipo descritiva, tendo o enfoque contemplado pela dinâmica do problema. Para isso, fundamenta-se em Victor Giraldo, José Valente e Rogéria Rêgo, dentre outros. Os estudiosos confirmam a vantagem dos recursos tecnológicos para o ensino da matemática. A pesquisa mostra que, apesar dos alunos sentirem dificuldades em manusear o software, com treinamento os obstáculos podem ser superados. Mesmo com as vantagens e/ou desvantagens comprovadas na pesquisa, fica registrada a importância do computador e a utilização eficaz do software Geogebra no processo ensino e aprendizagem, tornando sujeitos participativos, dinâmicos, críticos e transformadores da sociedade.