/img alt="Imagem da capa" class="recordcover" src="""/>
Dissertação
O uso do geogebra no ensino de função quadrática
O estudo aborda “O uso do GeoGebra no ensino de Função Quadrática” com alunos do 1º ano do Ensino Médio. Os objetivos foram contextualizar de forma preliminar alguns pressupostos teóricos relativos à função quadrática e aos recursos computacionais para o ensino médio; apresentar a teorização da funç...
Autor principal: | SOUSA, Reilson Matos de |
---|---|
Grau: | Dissertação |
Idioma: | pt_BR |
Publicado em: |
Universidade Federal do Oeste do Pará
2021
|
Assuntos: | |
Acesso em linha: |
https://repositorio.ufopa.edu.br/jspui/handle/123456789/404 |
id |
ir-123456789-404 |
---|---|
recordtype |
dspace |
spelling |
ir-123456789-4042021-02-28T19:10:46Z O uso do geogebra no ensino de função quadrática SOUSA, Reilson Matos de MAFRA, José Ricardo e Souza Matemática – método de ensino Matemática – geometria Geogebra O estudo aborda “O uso do GeoGebra no ensino de Função Quadrática” com alunos do 1º ano do Ensino Médio. Os objetivos foram contextualizar de forma preliminar alguns pressupostos teóricos relativos à função quadrática e aos recursos computacionais para o ensino médio; apresentar a teorização da função quadrática em suas relações operacionais; articular os procedimentos metodológicos utilizados durante a pesquisa e, finalmente, mostrar a aplicabilidade do GeoGebra diante das atividades realizadas, seguidas de seus resultados. O trabalho foi norteado em um estudo de caso, por meio de pesquisa bibliográfica que contribuíram para melhores esclarecimentos sobre o assunto; a abordagem foi do tipo descritiva, tendo o enfoque contemplado pela dinâmica do problema. A pesquisa revelou que o uso do software GeoGebra, utilizado de forma adequada e planejada, é capaz de despertar nos alunos a curiosidade, favorecendo a investigação e, consequentemente, a aprendizagem efetiva de conceitos matemáticos. Com base no estudo, o pesquisador chegou a um parecer de que o uso do GeoGebra ajuda a compreender melhor o conceito de função quadrática diante dos desafios desencadeados pelo processo de busca e de descoberta do novo, do prático e do tecnológico. 2021-02-28T19:10:15Z 2021-02-28T19:10:15Z 2014 Dissertation SOUSA, Reilson Matos de. O uso do geogebra no ensino de função quadrática. Orientador: José Ricardo e Souza Mafra. 2014. 77f. Dissertação (Mestrado Profissional em Matemática) - Programa de Pós-Graduação Matemática em Rede Nacional, Universidade Federal do Oeste do Pará, Santarém, 2014. Disponível em: https://repositorio.ufopa.edu.br/jspui/handle/123456789/404 Acesso em: https://repositorio.ufopa.edu.br/jspui/handle/123456789/404 pt_BR Acesso Aberto Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 United States http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/us/ application/pdf Universidade Federal do Oeste do Pará Brasil Programa de Pós-Graduação em Mestrado Profissional em Matemática em Rede Nacional UFOPA Pró-Reitoria de Pós-Graduação, Pesquisa e Inovação Tecnológica |
institution |
Repositório Institucional - Universidade Federa ldo Oeste do Pará - UFOPA |
collection |
DSpace |
language |
pt_BR |
topic |
Matemática – método de ensino Matemática – geometria Geogebra |
spellingShingle |
Matemática – método de ensino Matemática – geometria Geogebra SOUSA, Reilson Matos de O uso do geogebra no ensino de função quadrática |
topic_facet |
Matemática – método de ensino Matemática – geometria Geogebra |
description |
O estudo aborda “O uso do GeoGebra no ensino de Função Quadrática” com alunos do 1º ano do Ensino Médio. Os objetivos foram contextualizar de forma preliminar alguns pressupostos teóricos relativos à função quadrática e aos recursos computacionais para o ensino médio; apresentar a teorização da função quadrática em suas relações operacionais; articular os procedimentos metodológicos utilizados durante a pesquisa e, finalmente, mostrar a aplicabilidade do GeoGebra diante das atividades realizadas, seguidas de seus resultados. O trabalho foi norteado em um estudo de caso, por meio de pesquisa bibliográfica que contribuíram para melhores esclarecimentos sobre o assunto; a abordagem foi do tipo descritiva, tendo o
enfoque contemplado pela dinâmica do problema. A pesquisa revelou que o uso do software GeoGebra, utilizado de forma adequada e planejada, é capaz de despertar nos alunos a curiosidade, favorecendo a investigação e, consequentemente, a aprendizagem efetiva de conceitos matemáticos. Com base no estudo, o pesquisador chegou a um parecer de que o uso do GeoGebra ajuda a compreender melhor o conceito de função quadrática diante dos desafios desencadeados pelo processo de busca e de descoberta do novo, do prático e do tecnológico. |
author_additional |
MAFRA, José Ricardo e Souza |
author_additionalStr |
MAFRA, José Ricardo e Souza |
format |
Dissertação |
author |
SOUSA, Reilson Matos de |
title |
O uso do geogebra no ensino de função quadrática |
title_short |
O uso do geogebra no ensino de função quadrática |
title_full |
O uso do geogebra no ensino de função quadrática |
title_fullStr |
O uso do geogebra no ensino de função quadrática |
title_full_unstemmed |
O uso do geogebra no ensino de função quadrática |
title_sort |
o uso do geogebra no ensino de função quadrática |
publisher |
Universidade Federal do Oeste do Pará |
publishDate |
2021 |
url |
https://repositorio.ufopa.edu.br/jspui/handle/123456789/404 |
_version_ |
1787156282596130816 |
score |
11.653393 |