Dissertação

Contribuições da engenharia didática para o ensino e aprendizagem de estatística na educação básica

Saber avaliar situações reais do nosso cotidiano através do estudo de dados numéricos e informações gráficas é sem dúvida uma habilidade que todo cidadão deve ter. Seja na área profissional, ou não; ser capaz de interpretar dados e analisálos são competências fundamentais para o pleno desenvolviment...

ver descrição completa

Autor principal: NORONHA, Gilmar Cardoso de
Grau: Dissertação
Idioma: pt_BR
Publicado em: Universidade Federal do Oeste do Pará 2021
Assuntos:
Acesso em linha: https://repositorio.ufopa.edu.br/jspui/handle/123456789/405
id ir-123456789-405
recordtype dspace
spelling ir-123456789-4052021-02-28T19:21:31Z Contribuições da engenharia didática para o ensino e aprendizagem de estatística na educação básica NORONHA, Gilmar Cardoso de XAVIER, Aldenize Ruela Matemática – método de ensino Estatística – estudo e ensino Estatística matemática Saber avaliar situações reais do nosso cotidiano através do estudo de dados numéricos e informações gráficas é sem dúvida uma habilidade que todo cidadão deve ter. Seja na área profissional, ou não; ser capaz de interpretar dados e analisálos são competências fundamentais para o pleno desenvolvimento da cidadania. O presente trabalho, que é fruto de intensa pesquisa bibliográfica feita a respeito do tema (Estatística), e de reflexões de seu autor a respeito do referido conteúdo, teve como objetivo principal propor e avaliar uma metodologia diferenciada através de aplicações práticas para o ensino e aprendizagem de estatística na educação básica. A avaliação da proposta foi feita obedecendo às etapas da metodologia da Engenharia Didática, (BRUN, Jean. Didáctica das Matemáticas. Lisboa: Instituto Piaget.). O conteúdo foi desenvolvido através de algumas atividades práticas de coleta, análise interpretação e apresentação de dados. A aplicação da proposta tornou o estudo mais prazeroso, uma vez que tirou os alunos de sala de aula apontando-nos outra maneira de estudar Matemática. 2021-02-28T19:21:01Z 2021-02-28T19:21:01Z 2014 Dissertation NORONHA, Gilmar Cardoso de. Contribuições da engenharia didática para o ensino e aprendizagem de estatística na educação básica. Orientadora: Aldenize Ruela Xavier. 2014. 108f. Dissertação (Mestrado Profissional em Matemática) - Programa de Pós-Graduação Matemática em Rede Nacional, Universidade Federal do Oeste do Pará, Santarém, 2014. Disponível em: https://repositorio.ufopa.edu.br/jspui/handle/123456789/405 Acesso em: https://repositorio.ufopa.edu.br/jspui/handle/123456789/405 pt_BR Acesso Aberto Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 United States http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/us/ application/pdf Universidade Federal do Oeste do Pará Brasil Programa de Pós-Graduação em Mestrado Profissional em Matemática em Rede Nacional UFOPA Pró-Reitoria de Pós-Graduação, Pesquisa e Inovação Tecnológica
institution Repositório Institucional - Universidade Federa ldo Oeste do Pará - UFOPA
collection DSpace
language pt_BR
topic Matemática – método de ensino
Estatística – estudo e ensino
Estatística matemática
spellingShingle Matemática – método de ensino
Estatística – estudo e ensino
Estatística matemática
NORONHA, Gilmar Cardoso de
Contribuições da engenharia didática para o ensino e aprendizagem de estatística na educação básica
topic_facet Matemática – método de ensino
Estatística – estudo e ensino
Estatística matemática
description Saber avaliar situações reais do nosso cotidiano através do estudo de dados numéricos e informações gráficas é sem dúvida uma habilidade que todo cidadão deve ter. Seja na área profissional, ou não; ser capaz de interpretar dados e analisálos são competências fundamentais para o pleno desenvolvimento da cidadania. O presente trabalho, que é fruto de intensa pesquisa bibliográfica feita a respeito do tema (Estatística), e de reflexões de seu autor a respeito do referido conteúdo, teve como objetivo principal propor e avaliar uma metodologia diferenciada através de aplicações práticas para o ensino e aprendizagem de estatística na educação básica. A avaliação da proposta foi feita obedecendo às etapas da metodologia da Engenharia Didática, (BRUN, Jean. Didáctica das Matemáticas. Lisboa: Instituto Piaget.). O conteúdo foi desenvolvido através de algumas atividades práticas de coleta, análise interpretação e apresentação de dados. A aplicação da proposta tornou o estudo mais prazeroso, uma vez que tirou os alunos de sala de aula apontando-nos outra maneira de estudar Matemática.
author_additional XAVIER, Aldenize Ruela
author_additionalStr XAVIER, Aldenize Ruela
format Dissertação
author NORONHA, Gilmar Cardoso de
title Contribuições da engenharia didática para o ensino e aprendizagem de estatística na educação básica
title_short Contribuições da engenharia didática para o ensino e aprendizagem de estatística na educação básica
title_full Contribuições da engenharia didática para o ensino e aprendizagem de estatística na educação básica
title_fullStr Contribuições da engenharia didática para o ensino e aprendizagem de estatística na educação básica
title_full_unstemmed Contribuições da engenharia didática para o ensino e aprendizagem de estatística na educação básica
title_sort contribuições da engenharia didática para o ensino e aprendizagem de estatística na educação básica
publisher Universidade Federal do Oeste do Pará
publishDate 2021
url https://repositorio.ufopa.edu.br/jspui/handle/123456789/405
_version_ 1787156254893801472
score 11.674684