/img alt="Imagem da capa" class="recordcover" src="""/>
Dissertação
Contribuições da engenharia didática para o ensino e aprendizagem de estatística na educação básica
Saber avaliar situações reais do nosso cotidiano através do estudo de dados numéricos e informações gráficas é sem dúvida uma habilidade que todo cidadão deve ter. Seja na área profissional, ou não; ser capaz de interpretar dados e analisálos são competências fundamentais para o pleno desenvolviment...
Autor principal: | NORONHA, Gilmar Cardoso de |
---|---|
Grau: | Dissertação |
Idioma: | pt_BR |
Publicado em: |
Universidade Federal do Oeste do Pará
2021
|
Assuntos: | |
Acesso em linha: |
https://repositorio.ufopa.edu.br/jspui/handle/123456789/405 |
id |
ir-123456789-405 |
---|---|
recordtype |
dspace |
spelling |
ir-123456789-4052021-02-28T19:21:31Z Contribuições da engenharia didática para o ensino e aprendizagem de estatística na educação básica NORONHA, Gilmar Cardoso de XAVIER, Aldenize Ruela Matemática – método de ensino Estatística – estudo e ensino Estatística matemática Saber avaliar situações reais do nosso cotidiano através do estudo de dados numéricos e informações gráficas é sem dúvida uma habilidade que todo cidadão deve ter. Seja na área profissional, ou não; ser capaz de interpretar dados e analisálos são competências fundamentais para o pleno desenvolvimento da cidadania. O presente trabalho, que é fruto de intensa pesquisa bibliográfica feita a respeito do tema (Estatística), e de reflexões de seu autor a respeito do referido conteúdo, teve como objetivo principal propor e avaliar uma metodologia diferenciada através de aplicações práticas para o ensino e aprendizagem de estatística na educação básica. A avaliação da proposta foi feita obedecendo às etapas da metodologia da Engenharia Didática, (BRUN, Jean. Didáctica das Matemáticas. Lisboa: Instituto Piaget.). O conteúdo foi desenvolvido através de algumas atividades práticas de coleta, análise interpretação e apresentação de dados. A aplicação da proposta tornou o estudo mais prazeroso, uma vez que tirou os alunos de sala de aula apontando-nos outra maneira de estudar Matemática. 2021-02-28T19:21:01Z 2021-02-28T19:21:01Z 2014 Dissertation NORONHA, Gilmar Cardoso de. Contribuições da engenharia didática para o ensino e aprendizagem de estatística na educação básica. Orientadora: Aldenize Ruela Xavier. 2014. 108f. Dissertação (Mestrado Profissional em Matemática) - Programa de Pós-Graduação Matemática em Rede Nacional, Universidade Federal do Oeste do Pará, Santarém, 2014. Disponível em: https://repositorio.ufopa.edu.br/jspui/handle/123456789/405 Acesso em: https://repositorio.ufopa.edu.br/jspui/handle/123456789/405 pt_BR Acesso Aberto Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 United States http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/us/ application/pdf Universidade Federal do Oeste do Pará Brasil Programa de Pós-Graduação em Mestrado Profissional em Matemática em Rede Nacional UFOPA Pró-Reitoria de Pós-Graduação, Pesquisa e Inovação Tecnológica |
institution |
Repositório Institucional - Universidade Federa ldo Oeste do Pará - UFOPA |
collection |
DSpace |
language |
pt_BR |
topic |
Matemática – método de ensino Estatística – estudo e ensino Estatística matemática |
spellingShingle |
Matemática – método de ensino Estatística – estudo e ensino Estatística matemática NORONHA, Gilmar Cardoso de Contribuições da engenharia didática para o ensino e aprendizagem de estatística na educação básica |
topic_facet |
Matemática – método de ensino Estatística – estudo e ensino Estatística matemática |
description |
Saber avaliar situações reais do nosso cotidiano através do estudo de dados numéricos e informações gráficas é sem dúvida uma habilidade que todo cidadão deve ter. Seja na área profissional, ou não; ser capaz de interpretar dados e analisálos são competências fundamentais para o pleno desenvolvimento da cidadania. O presente trabalho, que é fruto de intensa pesquisa bibliográfica feita a respeito do tema (Estatística), e de reflexões de seu autor a respeito do referido conteúdo, teve como objetivo principal propor e avaliar uma metodologia diferenciada através de aplicações práticas para o ensino e aprendizagem de estatística na educação básica. A avaliação da proposta foi feita obedecendo às etapas da metodologia da
Engenharia Didática, (BRUN, Jean. Didáctica das Matemáticas. Lisboa: Instituto Piaget.). O conteúdo foi desenvolvido através de algumas atividades práticas de coleta, análise interpretação e apresentação de dados. A aplicação da proposta tornou o estudo mais prazeroso, uma vez que tirou os alunos de sala de aula apontando-nos outra maneira de estudar Matemática. |
author_additional |
XAVIER, Aldenize Ruela |
author_additionalStr |
XAVIER, Aldenize Ruela |
format |
Dissertação |
author |
NORONHA, Gilmar Cardoso de |
title |
Contribuições da engenharia didática para o ensino e aprendizagem de estatística na educação básica |
title_short |
Contribuições da engenharia didática para o ensino e aprendizagem de estatística na educação básica |
title_full |
Contribuições da engenharia didática para o ensino e aprendizagem de estatística na educação básica |
title_fullStr |
Contribuições da engenharia didática para o ensino e aprendizagem de estatística na educação básica |
title_full_unstemmed |
Contribuições da engenharia didática para o ensino e aprendizagem de estatística na educação básica |
title_sort |
contribuições da engenharia didática para o ensino e aprendizagem de estatística na educação básica |
publisher |
Universidade Federal do Oeste do Pará |
publishDate |
2021 |
url |
https://repositorio.ufopa.edu.br/jspui/handle/123456789/405 |
_version_ |
1787156254893801472 |
score |
11.674684 |