/img alt="Imagem da capa" class="recordcover" src="""/>
Dissertação
Leitura e biblioteca escolar: uma proposta de levar a ler em “lugares distantes”
This work has as its theme: Reading and school library: a proposal to take reading in "distant places". It is linked to the Professional Master's Program in Literature - Profile, the Study Group Reading and Intervention in Children and Youth Literature in school - Lelit, Federal University of West o...
Autor principal: | MESQUITA, Alessandra Maria de |
---|---|
Grau: | Dissertação |
Idioma: | pt_BR |
Publicado em: |
Universidade Federal do Oeste do Pará
2021
|
Assuntos: | |
Acesso em linha: |
https://repositorio.ufopa.edu.br/jspui/handle/123456789/511 |
id |
ir-123456789-511 |
---|---|
recordtype |
dspace |
spelling |
ir-123456789-5112021-03-24T08:37:08Z Leitura e biblioteca escolar: uma proposta de levar a ler em “lugares distantes” MESQUITA, Alessandra Maria de SANTOS, Zair Henrique Leitura Literatura Formação do leitor Biblioteca escolar CNPQ::CIÊNCIAS HUMANAS LITERATURA INFANTIL, LITERATURA E EDUCAÇÃO, FORMAÇÃO DE LEITOR This work has as its theme: Reading and school library: a proposal to take reading in "distant places". It is linked to the Professional Master's Program in Literature - Profile, the Study Group Reading and Intervention in Children and Youth Literature in school - Lelit, Federal University of West of Pará - Ufopa - and follows the research line Children's Literature, litera-ture and education, reader training. The purpose of this study is to investigate the conditions and possibilities of establishing a place to read at the RosáliaSimões Barbosa Municipal School of Elementary Education in Monte Alegre-PA. The adopted meth-odology consists of intervention research with the organization of a library in the school and the development of reading activities. The study began in the first semester of 2017 and lasted until 2018, but I intend to continue to observe whether the school will give continuity to the actions of reading. The theoretical basis is: Britto (2012, 2015), Candido (2011), Silva (1984, 1993), Santos (2016), Bértolo (2014) and Saviani and Duarte (2010). The results indicate that there was an enthusiasm of the school to use the organized school library and to carry out ac-tivities of reading with the students. However, it did not reach a more solid proposal of the entire faculty. Some actions were continuous, but not collective. Este trabalho tem como tema: Leitura e biblioteca escolar: uma proposta de levar a ler em “lugares distantes”. Está vinculado ao Programa de Mestrado Profissional em Letras –Profletras, ao Grupo de Estudos Leitura e Intervenção em Literatura Infantil e juvenil na Es-cola – Lelit, da Universidade Federal do Oeste do Pará – Ufopa– e segue a linha de pesquisa Literatura infantil, literatura e educação, formação de leitor. O objetivo deste é investigar as condições e possibilidades de instituir um lugar de levar a ler na Escola Municipal de Ensino Fundamental Professora Rosália Simões Barbosa, em Monte Alegre-PA. A metodologia ado-tada consiste em pesquisa de intervenção com a organização de uma biblioteca na escola e o desenvolvimento de atividades de leitura. O estudo iniciou no primeiro semestre de 2017 e se estendeu atéoutubro de 2018, mas pretendo continuar observando se a escola dará continuida-de às ações de levar a ler. A base teórica é: Britto (2012, 2015), Candido (2011), Silva (1984, 1993), Santos (2016), Bértolo (2014) e Saviani e Duarte (2010). Os resultados apontam que houve um entusiasmo da escola em utilizar a biblioteca escolar organizada e realizar atividades de leitura com os alunos. Contudo, não alcançou uma proposta mais sólida de todo o corpo docente. Algumas ações desenvolvidas foram contínuas, mas não coletivas. 2021-03-22T13:37:48Z 2021-03-22T13:37:48Z 2018-12-04 Dissertation MESQUITA, Alessandra Maria de. Leitura e biblioteca escolar: uma proposta de levar a ler em “lugares distantes”. Orientador: Zair Henrique Santos. 2018. 146 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Letras) - Programa de Mestrado Profissional em Letras em Rede Nacional, Universidade Federal do Oeste do Pará, Santarém, 2018. Disponível em: https://repositorio.ufopa.edu.br/jspui/handle/123456789/511. Acesso: https://repositorio.ufopa.edu.br/jspui/handle/123456789/511 pt_BR Acesso Aberto Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 United States http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/us/ application/pdf Universidade Federal do Oeste do Pará Brasil Programa de Pós-Graduação em Mestrado Profissional em Letras em Rede Nacional UFOPA Instituto de Ciências da Educação 1 CD-ROM |
institution |
Repositório Institucional - Universidade Federa ldo Oeste do Pará - UFOPA |
collection |
DSpace |
language |
pt_BR |
topic |
Leitura Literatura Formação do leitor Biblioteca escolar CNPQ::CIÊNCIAS HUMANAS LITERATURA INFANTIL, LITERATURA E EDUCAÇÃO, FORMAÇÃO DE LEITOR |
spellingShingle |
Leitura Literatura Formação do leitor Biblioteca escolar CNPQ::CIÊNCIAS HUMANAS LITERATURA INFANTIL, LITERATURA E EDUCAÇÃO, FORMAÇÃO DE LEITOR MESQUITA, Alessandra Maria de Leitura e biblioteca escolar: uma proposta de levar a ler em “lugares distantes” |
topic_facet |
Leitura Literatura Formação do leitor Biblioteca escolar CNPQ::CIÊNCIAS HUMANAS LITERATURA INFANTIL, LITERATURA E EDUCAÇÃO, FORMAÇÃO DE LEITOR |
description |
This work has as its theme: Reading and school library: a proposal to take reading in "distant places". It is linked to the Professional Master's Program in Literature - Profile, the Study Group Reading and Intervention in Children and Youth Literature in school - Lelit, Federal University of West of Pará - Ufopa - and follows the research line Children's Literature, litera-ture and education, reader training. The purpose of this study is to investigate the conditions and possibilities of establishing a place to read at the RosáliaSimões Barbosa Municipal School of Elementary Education in Monte Alegre-PA. The adopted meth-odology consists of intervention research with the organization of a library in the school and the development of reading activities. The study began in the first semester of 2017 and lasted until 2018, but I intend to continue to observe whether the school will give continuity to the actions of reading. The theoretical basis is: Britto (2012, 2015), Candido (2011), Silva (1984, 1993), Santos (2016), Bértolo (2014) and Saviani and Duarte (2010). The results indicate that there was an enthusiasm of the school to use the organized school library and to carry out ac-tivities of reading with the students. However, it did not reach a more solid proposal of the entire faculty. Some actions were continuous, but not collective. |
author_additional |
SANTOS, Zair Henrique |
author_additionalStr |
SANTOS, Zair Henrique |
format |
Dissertação |
author |
MESQUITA, Alessandra Maria de |
title |
Leitura e biblioteca escolar: uma proposta de levar a ler em “lugares distantes” |
title_short |
Leitura e biblioteca escolar: uma proposta de levar a ler em “lugares distantes” |
title_full |
Leitura e biblioteca escolar: uma proposta de levar a ler em “lugares distantes” |
title_fullStr |
Leitura e biblioteca escolar: uma proposta de levar a ler em “lugares distantes” |
title_full_unstemmed |
Leitura e biblioteca escolar: uma proposta de levar a ler em “lugares distantes” |
title_sort |
leitura e biblioteca escolar: uma proposta de levar a ler em “lugares distantes” |
publisher |
Universidade Federal do Oeste do Pará |
publishDate |
2021 |
url |
https://repositorio.ufopa.edu.br/jspui/handle/123456789/511 |
_version_ |
1787156320987643904 |
score |
11.755432 |