Dissertação

O ensino de gramática na perspectiva da nova gramática do português brasileiro de Ataliba Teixeira de Castilho

Esta pesquisa, denominada “O ensino de gramática na perspectiva da Nova Gramática do Português Brasileiro do autor Ataliba Teixeira de Castilho”, faz parte do subprojeto Análise das Gramáticas Brasileiras Escritas por Linguistas, desenvolvido desde 2017 pelo Grupo de Estudos Linguísticos do Oeste do...

ver descrição completa

Autor principal: BARROSO, Adriane Gomes
Grau: Dissertação
Idioma: pt_BR
Publicado em: Universidade Federal do Oeste do Pará 2021
Assuntos:
Acesso em linha: https://repositorio.ufopa.edu.br/jspui/handle/123456789/525
id ir-123456789-525
recordtype dspace
spelling ir-123456789-5252021-03-26T16:49:37Z O ensino de gramática na perspectiva da nova gramática do português brasileiro de Ataliba Teixeira de Castilho BARROSO, Adriane Gomes FERREIRA, Ediene Pena Nova Gramática do Português Brasileiro Ensino Língua Portuguesa Esta pesquisa, denominada “O ensino de gramática na perspectiva da Nova Gramática do Português Brasileiro do autor Ataliba Teixeira de Castilho”, faz parte do subprojeto Análise das Gramáticas Brasileiras Escritas por Linguistas, desenvolvido desde 2017 pelo Grupo de Estudos Linguísticos do Oeste do Pará (Gelopa) da Universidade Federal do Oeste do Pará (Ufopa), que objetiva fazer uma análise das gramáticas brasileiras escritas por linguistas gramáticos. Como parte desse subprojeto, este trabalho visa analisar que concepção de gramática e de ensino de gramática emerge da obra A Nova Gramática do Português Brasileiro do Ataliba Teixeira de Castilho, além de identificar, na obra de análise, o que é ensinar gramática; pra que ensinar gramática e como ensinar gramática. Para esta pesquisa, fizemos leituras de autores que tratam desta temática, fichamento, resenha, reflexões e análise do objeto de estudo. Como resultado podemos dizer que, para Castilho, gramática é um sistema linguístico constituído de estruturas cristalizadas, dispostas em três subsistemas: fonologia, morfologia e sintaxe. O autor propõe um ensino voltado para a reflexão da língua e de seus fenômenos, desvelando o conhecimento linguístico armazenado na mente do falante, promovendo, por meio da pesquisa, um ensino contextualizado e vinculado à vivência e à realidade dos alunos. A proposta de ensino, defendida por Castilho, visa contribuir para o protagonismo do aluno no ambiente escolar, tornando-o centro do ensino. 2021-03-26T16:48:59Z 2021-03-26T16:48:59Z 2020 Dissertation BARROSO, Adriane Gomes. O ensino de gramática na perspectiva da nova gramática do português brasileiro de Ataliba Teixeira de Castilho. Orientadora: Ediene Pena Ferreira. 2020. 80f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Programa de Pós-Graduação em Educação, Universidade Federal do Oeste do Pará, Santarém, 2020. Disponível em: https://repositorio.ufopa.edu.br/jspui/handle/123456789/525. Acesso em: https://repositorio.ufopa.edu.br/jspui/handle/123456789/525 pt_BR Acesso Aberto Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 United States http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/us/ application/pdf Universidade Federal do Oeste do Pará Brasil Programa de Pós-Graduação em Educação UFOPA Pró-Reitoria de Pós-Graduação, Pesquisa e Inovação Tecnológica
institution Repositório Institucional - Universidade Federa ldo Oeste do Pará - UFOPA
collection DSpace
language pt_BR
topic Nova Gramática do Português Brasileiro
Ensino
Língua Portuguesa
spellingShingle Nova Gramática do Português Brasileiro
Ensino
Língua Portuguesa
BARROSO, Adriane Gomes
O ensino de gramática na perspectiva da nova gramática do português brasileiro de Ataliba Teixeira de Castilho
topic_facet Nova Gramática do Português Brasileiro
Ensino
Língua Portuguesa
description Esta pesquisa, denominada “O ensino de gramática na perspectiva da Nova Gramática do Português Brasileiro do autor Ataliba Teixeira de Castilho”, faz parte do subprojeto Análise das Gramáticas Brasileiras Escritas por Linguistas, desenvolvido desde 2017 pelo Grupo de Estudos Linguísticos do Oeste do Pará (Gelopa) da Universidade Federal do Oeste do Pará (Ufopa), que objetiva fazer uma análise das gramáticas brasileiras escritas por linguistas gramáticos. Como parte desse subprojeto, este trabalho visa analisar que concepção de gramática e de ensino de gramática emerge da obra A Nova Gramática do Português Brasileiro do Ataliba Teixeira de Castilho, além de identificar, na obra de análise, o que é ensinar gramática; pra que ensinar gramática e como ensinar gramática. Para esta pesquisa, fizemos leituras de autores que tratam desta temática, fichamento, resenha, reflexões e análise do objeto de estudo. Como resultado podemos dizer que, para Castilho, gramática é um sistema linguístico constituído de estruturas cristalizadas, dispostas em três subsistemas: fonologia, morfologia e sintaxe. O autor propõe um ensino voltado para a reflexão da língua e de seus fenômenos, desvelando o conhecimento linguístico armazenado na mente do falante, promovendo, por meio da pesquisa, um ensino contextualizado e vinculado à vivência e à realidade dos alunos. A proposta de ensino, defendida por Castilho, visa contribuir para o protagonismo do aluno no ambiente escolar, tornando-o centro do ensino.
author_additional FERREIRA, Ediene Pena
author_additionalStr FERREIRA, Ediene Pena
format Dissertação
author BARROSO, Adriane Gomes
title O ensino de gramática na perspectiva da nova gramática do português brasileiro de Ataliba Teixeira de Castilho
title_short O ensino de gramática na perspectiva da nova gramática do português brasileiro de Ataliba Teixeira de Castilho
title_full O ensino de gramática na perspectiva da nova gramática do português brasileiro de Ataliba Teixeira de Castilho
title_fullStr O ensino de gramática na perspectiva da nova gramática do português brasileiro de Ataliba Teixeira de Castilho
title_full_unstemmed O ensino de gramática na perspectiva da nova gramática do português brasileiro de Ataliba Teixeira de Castilho
title_sort o ensino de gramática na perspectiva da nova gramática do português brasileiro de ataliba teixeira de castilho
publisher Universidade Federal do Oeste do Pará
publishDate 2021
url https://repositorio.ufopa.edu.br/jspui/handle/123456789/525
_version_ 1787156321726889984
score 11.755432