Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação

A docência nas escolas municipais do campo de educação básica na Região do Ajuruxi no Município de Mazagão/AP: desafios a superar

Rural education represents a transformation in the education model, not only due to the change in nomenclature, but also due to its proposal, respecting the subject in which it is inserted. However, much to be improved, in view of this scenario seeking to study how teachers working in rural educatio...

ver descrição completa

Autor principal: GOMES, Petros Paulo Sobral
Outros Autores: AMARAL, Ronilson Viana do, REIS, Zaqueu Tavares dos
Grau: Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação
Publicado em: UNIFAP - Universidade Federal do Amapá 2021
Assuntos:
Acesso em linha: http://repositorio.unifap.br:80/jspui/handle/123456789/675
id ir-123456789-675
recordtype dspace
spelling ir-123456789-6752021-02-09T12:10:14Z A docência nas escolas municipais do campo de educação básica na Região do Ajuruxi no Município de Mazagão/AP: desafios a superar GOMES, Petros Paulo Sobral AMARAL, Ronilson Viana do REIS, Zaqueu Tavares dos MELO, Santana de Jesus Miranda http://lattes.cnpq.br/2293812839292417 Educação do campo – docência Educação básica – Mazagão – Amapá – Brasil CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::TOPICOS ESPECIFICOS DE EDUCACAO::EDUCACAO RURAL Rural education represents a transformation in the education model, not only due to the change in nomenclature, but also due to its proposal, respecting the subject in which it is inserted. However, much to be improved, in view of this scenario seeking to study how teachers working in rural education in municipal schools in the Ajuruxi region in the municipality of Mazagão deal with the challenges of the profession, a study was carried out. The research is of a quanti- qualitative nature and the interview was used as a method of data collection. 15 teachers were interviewed representing one school each, it is noteworthy that the participants were informed about the study and use of information, through the free and informed consent term. as a result of the research there is: multiseries education, the lack of didactic resources and pedagogical support, the physical structure of schools and the lack of transportation to move to their workplaces, as challenges to overcome. Thus, it is concluded that one of the challenges is to teach with little or no assistance in the theoretical, methodological and didactic-pedagogical scope A educação do campo representa uma transformação no modelo de educação, não apenas pela mudança de nomenclatura, mas pela sua proposta, respeitando o sujeito em que está inserida. Porém a muito a ser melhorado, diante deste cenário buscando estudar como os professores atuantes na educação no campo nas escolas municipais na região do Ajuruxi no Município de Mazagão lidam com os desafios da profissão, foi realizado um estudo. A pesquisa é de cunho quanti-qualitativo e utilizou-se a entrevista como método de coleta de dados. Foram entrevistados 15 docentes representando uma escola cada, ressalta-se que os participantes foram esclarecidos sobre o estudo e utilização das informações por meio do termo de consentimento livre e esclarecido. Como resultado da pesquisa tem-se: o ensino multisseriado, a falta recursos didáticos e acompanhamento pedagógico, estrutura físicas das escolas e falta de transporte para se deslocarem aos seus locais de trabalho, como desafios a superar. Desse modo conclui-se que um dos desafios é ensinar com pouca ou nenhuma assistência no âmbito teórico, metodológico e didático-pedagógico 2021-02-09T12:07:59Z 2021-02-09T12:07:59Z 2020 Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação GOMES, Petros Paulo Sobral; AMARAL, Ronilson Viana do; REIS, Zaqueu Tavares dos. A docência nas escolas municipais do campo de educação básica na Região do Ajuruxi no Município de Mazagão/AP: desafios a superar. Orientadora: Santana de Jesus Miranda Melo. 2020. 44 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licenciatura em Educação do Campo – Ciências Agrárias e Biologia) – Campus de Mazagão, Universidade Federal do Amapá, Mazagão, 2020. Disponível em: http://repositorio.unifap.br:80/jspui/handle/123456789/675. Acesso em: . http://repositorio.unifap.br:80/jspui/handle/123456789/675 Acesso Aberto Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 United States http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/us/ application/pdf UNIFAP - Universidade Federal do Amapá Brasil CD-ROM
institution Repositório Institucional - Universidade Federal do Amapá - UNIFAP
collection RepositorioUnifap
topic Educação do campo – docência
Educação básica – Mazagão – Amapá – Brasil
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::TOPICOS ESPECIFICOS DE EDUCACAO::EDUCACAO RURAL
spellingShingle Educação do campo – docência
Educação básica – Mazagão – Amapá – Brasil
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::TOPICOS ESPECIFICOS DE EDUCACAO::EDUCACAO RURAL
GOMES, Petros Paulo Sobral
A docência nas escolas municipais do campo de educação básica na Região do Ajuruxi no Município de Mazagão/AP: desafios a superar
topic_facet Educação do campo – docência
Educação básica – Mazagão – Amapá – Brasil
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::TOPICOS ESPECIFICOS DE EDUCACAO::EDUCACAO RURAL
description Rural education represents a transformation in the education model, not only due to the change in nomenclature, but also due to its proposal, respecting the subject in which it is inserted. However, much to be improved, in view of this scenario seeking to study how teachers working in rural education in municipal schools in the Ajuruxi region in the municipality of Mazagão deal with the challenges of the profession, a study was carried out. The research is of a quanti- qualitative nature and the interview was used as a method of data collection. 15 teachers were interviewed representing one school each, it is noteworthy that the participants were informed about the study and use of information, through the free and informed consent term. as a result of the research there is: multiseries education, the lack of didactic resources and pedagogical support, the physical structure of schools and the lack of transportation to move to their workplaces, as challenges to overcome. Thus, it is concluded that one of the challenges is to teach with little or no assistance in the theoretical, methodological and didactic-pedagogical scope
author_additional MELO, Santana de Jesus Miranda
author_additionalStr MELO, Santana de Jesus Miranda
format Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação
author GOMES, Petros Paulo Sobral
author2 AMARAL, Ronilson Viana do
REIS, Zaqueu Tavares dos
author2Str AMARAL, Ronilson Viana do
REIS, Zaqueu Tavares dos
title A docência nas escolas municipais do campo de educação básica na Região do Ajuruxi no Município de Mazagão/AP: desafios a superar
title_short A docência nas escolas municipais do campo de educação básica na Região do Ajuruxi no Município de Mazagão/AP: desafios a superar
title_full A docência nas escolas municipais do campo de educação básica na Região do Ajuruxi no Município de Mazagão/AP: desafios a superar
title_fullStr A docência nas escolas municipais do campo de educação básica na Região do Ajuruxi no Município de Mazagão/AP: desafios a superar
title_full_unstemmed A docência nas escolas municipais do campo de educação básica na Região do Ajuruxi no Município de Mazagão/AP: desafios a superar
title_sort docência nas escolas municipais do campo de educação básica na região do ajuruxi no município de mazagão/ap: desafios a superar
publisher UNIFAP - Universidade Federal do Amapá
publishDate 2021
url http://repositorio.unifap.br:80/jspui/handle/123456789/675
_version_ 1787155977755164672
score 11.653393