/img alt="Imagem da capa" class="recordcover" src="""/>
Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação
A docência nas escolas municipais do campo de educação básica na Região do Ajuruxi no Município de Mazagão/AP: desafios a superar
Rural education represents a transformation in the education model, not only due to the change in nomenclature, but also due to its proposal, respecting the subject in which it is inserted. However, much to be improved, in view of this scenario seeking to study how teachers working in rural educatio...
Autor principal: | GOMES, Petros Paulo Sobral |
---|---|
Outros Autores: | AMARAL, Ronilson Viana do, REIS, Zaqueu Tavares dos |
Grau: | Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação |
Publicado em: |
UNIFAP - Universidade Federal do Amapá
2021
|
Assuntos: | |
Acesso em linha: |
http://repositorio.unifap.br:80/jspui/handle/123456789/675 |
id |
ir-123456789-675 |
---|---|
recordtype |
dspace |
spelling |
ir-123456789-6752021-02-09T12:10:14Z A docência nas escolas municipais do campo de educação básica na Região do Ajuruxi no Município de Mazagão/AP: desafios a superar GOMES, Petros Paulo Sobral AMARAL, Ronilson Viana do REIS, Zaqueu Tavares dos MELO, Santana de Jesus Miranda http://lattes.cnpq.br/2293812839292417 Educação do campo – docência Educação básica – Mazagão – Amapá – Brasil CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::TOPICOS ESPECIFICOS DE EDUCACAO::EDUCACAO RURAL Rural education represents a transformation in the education model, not only due to the change in nomenclature, but also due to its proposal, respecting the subject in which it is inserted. However, much to be improved, in view of this scenario seeking to study how teachers working in rural education in municipal schools in the Ajuruxi region in the municipality of Mazagão deal with the challenges of the profession, a study was carried out. The research is of a quanti- qualitative nature and the interview was used as a method of data collection. 15 teachers were interviewed representing one school each, it is noteworthy that the participants were informed about the study and use of information, through the free and informed consent term. as a result of the research there is: multiseries education, the lack of didactic resources and pedagogical support, the physical structure of schools and the lack of transportation to move to their workplaces, as challenges to overcome. Thus, it is concluded that one of the challenges is to teach with little or no assistance in the theoretical, methodological and didactic-pedagogical scope A educação do campo representa uma transformação no modelo de educação, não apenas pela mudança de nomenclatura, mas pela sua proposta, respeitando o sujeito em que está inserida. Porém a muito a ser melhorado, diante deste cenário buscando estudar como os professores atuantes na educação no campo nas escolas municipais na região do Ajuruxi no Município de Mazagão lidam com os desafios da profissão, foi realizado um estudo. A pesquisa é de cunho quanti-qualitativo e utilizou-se a entrevista como método de coleta de dados. Foram entrevistados 15 docentes representando uma escola cada, ressalta-se que os participantes foram esclarecidos sobre o estudo e utilização das informações por meio do termo de consentimento livre e esclarecido. Como resultado da pesquisa tem-se: o ensino multisseriado, a falta recursos didáticos e acompanhamento pedagógico, estrutura físicas das escolas e falta de transporte para se deslocarem aos seus locais de trabalho, como desafios a superar. Desse modo conclui-se que um dos desafios é ensinar com pouca ou nenhuma assistência no âmbito teórico, metodológico e didático-pedagógico 2021-02-09T12:07:59Z 2021-02-09T12:07:59Z 2020 Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação GOMES, Petros Paulo Sobral; AMARAL, Ronilson Viana do; REIS, Zaqueu Tavares dos. A docência nas escolas municipais do campo de educação básica na Região do Ajuruxi no Município de Mazagão/AP: desafios a superar. Orientadora: Santana de Jesus Miranda Melo. 2020. 44 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licenciatura em Educação do Campo – Ciências Agrárias e Biologia) – Campus de Mazagão, Universidade Federal do Amapá, Mazagão, 2020. Disponível em: http://repositorio.unifap.br:80/jspui/handle/123456789/675. Acesso em: . http://repositorio.unifap.br:80/jspui/handle/123456789/675 Acesso Aberto Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 United States http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/us/ application/pdf UNIFAP - Universidade Federal do Amapá Brasil CD-ROM |
institution |
Repositório Institucional - Universidade Federal do Amapá - UNIFAP |
collection |
RepositorioUnifap |
topic |
Educação do campo – docência Educação básica – Mazagão – Amapá – Brasil CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::TOPICOS ESPECIFICOS DE EDUCACAO::EDUCACAO RURAL |
spellingShingle |
Educação do campo – docência Educação básica – Mazagão – Amapá – Brasil CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::TOPICOS ESPECIFICOS DE EDUCACAO::EDUCACAO RURAL GOMES, Petros Paulo Sobral A docência nas escolas municipais do campo de educação básica na Região do Ajuruxi no Município de Mazagão/AP: desafios a superar |
topic_facet |
Educação do campo – docência Educação básica – Mazagão – Amapá – Brasil CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::TOPICOS ESPECIFICOS DE EDUCACAO::EDUCACAO RURAL |
description |
Rural education represents a transformation in the education model, not only due to the change in nomenclature, but also due to its proposal, respecting the subject in which it is inserted. However, much to be improved, in view of this scenario seeking to study how teachers working in rural education in municipal schools in the Ajuruxi region in the municipality of Mazagão deal with the challenges of the profession, a study was carried out. The research is of a quanti- qualitative nature and the interview was used as a method of data collection. 15 teachers were interviewed representing one school each, it is noteworthy that the participants were informed about the study and use of information, through the free and informed consent term. as a result of the research there is: multiseries education, the lack of didactic resources and pedagogical support, the physical structure of schools and the lack of transportation to move to their workplaces, as challenges to overcome. Thus, it is concluded that one of the challenges is to teach with little or no assistance in the theoretical, methodological and didactic-pedagogical scope |
author_additional |
MELO, Santana de Jesus Miranda |
author_additionalStr |
MELO, Santana de Jesus Miranda |
format |
Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação |
author |
GOMES, Petros Paulo Sobral |
author2 |
AMARAL, Ronilson Viana do REIS, Zaqueu Tavares dos |
author2Str |
AMARAL, Ronilson Viana do REIS, Zaqueu Tavares dos |
title |
A docência nas escolas municipais do campo de educação básica na Região do Ajuruxi no Município de Mazagão/AP: desafios a superar |
title_short |
A docência nas escolas municipais do campo de educação básica na Região do Ajuruxi no Município de Mazagão/AP: desafios a superar |
title_full |
A docência nas escolas municipais do campo de educação básica na Região do Ajuruxi no Município de Mazagão/AP: desafios a superar |
title_fullStr |
A docência nas escolas municipais do campo de educação básica na Região do Ajuruxi no Município de Mazagão/AP: desafios a superar |
title_full_unstemmed |
A docência nas escolas municipais do campo de educação básica na Região do Ajuruxi no Município de Mazagão/AP: desafios a superar |
title_sort |
docência nas escolas municipais do campo de educação básica na região do ajuruxi no município de mazagão/ap: desafios a superar |
publisher |
UNIFAP - Universidade Federal do Amapá |
publishDate |
2021 |
url |
http://repositorio.unifap.br:80/jspui/handle/123456789/675 |
_version_ |
1787155977755164672 |
score |
11.653393 |