Tese

Modelo de integração entre a universidade e o ensino fundamental baseado em fluxo de conhecimento

Education, in a global scale, is facing a period of deep changes. In this country, changes are directed connected with weak indicators found in analysis and evaluations performed by the government. In this context, this thesis targets the application of theories (Constructivism and Constructionis...

ver descrição completa

Autor principal: PINHEIRO, Cássio David Borralho
Grau: Tese
Idioma: pt_BR
Publicado em: Universidade Federal do Oeste do Pará 2021
Assuntos:
Acesso em linha: https://repositorio.ufopa.edu.br/jspui/handle/123456789/73
id ir-123456789-73
recordtype dspace
spelling ir-123456789-732021-03-01T19:30:19Z Modelo de integração entre a universidade e o ensino fundamental baseado em fluxo de conhecimento PINHEIRO, Cássio David Borralho LIMA, Celson Pantoja http://lattes.cnpq.br/8023221925416524 https://orcid.org/0000-0002-8074-8566 COLARES, Maria Lilia Imbiriba Sousa http://lattes.cnpq.br/9671465461954562 http://orcid.org/0000-0002-5915-6742 Construtivismo Construcionismo Design Thinking for Educators Maker for Education Conhecimento Aprender Fazendo CNPQ::CIÊNCIAS HUMANAS GESTÃO DO CONHECIMENTO E INOVAÇÃO TECNOLÓGICA PARA O DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL Education, in a global scale, is facing a period of deep changes. In this country, changes are directed connected with weak indicators found in analysis and evaluations performed by the government. In this context, this thesis targets the application of theories (Constructivism and Constructionism) and related concepts (Design Thinking for Educators and Maker for Education) aiming at generating knowledge about the integration of two distant worlds, namely the university and the primary school, based on the exchange of knowledge sources. Aiming at to bridge those two worlds, this work caracterizes the existing distance and some problems that justify this distance. Roots supporting this research are shown and discussed, specially a good literature review of main areas involved in this work. The model supporting the integration between university - primary school is then presented and discussed, together with the assessment methodology devised to explore and validate the work. The research methodology adopted here is action-research, since it combines action and solution of a given problem, trough an interactive process. Main results produced by this thesis include the conceptual model supporting the bridge, some scientific papers, several technological products, the supervision of academic works, and more. Open points and the main challenges still remaining are also discussed here. A educação em nível mundial passa por um período de transformações. No âmbito nacional estas estão diretamente ligadas aos baixos índices encontrados nas análises e nas avaliações promovidas pelo poder público. Neste contexto, pretende-se aplicar a relação existente entre as teorias construtivista e construcionista, assim como os preceitos das atuais iniciativas relacionadas à estas teorias, que implementam o Design Thinking for Educators e Maker for Education, para produzir conhecimento sobre a integração dos mundos universitário e do ensino fundamental, centrado na troca de fontes de conhecimento. Para aproximar esses dois mundos, esse trabalho caracteriza a distância existente e alguns problemas que justificam essa distância. As raízes que apoiam esta pesquisa são mostradas e discutidas, especialmente uma boa revisão da literatura sobre as principais áreas envolvidas neste trabalho. O modelo de apoio à integração entre a universidade e ensino fundamental é então apresentado e discutido, juntamente com a metodologia de avaliação desenvolvida para explorar e validar o trabalho. A metodologia de pesquisa adotada aqui é a pesquisa-ação, pois combina ação e solução de um determinado problema, através de um processo interativo. Os principais resultados produzidos por esta tese incluem o modelo conceitual de suporte à ponte, alguns trabalhos científicos, vários produtos tecnológicos, a supervisão de trabalhos acadêmicos e muito mais. Pontos abertos e os principais desafios ainda existentes também são discutidos aqui. 2021-01-05T10:20:47Z 2021-01-05T10:20:47Z 2017-07 Thesis PINHEIRO, Cássio David Borralho. Modelo de integração entre a universidade e o ensino fundamental baseado em fluxo de conhecimento. Orientador: Celson Pantoja Lima; Coorientadora: Maria Lilia Imbiriba Colares. 2017. 169 f. Tese (Doutorado em Sociedade, Natureza e Desenvolvimento) - Programa de Pós-graduação em Sociedade, Natureza e Desenvolvimento, Universidade Federal do Oeste do Pará, Santarém, 2017. Disponível em: https://repositorio.ufopa.edu.br/jspui/handle/123456789/73. Acesso em: https://repositorio.ufopa.edu.br/jspui/handle/123456789/73 pt_BR Acesso Aberto Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 United States http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/us/ application/pdf Universidade Federal do Oeste do Pará Brasil Programa de Pós-Graduação em Sociedade, Natureza e Desenvolvimento UFOPA Instituto de Biodiversidades e Florestas 1 CD-ROM
institution Repositório Institucional - Universidade Federa ldo Oeste do Pará - UFOPA
collection DSpace
language pt_BR
topic Construtivismo
Construcionismo
Design Thinking for Educators
Maker for Education
Conhecimento
Aprender Fazendo
CNPQ::CIÊNCIAS HUMANAS
GESTÃO DO CONHECIMENTO E INOVAÇÃO TECNOLÓGICA PARA O DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL
spellingShingle Construtivismo
Construcionismo
Design Thinking for Educators
Maker for Education
Conhecimento
Aprender Fazendo
CNPQ::CIÊNCIAS HUMANAS
GESTÃO DO CONHECIMENTO E INOVAÇÃO TECNOLÓGICA PARA O DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL
PINHEIRO, Cássio David Borralho
Modelo de integração entre a universidade e o ensino fundamental baseado em fluxo de conhecimento
topic_facet Construtivismo
Construcionismo
Design Thinking for Educators
Maker for Education
Conhecimento
Aprender Fazendo
CNPQ::CIÊNCIAS HUMANAS
GESTÃO DO CONHECIMENTO E INOVAÇÃO TECNOLÓGICA PARA O DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL
description Education, in a global scale, is facing a period of deep changes. In this country, changes are directed connected with weak indicators found in analysis and evaluations performed by the government. In this context, this thesis targets the application of theories (Constructivism and Constructionism) and related concepts (Design Thinking for Educators and Maker for Education) aiming at generating knowledge about the integration of two distant worlds, namely the university and the primary school, based on the exchange of knowledge sources. Aiming at to bridge those two worlds, this work caracterizes the existing distance and some problems that justify this distance. Roots supporting this research are shown and discussed, specially a good literature review of main areas involved in this work. The model supporting the integration between university - primary school is then presented and discussed, together with the assessment methodology devised to explore and validate the work. The research methodology adopted here is action-research, since it combines action and solution of a given problem, trough an interactive process. Main results produced by this thesis include the conceptual model supporting the bridge, some scientific papers, several technological products, the supervision of academic works, and more. Open points and the main challenges still remaining are also discussed here.
author_additional LIMA, Celson Pantoja
author_additionalStr LIMA, Celson Pantoja
format Tese
author PINHEIRO, Cássio David Borralho
title Modelo de integração entre a universidade e o ensino fundamental baseado em fluxo de conhecimento
title_short Modelo de integração entre a universidade e o ensino fundamental baseado em fluxo de conhecimento
title_full Modelo de integração entre a universidade e o ensino fundamental baseado em fluxo de conhecimento
title_fullStr Modelo de integração entre a universidade e o ensino fundamental baseado em fluxo de conhecimento
title_full_unstemmed Modelo de integração entre a universidade e o ensino fundamental baseado em fluxo de conhecimento
title_sort modelo de integração entre a universidade e o ensino fundamental baseado em fluxo de conhecimento
publisher Universidade Federal do Oeste do Pará
publishDate 2021
url https://repositorio.ufopa.edu.br/jspui/handle/123456789/73
_version_ 1787156295219937280
score 11.680425