Dissertação

Livro didático de Língua Portuguesa e a Lei 10.639/2003: (ex)inclusão da temática negra no material do 6º ano do Ensino Fundamental

This research, entitled “Portuguese Language Textbook and Law 10.639/2003: (ex) inclusion of the black theme in the material of the 6th year of Elementary School” – aims to investigate the implementation of Law 10.639/2003 in two textbooks of Portuguese Language for the 6th year of Elementary Sch...

ver descrição completa

Autor principal: ANDRADE, Marlisson Sousa de
Grau: Dissertação
Idioma: pt_BR
Publicado em: Universidade Federal do Oeste do Pará 2023
Assuntos:
Acesso em linha: https://repositorio.ufopa.edu.br/jspui/handle/123456789/756
id ir-123456789-756
recordtype dspace
spelling ir-123456789-7562024-08-13T18:54:21Z Livro didático de Língua Portuguesa e a Lei 10.639/2003: (ex)inclusão da temática negra no material do 6º ano do Ensino Fundamental ANDRADE, Marlisson Sousa de FANCA, Luiz Fernando de Livro didático língua portuguesa Lei 10.639/2003 temática negra CNPQ:: Lingüística, Letras e Artes Linguagens, Literatura e Educação Linguagens e Letramentos This research, entitled “Portuguese Language Textbook and Law 10.639/2003: (ex) inclusion of the black theme in the material of the 6th year of Elementary School” – aims to investigate the implementation of Law 10.639/2003 in two textbooks of Portuguese Language for the 6th year of Elementary School distributed by the National Textbook Program (PNLD): To live together – Portuguese, by Ana Elisa de Arruda Penteado (2015) and Tecendo Linguagens, by Tania Amaral Oliveira and Lucy Aparecida Melo Araújo (2018 ). Based on authors who discuss racial issues in Brazilian education, such as Gomes (2005), Silva (2005; 2011), Munanga (2005), Amador de Deus (2008), Ribeiro (2013), among others, as well as in the anti-racist educational legislation, this is a bibliographical research that is centered on verifying whether, seventeen years after the institution of the law, the textbook has included or silenced the black theme in school. As this material is widely circulated both inside and outside the school space, books play a leading role in the formation of the individual and can serve as political instruments for the dissemination and/or deconstruction of stereotypes and racist discourses. In this sense, to assess the presence or absence of blacks in the materials, our analysis is directed towards two main aspects that structure the Portuguese language textbook: the texts, proposed activities and the authors. In addition to the work of analyzing the chosen material, it is also intended to present as a proposal for pedagogical intervention, from the books analyzed, a set of didactic strategies that favor Portuguese language teaching with a focus on promoting racial equality in the classroom and advance in the process of critical inclusion of the black theme in school. Esta pesquisa intitulada “Livro didático de Língua Portuguesa e a Lei 10.639/2003: (ex)inclusão da temática negra no material do 6º ano do Ensino Fundamental” – tem por objetivo de investigar a implementação da Lei 10.639/2003 em dois livros didáticos de Língua Portuguesa para o 6º ano do Ensino Fundamental distribuídos pelo Programa Nacional do Livro Didático (PNLD): Para viver juntos – português, de Ana Elisa de Arruda Penteado (2015) e Tecendo Linguagens, de Tania Amaral Oliveira e Lucy Aparecida Melo Araújo (2018). Com base em autores(as) que discutem a temática racial na educação brasileira, tais como Gomes (2005), Silva (2005; 2011), Munanga (2005), Amador de Deus (2008), Ribeiro (2013), dentre outros, bem como na legislação educacional antirracista, trata-se de uma pesquisa bibliográfica que está centrada em verificar se, passados dezessete anos da instituição da Lei, o livro didático tem incluído ou silenciado a temática negra na escola. Por se tratar de um material de grande circulação dentro e fora do espaço escolar, os livros têm um protagonismo na formação do indivíduo e podem servir como instrumentos políticos de difusão e/ou de desconstrução de estereótipos e de discursos racistas. Nesse sentido, para avaliar a presença ou a ausência negra nos materiais, nossa análise está direcionada para dois aspectos principais que estruturam o livro didático de língua portuguesa: os textos, atividades propostas e os (as) autores (as). Além do trabalho de análise do material escolhido, busca-se também apresentar como proposta de intervenção pedagógica, a partir dos próprios livros analisados, um conjunto de estratégias didáticas que privilegie um ensino de língua portuguesa com foco na promoção da igualdade racial em sala de aula e avance no processo de inclusão crítica da temática negra na escola. 2023-01-24T21:06:31Z 2023-01-24T21:06:31Z 2021-08-13 Dissertation ANDRADE, Marlisson Sousa de. Livro didático de Língua Portuguesa e a Lei 10.639/2003: (ex)inclusão da temática negra no material do 6º ano do Ensino Fundamental . Orientador: Luiz Fernando de Fanca. 2021. 143 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Letras ) - Programa de Mestrado Profissional em Letras, Intituto de Ciências da Educação, Pró-reitoria de Pesquisa, Pós-graduação e Inovação Tecnológica, Universidade Federal do Oeste do Pará, Santarém, 2021. Disponível em: https://repositorio.ufopa.edu.br/jspui/handle/123456789/756 https://repositorio.ufopa.edu.br/jspui/handle/123456789/756 pt_BR Acesso Aberto application/pdf Universidade Federal do Oeste do Pará Brasil Programa de Pós-Graduação em Mestrado Profissional em Letras em Rede Nacional UFOPA Instituto de Ciências da Educação 1 CD-ROM
institution Repositório Institucional - Universidade Federa ldo Oeste do Pará - UFOPA
collection DSpace
language pt_BR
topic Livro didático
língua portuguesa
Lei 10.639/2003
temática negra
CNPQ:: Lingüística, Letras e Artes
Linguagens, Literatura e Educação
Linguagens e Letramentos
spellingShingle Livro didático
língua portuguesa
Lei 10.639/2003
temática negra
CNPQ:: Lingüística, Letras e Artes
Linguagens, Literatura e Educação
Linguagens e Letramentos
ANDRADE, Marlisson Sousa de
Livro didático de Língua Portuguesa e a Lei 10.639/2003: (ex)inclusão da temática negra no material do 6º ano do Ensino Fundamental
topic_facet Livro didático
língua portuguesa
Lei 10.639/2003
temática negra
CNPQ:: Lingüística, Letras e Artes
Linguagens, Literatura e Educação
Linguagens e Letramentos
description This research, entitled “Portuguese Language Textbook and Law 10.639/2003: (ex) inclusion of the black theme in the material of the 6th year of Elementary School” – aims to investigate the implementation of Law 10.639/2003 in two textbooks of Portuguese Language for the 6th year of Elementary School distributed by the National Textbook Program (PNLD): To live together – Portuguese, by Ana Elisa de Arruda Penteado (2015) and Tecendo Linguagens, by Tania Amaral Oliveira and Lucy Aparecida Melo Araújo (2018 ). Based on authors who discuss racial issues in Brazilian education, such as Gomes (2005), Silva (2005; 2011), Munanga (2005), Amador de Deus (2008), Ribeiro (2013), among others, as well as in the anti-racist educational legislation, this is a bibliographical research that is centered on verifying whether, seventeen years after the institution of the law, the textbook has included or silenced the black theme in school. As this material is widely circulated both inside and outside the school space, books play a leading role in the formation of the individual and can serve as political instruments for the dissemination and/or deconstruction of stereotypes and racist discourses. In this sense, to assess the presence or absence of blacks in the materials, our analysis is directed towards two main aspects that structure the Portuguese language textbook: the texts, proposed activities and the authors. In addition to the work of analyzing the chosen material, it is also intended to present as a proposal for pedagogical intervention, from the books analyzed, a set of didactic strategies that favor Portuguese language teaching with a focus on promoting racial equality in the classroom and advance in the process of critical inclusion of the black theme in school.
author_additional FANCA, Luiz Fernando de
author_additionalStr FANCA, Luiz Fernando de
format Dissertação
author ANDRADE, Marlisson Sousa de
title Livro didático de Língua Portuguesa e a Lei 10.639/2003: (ex)inclusão da temática negra no material do 6º ano do Ensino Fundamental
title_short Livro didático de Língua Portuguesa e a Lei 10.639/2003: (ex)inclusão da temática negra no material do 6º ano do Ensino Fundamental
title_full Livro didático de Língua Portuguesa e a Lei 10.639/2003: (ex)inclusão da temática negra no material do 6º ano do Ensino Fundamental
title_fullStr Livro didático de Língua Portuguesa e a Lei 10.639/2003: (ex)inclusão da temática negra no material do 6º ano do Ensino Fundamental
title_full_unstemmed Livro didático de Língua Portuguesa e a Lei 10.639/2003: (ex)inclusão da temática negra no material do 6º ano do Ensino Fundamental
title_sort livro didático de língua portuguesa e a lei 10.639/2003: (ex)inclusão da temática negra no material do 6º ano do ensino fundamental
publisher Universidade Federal do Oeste do Pará
publishDate 2023
url https://repositorio.ufopa.edu.br/jspui/handle/123456789/756
_version_ 1829179697142956032
score 11.755432