Dissertação

Beleza natural, mitos, riscos e proteção: o tema raios, relâmpagos e trovões como proposta para a alfabetização científica

This work aims to identify and analyze elements of scientific literacy that emerge from the application of a thematic didactic proposal to work on a theme of atmospheric electrical discharges with a regional Amazonian focus. We seek theoretical support in scientific literacy references and themat...

ver descrição completa

Autor principal: MIRANDA, Débora Santos
Grau: Dissertação
Idioma: pt_BR
Publicado em: Universidade Federal do Oeste do Pará 2023
Assuntos:
Acesso em linha: https://repositorio.ufopa.edu.br/jspui/handle/123456789/827
id ir-123456789-827
recordtype dspace
spelling ir-123456789-8272023-03-28T19:43:26Z Beleza natural, mitos, riscos e proteção: o tema raios, relâmpagos e trovões como proposta para a alfabetização científica MIRANDA, Débora Santos FIGUEIREDO, Nilzilene Gomes de http://lattes.cnpq.br/4131917525572103 Alfabetização científica Abordagem temática Descargas elétricas atmosféricas Ensino de física Temas regionais CNPQ:: FÍSICA This work aims to identify and analyze elements of scientific literacy that emerge from the application of a thematic didactic proposal to work on a theme of atmospheric electrical discharges with a regional Amazonian focus. We seek theoretical support in scientific literacy references and thematic approaches. The proposal for Teaching Physics Through Regional Themes (EFATR) that supports this work is developed in three stages: Presentation, Deepening and Production-Evaluation. The educational product developed consists of a booklet intended for students and was designed for the application of the thematic proposal in these three stages. The booklet contains an activity guide, a questionnaire for surveying previous knowledge, a motivating text for the presentation of the theme, two questionnaires for deepening, texts collected from other authors that help in the deepening phase and a text of guidelines for the third stage. The application was made in a class of 22 students from the 3rd year of high school at a public school in the urban area of the municipality of Alenquer- PA. In order to answer the question "what elements emerge from the application of a regionalized thematic proposal that can signal contributions to the scientific literacy process of high school students?", we developed a qualitative research using the content analysis methodology proposed by Roque Moraes, at the light of the three structuring axes of Sasseron and Carvalho's Scientific Literacy. In the qualitative analysis of the production of 16 letters and 7 videos produced in the final stage, associated with the analysis of other productions during the first two stages of the proposal, we present the discussions of the elements that gave us indications that the work with regional themes has the potential to promote the CA, especially due to the diversity of resources used that allowed the development of various skills presented by the theoretical references used. CAPES - Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior Este trabalho tem como objetivo identificar e analisar elementos de alfabetização científica que emergem da aplicação de uma proposta didática temática para trabalhar um tema de descargas elétricas atmosféricas com enfoque regional amazônico. Buscamos amparo teórico em referenciais da Alfabetização científica e Abordagens temáticas. A proposta de Ensino de Física Através de Temas Regionais (EFATR) que ampara este trabalho é desenvolvida em três etapas: Apresentação, Aprofundamento e Produção-Avaliação. O produto educacional elaborado consiste em um livreto destinado aos estudantes e foi pensado para a aplicação da proposta temática nestas três etapas. O livreto contém um guia de atividades, um questionário para levantamento de conhecimentos prévios, um texto motivador para apresentação do tema, dois questionários para aprofundamento, textos coletados de outros autores que ajudam na fase de aprofundamento e um texto de orientações para a terceira etapa. A aplicação foi feita em uma turma de 22 estudantes de 3º ano do ensino médio de uma escola pública da zona urbana do município de Alenquer- PA. Visando responder a questão “que elementos emergem da aplicação de uma proposta temática regionalizada que podem sinalizar contribuições para o processo de alfabetização científica de estudantes do ensino médio?”, desenvolvemos uma pesquisa qualitativa usando a metodologia de análise de conteúdo proposta por Roque Moraes, à luz dos três eixos estruturantes da Alfabetização científica de Sasseron e Carvalho. Na análise qualitativa da produção de 16 cartas e 7 vídeos produzidos na etapa final, associados com análise de outras produções durante as duas primeiras etapas da proposta, apresentamos as discussões dos elementos que nos deram indícios de que o trabalho com temas regionais tem potencial para promover a AC, especialmente pela diversidade de recursos utilizados que permitiram o desenvolvimento de várias habilidades apresentadas pelos referenciais teóricos utilizados. 2023-03-28T19:41:52Z 2023-03-28T19:41:52Z 2022-04-19 Dissertation MIRANDA, Débora Santos. Beleza natural, mitos, riscos e proteção: o tema raios, relâmpagos e trovões como proposta para a alfabetização científica. Orientadora: Nilzilene Gomes de Figueiredo. 2022. 197f. Dissertação (Mestrado) - Programa de Pós-Graduação em Ensino de Física, Universidade Federal do Oeste do Pará, Santarém, 2022. Disponível em: https://repositorio.ufopa.edu.br/jspui/handle/123456789/827 https://repositorio.ufopa.edu.br/jspui/handle/123456789/827 pt_BR Acesso Aberto application/pdf Universidade Federal do Oeste do Pará Brasil Programa de Pós-Graduação em Mestrado Nacional Profissional em Ensino de Física UFOPA PRÓ-REITORIA DE PESQUISA, PÓS-GRADUAÇÃO E INOVAÇÃO TECNOLÓGICA 1 PDF
institution Repositório Institucional - Universidade Federa ldo Oeste do Pará - UFOPA
collection DSpace
language pt_BR
topic Alfabetização científica
Abordagem temática
Descargas elétricas atmosféricas
Ensino de física
Temas regionais
CNPQ:: FÍSICA
spellingShingle Alfabetização científica
Abordagem temática
Descargas elétricas atmosféricas
Ensino de física
Temas regionais
CNPQ:: FÍSICA
MIRANDA, Débora Santos
Beleza natural, mitos, riscos e proteção: o tema raios, relâmpagos e trovões como proposta para a alfabetização científica
topic_facet Alfabetização científica
Abordagem temática
Descargas elétricas atmosféricas
Ensino de física
Temas regionais
CNPQ:: FÍSICA
description This work aims to identify and analyze elements of scientific literacy that emerge from the application of a thematic didactic proposal to work on a theme of atmospheric electrical discharges with a regional Amazonian focus. We seek theoretical support in scientific literacy references and thematic approaches. The proposal for Teaching Physics Through Regional Themes (EFATR) that supports this work is developed in three stages: Presentation, Deepening and Production-Evaluation. The educational product developed consists of a booklet intended for students and was designed for the application of the thematic proposal in these three stages. The booklet contains an activity guide, a questionnaire for surveying previous knowledge, a motivating text for the presentation of the theme, two questionnaires for deepening, texts collected from other authors that help in the deepening phase and a text of guidelines for the third stage. The application was made in a class of 22 students from the 3rd year of high school at a public school in the urban area of the municipality of Alenquer- PA. In order to answer the question "what elements emerge from the application of a regionalized thematic proposal that can signal contributions to the scientific literacy process of high school students?", we developed a qualitative research using the content analysis methodology proposed by Roque Moraes, at the light of the three structuring axes of Sasseron and Carvalho's Scientific Literacy. In the qualitative analysis of the production of 16 letters and 7 videos produced in the final stage, associated with the analysis of other productions during the first two stages of the proposal, we present the discussions of the elements that gave us indications that the work with regional themes has the potential to promote the CA, especially due to the diversity of resources used that allowed the development of various skills presented by the theoretical references used.
author_additional FIGUEIREDO, Nilzilene Gomes de
author_additionalStr FIGUEIREDO, Nilzilene Gomes de
format Dissertação
author MIRANDA, Débora Santos
title Beleza natural, mitos, riscos e proteção: o tema raios, relâmpagos e trovões como proposta para a alfabetização científica
title_short Beleza natural, mitos, riscos e proteção: o tema raios, relâmpagos e trovões como proposta para a alfabetização científica
title_full Beleza natural, mitos, riscos e proteção: o tema raios, relâmpagos e trovões como proposta para a alfabetização científica
title_fullStr Beleza natural, mitos, riscos e proteção: o tema raios, relâmpagos e trovões como proposta para a alfabetização científica
title_full_unstemmed Beleza natural, mitos, riscos e proteção: o tema raios, relâmpagos e trovões como proposta para a alfabetização científica
title_sort beleza natural, mitos, riscos e proteção: o tema raios, relâmpagos e trovões como proposta para a alfabetização científica
publisher Universidade Federal do Oeste do Pará
publishDate 2023
url https://repositorio.ufopa.edu.br/jspui/handle/123456789/827
_version_ 1829179780728094720
score 11.755432