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Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação
A abordagem da análise lingüística no livro didático de língua portuguesa do Ensino Médio
Esta pesquisa visa analisar o livro didático de língua portuguesa do ensino médio envolvendo as propostas de metodologias para a abordagem da análise linguística. O estudo desenvolveu-se em fundamentações teóricas que permitiram levantamentos e comentários acerca dos tipos de exercícios trabalhados,...
Autor principal: | PINHEIRO, Alciléia Teixeira |
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Outros Autores: | CORRÊA, Luciana Cardoso de Oliveira, GOMES, Maria Rosiane de Moraes |
Grau: | Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação |
Publicado em: |
UNIFAP – Universidade Federal do Amapá
2022
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Assuntos: | |
Acesso em linha: |
http://repositorio.unifap.br:80/jspui/handle/123456789/905 |
Resumo: |
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Esta pesquisa visa analisar o livro didático de língua portuguesa do ensino médio envolvendo as propostas de metodologias para a abordagem da análise linguística. O estudo desenvolveu-se em fundamentações teóricas que permitiram levantamentos e comentários acerca dos tipos de exercícios trabalhados, observando o tratamento dado aos conhecimentos linguístico/gramaticais. Desta maneira, procuramos investigar se o livro didático em questão apresenta atividades que levem o aluno a refletir sobre o uso linguístico. O corpus de análise é constituído pelas fichas de avaliação do Programa Nacional do Livro Didático para o Ensino Médio (PNLEM) de 2009, pelas resenhas contidas no catálogo do PNLEM e pelo livro didático de língua materna do Ensino Médio, volume único, aprovado pelo PNLD 2009. De forma geral, os documentos oficiais (Parâmetros Curriculares Nacionais para o Ensino Médio, Orientações Educacionais Complementares aos Parâmetros Curriculares Nacionais e Orientações Curriculares Nacionais para o Ensino Médio) colocam que os conhecimentos gramaticais devem ser trabalhados a partir de textos, possibilitando que e aluno reflita sobre o uso da língua e não fazendo da gramática o eixo central do ensino de língua portuguesa, pois, desta forma, possibilitará o aprendizado prático da língua, tornando assim o ensino dinâmico, contextualizado com o cotidiano do educando. Mas, os resultados da análise do livro didático trabalhado não correspondem integralmente às diretrizes apresentadas pelos documentos oficias, ou seja, ainda é necessário uma integração dos conhecimentos linguístico/gramaticais nos livros didáticos, a fim de possibilitar que o aluno tenha um olhar reflexivo sobre os fenômenos gramaticais. |