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Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação
Questões identitário-culturais e interculturalidade em livros didáticos de língua portuguesa: um estudo à luz da análise de discurso crítica
O discurso configura-se como uma prática social, no sentido de que nossos discursos estão relacionados com diversas ações sociais/práticas sociais, as quais são construídas e/ou modificadas por diversas relações de poder por meio de discursos e ideologias. Nesse sentido, o presente trabalho, dese...
Autor principal: | PURESA, Marcus Vinícius Ribeiro |
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Grau: | Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação |
Publicado em: |
UNIFAP – Universidade Federal do Amapá
2022
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Assuntos: | |
Acesso em linha: |
http://repositorio.unifap.br:80/jspui/handle/123456789/981 |
Resumo: |
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O discurso configura-se como uma prática social, no sentido de que nossos
discursos estão relacionados com diversas ações sociais/práticas sociais, as quais são
construídas e/ou modificadas por diversas relações de poder por meio de discursos e
ideologias. Nesse sentido, o presente trabalho, desenvolvido no Núcleo de Estudos e Pesquisa
em Linguística Aplicada (NEPLA), tem como objetivo investigar questões identitária
(identidades culturais) e de inter/multiculturalidade em um volume de uma coleção de livros
didáticos de Língua Portuguesa do ensino médio. O referencial teórico está fundamentado nas
discussões da Análise do Discurso Crítica (FAIRCLOUGH, 2001, 2003; RESENDE;
RAMALHO, 2006) abordando o papel de significação representativa dos discursos, levando
em consideração as representações de identidade cultural (CANDAU, 2008; HALL, 2003;
BHABHA, 2013) e relações sociais mediante textos nos livros didáticos. Esta pesquisa
sustenta-se nas discussões da Linguística Aplicada (MOITA-LOPES, 2006, 2009; ROJO,
2006), sendo realizada uma análise qualitativa-interpretativista documental (LÜDKE;
ANDRÉ, 1986) de um conjunto de corpus, os quais foram analisados, a partir dos tipos de
significados do discurso faircloughiano (2003) e dos tipos de multiculturalismo de Candau
(2008), conteúdos escritos/multimodais e atividades de leitura e interpretação de texto do livro
volume 1 da coleção mais distribuída para a rede púbica de ensino (PNLD 2015): Português
Linguagens (William Roberto Cereja e Thereza Cochar Magalhães) 9ª edição de 2013. Os
resultados dos dados obtidos apresentam que os textos recortados do livro didático, em sua
maioria, restringem suas potencialidades discursivas sobre questões identitário-culturais
conforme demandas didáticas do livro, que aborda somente em um caráter descritivoassimilacionista, e também, em um caráter monocultural, uma representação cultural em prol
de uma cultura hegemônica base. Entretanto, conforme as discussões auxiliadas pelas noções
de significados faircloughianos, dois textos permitem uma possibilidade de abordagem
reflexiva crítica das questões de identidades culturais, pois abordam uma identidade e seus
processos históricos e ideológicos de significações de mundo, favorecendo uma compreensão
discursiva interacional com a sociedade, sobre a inclusão e exclusão de identidades culturais
devido influências históricas, sociais, ideológicas e de relações de poder no discurso. |