Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação

Multiletramentos: produção de infográficos hipermidiáticos no Ensino Médio

Esta pesquisa teve por objetivo desenvolver uma pesquisa-ação no formato de um projeto piloto com alunos do 3º ano do Ensino Médio Técnico do Instituto Federal do Amapá a fim de trabalhar com práticas de letramentos digitais, mais especificamente, de produção de infográficos hipermidiáticos a respei...

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Autor principal: LAZAMÉ, Eloiny Ptra Brasil da
Grau: Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação
Publicado em: UNIFAP – Universidade Federal do Amapá 2022
Assuntos:
Acesso em linha: http://repositorio.unifap.br:80/jspui/handle/123456789/909
Resumo:
Esta pesquisa teve por objetivo desenvolver uma pesquisa-ação no formato de um projeto piloto com alunos do 3º ano do Ensino Médio Técnico do Instituto Federal do Amapá a fim de trabalhar com práticas de letramentos digitais, mais especificamente, de produção de infográficos hipermidiáticos a respeito do tema preconceito, sendo utilizado como recurso para a produção dos alunos o software Prezi. Metodologicamente, o trabalho com o gênero infográfico hipermidiático, aplicado através de um protótipo didático digital (ROJO, 2012, 2013, 2016b, 2017), foi fundamentado na teoria de gêneros discursivos de Bahktin (2003), na pedagogia dos multiletramentos do Grupo de Nova Londres (1996) e nas categorias de produção propostas por Ribas (2004), buscando-se uma articulação com o estudo dos objetos de ensino de oralidade, práticas de leitura, práticas de análise multimodal/multissemiótica e, em especial, a prática de produção de textos. Para o recorte de análise, selecionamos para analisar as práticas de produção de textos hipermidiáticos, objetivando compreender de forma mais específica como os alunos se apropriam dos conceitos estudados durante a realização do projeto e quais capacidades críticas de produção de textos multissemióticos são desenvolvidas por eles durante esse processo. Compõem o corpus de análise três infográficos hipermidiáticos produzidos pelos grupos participantes da pesquisa. Com o resultado das análises, verificamos que efetivamente os alunos se apropriaram tanto dos elementos constitutivos do gênero discursivo infográfico hipermidiático, tais como: tema, estilo de linguagem e estrutura composicional (BAHKTIN, 2003), quanto de uma das categorias (RIBAS, 2004) estudadas, a sequencial. Além disso, constatamos também que os alunos desenvolveram as capacidades multiletradas esperadas, sendo a Pedagogia dos Multiletramentos (NLG, 1996) fundamental nesse processo.