/img alt="Imagem da capa" class="recordcover" src="""/>
Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação
Os resultados do pró – letramento na prática docente em duas escolas da rede pública do município de Santana - AP
This study investigates the outcome of the Pro-Literacy teaching in two schools of the Public municipality Santana. The research focuses on data generated in the course conducted by the MEC, in partnership with universities and institutions that comprise the National Network of Continuing Education,...
Autor principal: | CAVALCANTE, Alda Gomes |
---|---|
Outros Autores: | LOPES, Railene Daniele Santos, MENDES, Valdeci Medeiros |
Grau: | Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação |
Publicado em: |
UNIFAP – Universidade Federal do Amapá
2022
|
Assuntos: | |
Acesso em linha: |
http://repositorio.unifap.br:80/jspui/handle/123456789/913 |
id |
ir-123456789-913 |
---|---|
recordtype |
dspace |
spelling |
ir-123456789-9132022-06-20T14:16:16Z Os resultados do pró – letramento na prática docente em duas escolas da rede pública do município de Santana - AP CAVALCANTE, Alda Gomes LOPES, Railene Daniele Santos MENDES, Valdeci Medeiros MENDES, Adelma das Neves Nunes Barros http://lattes.cnpq.br/9888614392602464 Docente - Formação continuada Professor - educação continuada Educador - letramento Escolas públicas - Santana (AP) CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES This study investigates the outcome of the Pro-Literacy teaching in two schools of the Public municipality Santana. The research focuses on data generated in the course conducted by the MEC, in partnership with universities and institutions that comprise the National Network of Continuing Education, with the accession states and municipalities. To this end, we carried out a bibliographic review on the subject, which sought to verify the historical process of continuous education, public policy and its projection in the news, as well as a major component that handles the travel, that is, the Literacy. In order to consolidate the subject, an investigation was conducted in two schools with 10 teachers who attended the course, as with the qualitative method approach within a perspective of ethnographic analysis. By having the data analyzed, it was found that during the course of the program, there was a significant uptake by teachers, whereas after the course, the results obtained in the Pro-Literacy focused heavily on teacher's daily practice, confirming that this program called the mother tongue teaching in the early grades of the schools surveyed. The results also point to the need for a more articulated system of continuing education that does not have a compensatory character in relation to initial teacher training, but that will allow for a continuous space of reflection and knowledge construction in teacher professional context. Este trabalho investiga o resultado do Pró-Letramento na prática docente em duas escolas da Rede Pública do município de Santana. A pesquisa enfoca dados gerados no curso realizado pelo MEC, em parceria com universidades e instituições que integram a Rede Nacional de Formação Continuada, com adesão dos Estados e Municípios. Para tanto, realizou-se um estudo bibliográfico acerca da temática, em que se buscou verificar o processo histórico da formação continuada, as políticas públicas e sua projeção na atualidade, assim como um dos principais elementos de que trata o curso, isto é, o Letramento. Com a finalidade de consolidar o tema, foi realizada uma investigação em duas escolas, com 10 professores que participaram do curso, tendo como abordagem o método qualitativo dentro de uma perspectiva de análise etnográfica. De posse dos dados analisados, constatou-se que durante a realização do programa, houve uma significativa assimilação por parte dos docentes, visto que após o curso, os resultados obtidos no Pró-Letramento incidiram fortemente na prática diária do educador, confirmando que esse Programa qualificou o ensino de língua materna nas séries iniciais das escolas pesquisadas. Os resultados também apontam para a necessidade de um sistema mais articulado de formação continuada que não tenha um caráter compensatório em relação à formação inicial do professor, mas que possibilite de forma contínua um espaço de reflexão e construção do conhecimento no contexto profissional docente. 2022-06-07T16:10:19Z 2022-06-07T16:10:19Z 27-05-2011 Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação CAVALCANTE, Alda Gomes; LOPES, Railene Daniele Santos; MENDES, Valdeci Medeiros. Os resultados do pró – letramento na prática docente em duas escolas da rede pública do município de Santana - AP. Orientadora: Adelma das Neves Nunes Barros Mendes. 2011. 107 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras Inglês) – Departamento de Letras e Artes, Universidade Federal do Amapá, Macapá, 2011. Disponível em: http://repositorio.unifap.br:80/jspui/handle/123456789/913. Acesso em:. http://repositorio.unifap.br:80/jspui/handle/123456789/913 Acesso Aberto Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 United States http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/us/ application/pdf UNIFAP – Universidade Federal do Amapá Brasil 1 CD-ROM |
institution |
Repositório Institucional - Universidade Federal do Amapá - UNIFAP |
collection |
RepositorioUnifap |
topic |
Docente - Formação continuada Professor - educação continuada Educador - letramento Escolas públicas - Santana (AP) CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES |
spellingShingle |
Docente - Formação continuada Professor - educação continuada Educador - letramento Escolas públicas - Santana (AP) CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES CAVALCANTE, Alda Gomes Os resultados do pró – letramento na prática docente em duas escolas da rede pública do município de Santana - AP |
topic_facet |
Docente - Formação continuada Professor - educação continuada Educador - letramento Escolas públicas - Santana (AP) CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES |
description |
This study investigates the outcome of the Pro-Literacy teaching in two schools of the Public municipality Santana. The research focuses on data generated in the course conducted by the MEC, in partnership with universities and institutions that comprise the National Network of Continuing Education, with the accession states and municipalities. To this end, we carried out a bibliographic review on the subject, which sought to verify the historical process of continuous education, public policy and its projection in the news, as well as a major component that handles the travel, that is, the Literacy. In order to consolidate the subject, an investigation was conducted in two schools with 10 teachers who attended the course, as with the qualitative method approach within a perspective of ethnographic analysis. By having the data analyzed, it was found that during the course of the program, there was a significant uptake by teachers, whereas after the course, the results obtained in the Pro-Literacy focused heavily on teacher's daily practice, confirming that this program called the mother tongue teaching in the early grades of the schools surveyed. The results also point to the need for a more articulated system of continuing education that does not have a compensatory character in relation to initial teacher training, but that will allow for a continuous space of reflection and knowledge construction in teacher professional context. |
author_additional |
MENDES, Adelma das Neves Nunes Barros |
author_additionalStr |
MENDES, Adelma das Neves Nunes Barros |
format |
Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação |
author |
CAVALCANTE, Alda Gomes |
author2 |
LOPES, Railene Daniele Santos MENDES, Valdeci Medeiros |
author2Str |
LOPES, Railene Daniele Santos MENDES, Valdeci Medeiros |
title |
Os resultados do pró – letramento na prática docente em duas escolas da rede pública do município de Santana - AP |
title_short |
Os resultados do pró – letramento na prática docente em duas escolas da rede pública do município de Santana - AP |
title_full |
Os resultados do pró – letramento na prática docente em duas escolas da rede pública do município de Santana - AP |
title_fullStr |
Os resultados do pró – letramento na prática docente em duas escolas da rede pública do município de Santana - AP |
title_full_unstemmed |
Os resultados do pró – letramento na prática docente em duas escolas da rede pública do município de Santana - AP |
title_sort |
os resultados do pró – letramento na prática docente em duas escolas da rede pública do município de santana - ap |
publisher |
UNIFAP – Universidade Federal do Amapá |
publishDate |
2022 |
url |
http://repositorio.unifap.br:80/jspui/handle/123456789/913 |
_version_ |
1787155918404714496 |
score |
11.680425 |