/img alt="Imagem da capa" class="recordcover" src="""/>
Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação
A (des)motivação na aprendizagem de língua inglesa dos acadêmicos de Letras da Universidade Federal do Amapá
Motivation is a prominent issue in the educational area due to its importance to the teaching/learning process. It is through motivation that the students start and finish their studies, facing the difficulties that appear during this path, mainly when it comes to college education, where the bar...
Autor principal: | PEREIRA, Márcia Helena Matias |
---|---|
Grau: | Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação |
Publicado em: |
UNIFAP – Universidade Federal do Amapá
2022
|
Assuntos: | |
Acesso em linha: |
http://repositorio.unifap.br:80/jspui/handle/123456789/946 |
id |
ir-123456789-946 |
---|---|
recordtype |
dspace |
spelling |
ir-123456789-9462022-07-01T14:54:49Z A (des)motivação na aprendizagem de língua inglesa dos acadêmicos de Letras da Universidade Federal do Amapá PEREIRA, Márcia Helena Matias DUARTE, Silvagne Vasconcelos http://lattes.cnpq.br/8622352848949136 Desmotivação - ensino Língua estrangeira - ensino Língua estrangeira - aprendizagem CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES Motivation is a prominent issue in the educational area due to its importance to the teaching/learning process. It is through motivation that the students start and finish their studies, facing the difficulties that appear during this path, mainly when it comes to college education, where the barriers increase and highly challenge the undergraduate students in their university trajectory. Thus, the aim of this monograph is to investigate the motivational aspect of the undergraduate students of the Portuguese/English Language Education Course of the Federal University of Amapá– UNIFAP. In addition, this work investigates the possible causes of their demotivation, shows the kinds of motivation that exist and are applied to the teaching area, the current studies about this topic, and outlines a profile of the English language learner of this referred institution towards the motivational area. Therefore, bibliographic and field researches were carried out, and this last one is a qualitative approach research, that uses methods and techniques of the Ethnographic Research, allowing the use of the of the data collection instruments obtained from the students of the Portuguese/English Language Education Course of UNIFAP as well as from the coordination office of this referred course. These procedures were utilized in order to show an overview of the reality of the undergraduate students regarding their English Language learning, bringing along important contributions, not only to the professors but also to the students of this public university teaching institution. A motivação na área educacional é um assunto que se destaca em razão de sua importância para o processo de ensino/aprendizagem, pois é através deste fator que os alunos começam e conseguem efetuar seus estudos, enfrentando as dificuldades que aparecem durante o seu percurso, principalmente quando se trata do Ensino Superior, em que os obstáculos aumentam e desafiam mais ainda os acadêmicos na sua trajetória universitária. Para tanto, o objetivo geral desta monografia é investigar o aspecto motivacional dos acadêmicos do Curso de Letras Português/Inglês da Universidade Federal do Amapá – UNIFAP, e os específicos são investigar as possíveis causas da sua desmotivação, mostrar os tipos de motivação existentes aplicados à área do ensino, as pesquisas atuais acerca deste tópico, e traçar um perfil dos aprendentes de Língua Inglesa desta referida instituição no que diz respeito ao aspecto motivacional. Portanto, foram realizadas pesquisas bibliográfica e de campo, sendo esta última uma pesquisa de abordagem qualitativa, que utiliza métodos e técnicas da pesquisa etnográfica e permite o uso de instrumentos de coleta de dados obtidos por meio de um questionário misto feito com os alunos do curso de Letras Português/Inglês da UNIFAP, e com a análise de um documento fornecido pela coordenação do referido curso, a fim de se obter um panorama da realidade dos acadêmicos no que diz respeito à sua aprendizagem de Língua Inglesa, o que trouxe importantes contribuições, tanto aos docentes, quanto aos discentes dessa instituição de ensino público superior. 2022-06-29T15:15:31Z 2022-06-29T15:15:31Z 2017 Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação PEREIRA, Márcia Helena Matias. A (des)motivação na aprendizagem de língua inglesa dos acadêmicos de Letras da Universidade Federal do Amapá. Orientador: Silvagne Vasconcelos Duarte. 2017. 54 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras Inglês) - Universidade Federal do Amapá, Macapá, 2017. Disponível em: http://repositorio.unifap.br:80/jspui/handle/123456789/946. Acesso em:. http://repositorio.unifap.br:80/jspui/handle/123456789/946 Acesso Aberto Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 United States http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/us/ application/pdf UNIFAP – Universidade Federal do Amapá Brasil 1 CD-ROM |
institution |
Repositório Institucional - Universidade Federal do Amapá - UNIFAP |
collection |
RepositorioUnifap |
topic |
Desmotivação - ensino Língua estrangeira - ensino Língua estrangeira - aprendizagem CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES |
spellingShingle |
Desmotivação - ensino Língua estrangeira - ensino Língua estrangeira - aprendizagem CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES PEREIRA, Márcia Helena Matias A (des)motivação na aprendizagem de língua inglesa dos acadêmicos de Letras da Universidade Federal do Amapá |
topic_facet |
Desmotivação - ensino Língua estrangeira - ensino Língua estrangeira - aprendizagem CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES |
description |
Motivation is a prominent issue in the educational area due to its importance to the
teaching/learning process. It is through motivation that the students start and finish
their studies, facing the difficulties that appear during this path, mainly when it comes
to college education, where the barriers increase and highly challenge the
undergraduate students in their university trajectory. Thus, the aim of this monograph
is to investigate the motivational aspect of the undergraduate students of the
Portuguese/English Language Education Course of the Federal University of Amapá–
UNIFAP. In addition, this work investigates the possible causes of their demotivation,
shows the kinds of motivation that exist and are applied to the teaching area, the
current studies about this topic, and outlines a profile of the English language learner
of this referred institution towards the motivational area. Therefore, bibliographic and
field researches were carried out, and this last one is a qualitative approach research,
that uses methods and techniques of the Ethnographic Research, allowing the use of
the of the data collection instruments obtained from the students of the
Portuguese/English Language Education Course of UNIFAP as well as from the
coordination office of this referred course. These procedures were utilized in order to
show an overview of the reality of the undergraduate students regarding their English
Language learning, bringing along important contributions, not only to the professors
but also to the students of this public university teaching institution. |
author_additional |
DUARTE, Silvagne Vasconcelos |
author_additionalStr |
DUARTE, Silvagne Vasconcelos |
format |
Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação |
author |
PEREIRA, Márcia Helena Matias |
title |
A (des)motivação na aprendizagem de língua inglesa dos acadêmicos de Letras da Universidade Federal do Amapá |
title_short |
A (des)motivação na aprendizagem de língua inglesa dos acadêmicos de Letras da Universidade Federal do Amapá |
title_full |
A (des)motivação na aprendizagem de língua inglesa dos acadêmicos de Letras da Universidade Federal do Amapá |
title_fullStr |
A (des)motivação na aprendizagem de língua inglesa dos acadêmicos de Letras da Universidade Federal do Amapá |
title_full_unstemmed |
A (des)motivação na aprendizagem de língua inglesa dos acadêmicos de Letras da Universidade Federal do Amapá |
title_sort |
(des)motivação na aprendizagem de língua inglesa dos acadêmicos de letras da universidade federal do amapá |
publisher |
UNIFAP – Universidade Federal do Amapá |
publishDate |
2022 |
url |
http://repositorio.unifap.br:80/jspui/handle/123456789/946 |
_version_ |
1787155922438586368 |
score |
11.755432 |