Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação

Variação linguística: a abordagem didático- pedagógica no livro didático Português Linguagens Ensino Médio Volume 1

Este artigo tem suas bases teóricas abarcadas na Sociolinguística, com o intuito de averiguar o livro didático Português Linguagens Ensino Médio Volume 1 de Willian Roberto Cereja e Thereza Anália Cochar Magalhães (2013), livro este indicado pelo Programa Nacional do Livro Didático- PNLD (2014)....

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Autor principal: GOMES, Éder de Freitas
Outros Autores: ABREU, Luana e Silva de, SOUZA, Luana Vieira de
Grau: Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação
Publicado em: UNIFAP – Universidade Federal do Amapá 2022
Assuntos:
Acesso em linha: http://repositorio.unifap.br:80/jspui/handle/123456789/966
Resumo:
Este artigo tem suas bases teóricas abarcadas na Sociolinguística, com o intuito de averiguar o livro didático Português Linguagens Ensino Médio Volume 1 de Willian Roberto Cereja e Thereza Anália Cochar Magalhães (2013), livro este indicado pelo Programa Nacional do Livro Didático- PNLD (2014). Tal averiguação tem como objetivo: analisar como este livro didatiza as variações linguísticas. Para tanto, buscou-se identificar os tipos de variações linguísticas que são trabalhadas nele, observar quais são os aspectos linguísticos privilegiados no tratamento das variações, bem como verificar se a proposta de trabalho com as variações linguísticas atende às demandas do respeito às diferenças linguísticas. Aplicou-se, assim, para o trabalho, a pesquisa de caráter descritivo, documental, com apresentação de análise qualitativa. E o arcabouço teórico, bem com a análise do corpus tiveram como suporte os autores: Bagno (2007), Calvet (2002), Bortoni-Ricardo (2004 e 2005), Preti (2003), Antunes (2007), Ilari; Basso (2009), Bunzen; Mendonça (2006), Rojo; Batista (2003), PCN’s (2000), PNLD (2014), Marconi; Lakatos (2003), Cervo; Bervian; Silva (2007), Andrade (2007), Severino (2007), Gil (2002). Após as análises, foi constatado que, de maneira geral, a abordagem das variações linguísticas no livro didático em estudo não ofereceram grandes oportunidades de reflexão, tendo em vista a superficialidade dada às variações linguísticas, principalmente nos exercícios propostos em que se poderia explorar com mais afinco as questões sociais que envolvem a língua em seu uso real e os conhecimentos linguísticos para os alunos.