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Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação
Variação linguística: a abordagem didático- pedagógica no livro didático Português Linguagens Ensino Médio Volume 1
Este artigo tem suas bases teóricas abarcadas na Sociolinguística, com o intuito de averiguar o livro didático Português Linguagens Ensino Médio Volume 1 de Willian Roberto Cereja e Thereza Anália Cochar Magalhães (2013), livro este indicado pelo Programa Nacional do Livro Didático- PNLD (2014)....
Autor principal: | GOMES, Éder de Freitas |
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Outros Autores: | ABREU, Luana e Silva de, SOUZA, Luana Vieira de |
Grau: | Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação |
Publicado em: |
UNIFAP – Universidade Federal do Amapá
2022
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Assuntos: | |
Acesso em linha: |
http://repositorio.unifap.br:80/jspui/handle/123456789/966 |
Resumo: |
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Este artigo tem suas bases teóricas abarcadas na Sociolinguística, com o intuito de
averiguar o livro didático Português Linguagens Ensino Médio Volume 1 de Willian
Roberto Cereja e Thereza Anália Cochar Magalhães (2013), livro este indicado pelo
Programa Nacional do Livro Didático- PNLD (2014). Tal averiguação tem como
objetivo: analisar como este livro didatiza as variações linguísticas. Para tanto, buscou-se
identificar os tipos de variações linguísticas que são trabalhadas nele, observar quais são
os aspectos linguísticos privilegiados no tratamento das variações, bem como verificar se
a proposta de trabalho com as variações linguísticas atende às demandas do respeito às
diferenças linguísticas. Aplicou-se, assim, para o trabalho, a pesquisa de caráter
descritivo, documental, com apresentação de análise qualitativa. E o arcabouço teórico,
bem com a análise do corpus tiveram como suporte os autores: Bagno (2007), Calvet
(2002), Bortoni-Ricardo (2004 e 2005), Preti (2003), Antunes (2007), Ilari; Basso (2009),
Bunzen; Mendonça (2006), Rojo; Batista (2003), PCN’s (2000), PNLD (2014), Marconi;
Lakatos (2003), Cervo; Bervian; Silva (2007), Andrade (2007), Severino (2007), Gil
(2002). Após as análises, foi constatado que, de maneira geral, a abordagem das variações
linguísticas no livro didático em estudo não ofereceram grandes oportunidades de
reflexão, tendo em vista a superficialidade dada às variações linguísticas, principalmente
nos exercícios propostos em que se poderia explorar com mais afinco as questões sociais
que envolvem a língua em seu uso real e os conhecimentos linguísticos para os alunos. |