/img alt="Imagem da capa" class="recordcover" src="""/>
Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação
As percepções de professores do Centro de Apoio Pedagógico ao Deficiente Visual (CAP/AP) acerca da alfabetização em braille da pessoa cega
Este artigo corresponde às reflexões obtidas com a investigação do projeto de pesquisa intitulado “As Percepções de Professores do Centro de Apoio Pedagógico ao Deficiente Visual (CAP/AP) acerca da Alfabetização em Braille da Pessoa Cega”. O objetivo principal foi investigar como ocorre este proc...
Autor principal: | SILVA, Janeluce Lira da |
---|---|
Outros Autores: | CANCELA, Waldecy dos Santos |
Grau: | Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação |
Publicado em: |
UNIFAP – Universidade Federal do Amapá
2022
|
Assuntos: | |
Acesso em linha: |
http://repositorio.unifap.br:80/jspui/handle/123456789/976 |
Resumo: |
---|
Este artigo corresponde às reflexões obtidas com a investigação do projeto de
pesquisa intitulado “As Percepções de Professores do Centro de Apoio Pedagógico
ao Deficiente Visual (CAP/AP) acerca da Alfabetização em Braille da Pessoa Cega”.
O objetivo principal foi investigar como ocorre este processo de alfabetização, com
características tão específicas, segundo as percepções dos alfabetizadores do
CAP/AP, que é a maior referência de apoio pedagógico para as pessoas cegas. Esta
pesquisa justifica-se pela necessidade de se conhecer melhor este processo de
alfabetização, que está ligado diretamente à inclusão de pessoas cegas nas escolas
e, consequentemente, no mercado de trabalho. Assim, foram desenvolvidos estudos
bibliográficos e de campo, relacionados com: a contextualização histórica da pessoa
cega, com destaque a Louis Braille; os enfoques legais e educacionais que refletem
os movimentos mundiais pela inclusão; as perspectivas do atendimento à pessoa
cega por intermédio dos Institutos e Centros Especializados; o processo de
alfabetização da pessoa cega. Foi realizada uma pesquisa a partir do método grupo
focal, o qual permitiu a coleta de informações, analisadas por meio da metodologia de
abordagem qualitativa. Os resultados da pesquisa cumprem o objetivo de se fazer
conhecida as percepções dos alfabetizadores do CAP/AP sobre o referido processo
de alfabetização, os agentes envolvidos e os papéis que desenvolvem dentro dela e
a importância dessa alfabetização para a vida das pessoas cegas. |