Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação

As percepções de professores do Centro de Apoio Pedagógico ao Deficiente Visual (CAP/AP) acerca da alfabetização em braille da pessoa cega

Este artigo corresponde às reflexões obtidas com a investigação do projeto de pesquisa intitulado “As Percepções de Professores do Centro de Apoio Pedagógico ao Deficiente Visual (CAP/AP) acerca da Alfabetização em Braille da Pessoa Cega”. O objetivo principal foi investigar como ocorre este proc...

ver descrição completa

Autor principal: SILVA, Janeluce Lira da
Outros Autores: CANCELA, Waldecy dos Santos
Grau: Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação
Publicado em: UNIFAP – Universidade Federal do Amapá 2022
Assuntos:
Acesso em linha: http://repositorio.unifap.br:80/jspui/handle/123456789/976
Resumo:
Este artigo corresponde às reflexões obtidas com a investigação do projeto de pesquisa intitulado “As Percepções de Professores do Centro de Apoio Pedagógico ao Deficiente Visual (CAP/AP) acerca da Alfabetização em Braille da Pessoa Cega”. O objetivo principal foi investigar como ocorre este processo de alfabetização, com características tão específicas, segundo as percepções dos alfabetizadores do CAP/AP, que é a maior referência de apoio pedagógico para as pessoas cegas. Esta pesquisa justifica-se pela necessidade de se conhecer melhor este processo de alfabetização, que está ligado diretamente à inclusão de pessoas cegas nas escolas e, consequentemente, no mercado de trabalho. Assim, foram desenvolvidos estudos bibliográficos e de campo, relacionados com: a contextualização histórica da pessoa cega, com destaque a Louis Braille; os enfoques legais e educacionais que refletem os movimentos mundiais pela inclusão; as perspectivas do atendimento à pessoa cega por intermédio dos Institutos e Centros Especializados; o processo de alfabetização da pessoa cega. Foi realizada uma pesquisa a partir do método grupo focal, o qual permitiu a coleta de informações, analisadas por meio da metodologia de abordagem qualitativa. Os resultados da pesquisa cumprem o objetivo de se fazer conhecida as percepções dos alfabetizadores do CAP/AP sobre o referido processo de alfabetização, os agentes envolvidos e os papéis que desenvolvem dentro dela e a importância dessa alfabetização para a vida das pessoas cegas.