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Livro
Experiências em linguagem: fazendo pesquisa na Amazônia
Experiências em linguagem: fazendo pesquisa na Amazônia reúne dez trabalhos desenvolvidos por pesquisadores do Grupo de Estudos Linguísticos do Oeste do Pará – Gelopa. Trata-se de um e-book para comemorar os 10 anos deste Grupo, abrigado no Programa de Letras do Instituto de Ciências da Educação, co...
Autor principal: | FERREIRA, Ediene Pena |
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Outros Autores: | MOURA, Fádya Lorena de Souza |
Grau: | Livro |
Idioma: | pt_BR |
Publicado em: |
Universidade Federal do Oeste do Pará
2023
|
Assuntos: | |
Acesso em linha: |
https://repositorio.ufopa.edu.br/jspui/handle/123456789/995 |
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ir-123456789-9952023-06-07T18:38:10Z Experiências em linguagem: fazendo pesquisa na Amazônia FERREIRA, Ediene Pena MOURA, Fádya Lorena de Souza Linguagem Experiências Pesquisa Amazônia Experiências em linguagem: fazendo pesquisa na Amazônia reúne dez trabalhos desenvolvidos por pesquisadores do Grupo de Estudos Linguísticos do Oeste do Pará – Gelopa. Trata-se de um e-book para comemorar os 10 anos deste Grupo, abrigado no Programa de Letras do Instituto de Ciências da Educação, com inserção no Programa de Mestrado Profissional em Letras – Profletras e no Programa de Mestrado em Educação – PPGE da Universidade Federal do Oeste do Pará. Cadastrado em março de 2008 no Diretório de Grupos de Pesquisa do CNPq, o Gelopa tem por objetivo discutir temas relacionados à linguagem humana, descrever e analisar fenômenos linguísticos e refletir sobre ensino de língua portuguesa.Para esse e-book foram selecionados, simbolicamente, dez trabalhos realizados ao longo dos dez anos de existência do grupo, resultado de pesquisas de Iniciação Científica, de Trabalhos de Conclusão de Curso e de pesquisas de Mestrado e de Doutorado.Os dois primeiros capítulos são assinados por Suzana do Espírito Santo Barros, professora da Universidade Federal do Amapá. Em Inserções parentéticas como recurso para construção de sentido do texto oral, a autora discute como os falantes da língua materna constroem o sentido no momento do discurso oral dialogado, tendo como foco de observação o uso das inserções parentéticas. Barros conclui que os parênteses revelam a preocupação do locutor com seu parceiro do ato comunicativo e que a utilização de expressões parentéticas dá-se para incluir uma informação importante para a compreensão do discurso do locutor ou do contexto discursivo. 2023-06-07T18:33:16Z 2023-06-07T18:33:16Z 2017 Book FERREIRA, Ediene Pena; MOURA, Fádya Lorena de Souza (org.). Experiências em linguagem: fazendo pesquisa na Amazônia. Santarém: UFOPA, 2017. ISBN: 9788565791311. Disponível em: https://repositorio.ufopa.edu.br/jspui/handle/123456789/995. Acesso em: 9788565791311 https://repositorio.ufopa.edu.br/jspui/handle/123456789/995 pt_BR Acesso Aberto http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/us/ application/pdf Universidade Federal do Oeste do Pará Brasil Others UFOPA PDF |
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Repositório Institucional - Universidade Federa ldo Oeste do Pará - UFOPA |
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Experiências em linguagem: fazendo pesquisa na Amazônia reúne dez trabalhos desenvolvidos por pesquisadores do Grupo de Estudos Linguísticos do Oeste do Pará – Gelopa. Trata-se de um e-book para comemorar os 10 anos deste Grupo, abrigado no Programa de Letras do Instituto de Ciências da Educação, com inserção no Programa de Mestrado Profissional em Letras – Profletras e no Programa de Mestrado em Educação – PPGE da Universidade Federal do Oeste do Pará. Cadastrado em março de 2008 no Diretório de Grupos de Pesquisa do CNPq, o Gelopa tem por objetivo discutir temas relacionados à linguagem humana, descrever e analisar fenômenos linguísticos e refletir sobre ensino de língua portuguesa.Para esse e-book foram selecionados, simbolicamente, dez trabalhos realizados ao longo dos dez anos de existência do grupo, resultado de pesquisas de Iniciação Científica, de Trabalhos de Conclusão de Curso e de pesquisas de Mestrado e de Doutorado.Os dois primeiros capítulos são assinados por Suzana do Espírito Santo Barros, professora da Universidade Federal do Amapá. Em Inserções parentéticas como recurso para construção de sentido do texto oral, a autora discute como os falantes da língua materna constroem o sentido no momento do discurso oral dialogado, tendo como foco de observação o uso das inserções parentéticas. Barros conclui que os parênteses revelam a preocupação do locutor com seu parceiro do ato comunicativo e que a utilização de expressões parentéticas dá-se para incluir uma informação importante para a compreensão do discurso do locutor ou do contexto discursivo. |
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