/img alt="Imagem da capa" class="recordcover" src="""/>
Dissertação
Brincadeiras, jogos e a autorregulação da aprendizagem na educação infantil: um estudo de intervenção
The present research aims to study the self-regulation of learning in Early Childhood Education through games and games. Self-regulation of learning in young children has been increasingly effective in the school environment as it can help children in their cognitive and metacognitive development. S...
Autor principal: | FURTADO, Maria Roberta Miranda |
---|---|
Grau: | Dissertação |
Idioma: | por |
Publicado em: |
Universidade Federal do Pará
2018
|
Assuntos: | |
Acesso em linha: |
http://repositorio.ufpa.br/jspui/handle/2011/10158 |
id |
ir-2011-10158 |
---|---|
recordtype |
dspace |
spelling |
ir-2011-101582018-08-30T17:59:31Z Brincadeiras, jogos e a autorregulação da aprendizagem na educação infantil: um estudo de intervenção FURTADO, Maria Roberta Miranda RAMOS, Maely Ferreira Holanda http://lattes.cnpq.br/8174411008021957 Teoria social cognitiva Autorregulação da aprendizagem Educação infantil Brincadeiras Jogos infantis CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO EDUCAÇÃO, CULTURA E SOCIEDADE EDUCAÇÃO The present research aims to study the self-regulation of learning in Early Childhood Education through games and games. Self-regulation of learning in young children has been increasingly effective in the school environment as it can help children in their cognitive and metacognitive development. Self-regulation of learning refers to the individual's ability to become more independent and autonomous in their own learning. The self-regulation of learning is a current proposal, supported by the Cognitive Social Theory of Albert Bandura (2008). Given the importance of this construct can mean for the educational field and more specifically for Early Childhood Education, it seeks to understand how self-regulation of learning can contribute to the cognitive development process of preschool children through games and games. From the theoretical-methodological point of view, this study consists of an exploratory and descriptive research of quantitative character, constituting also as an intervention study. Through the application of the CHILD-Independent-Learning Development Toolkit (PISCALHO; VEIGA SIMÃO, 2014), it was observed that children presented less self-regulating aspects in the motivational and cognitive dimensions, which were central focus for the construction of the Intervention Plan, following the assumptions of the Cognitive Social Theory. This is an important collaborative tool for achieving these results in Early Childhood Education. A presente pesquisa teve como objetivo estudar a autorregulação da aprendizagem na Educação Infantil por meio de brincadeiras e jogos. A autorregulação da aprendizagem em crianças pequenas tem se mostrado cada vez mais eficaz no ambiente escolar, pois pode ajudar as crianças em seu desenvolvimento cognitivo e metacognitivo. A autorregulação da aprendizagem se refere a capacidade que o indivíduo possui de se tornar mais independente e autônomo quanto a sua própria aprendizagem. A autorregulação da aprendizagem é uma proposta atual, apoiada na Teoria Social Cognitiva de Albert Bandura (2008). Diante da importância deste construto pode significar para o campo educacional e mais especificamente para a Educação Infantil, busca-se compreender como a autorregulação da aprendizagem pode contribuir para o processo de desenvolvimento cognitivo das crianças em idade pré-escolar por meio de jogos e brincadeiras. Do ponto de vista teórico-metodológico este estudo consiste em uma pesquisa exploratória e descritiva de caráter quantitativo e qualitativo, constituindo-se também como um estudo de intervenção. Por meio da aplicação do instrumento de formação-ação-reflexão CHILD – Lista de Desenvolvimento da Aprendizagem Independente (PISCALHO & VEIGA SIMÃO, 2014), observou-se que as crianças apresentaram aspectos autorregulatórios menos frequentes nas dimensões motivacional e cognitiva, dimensões essas que foram foco central para a construção do Plano de Intervenção, seguindo os pressupostos da Teoria Social Cognitiva. O qual configura-se como um importante instrumento colaborativo para o alcance desses resultados na Educação Infantil. 2018-08-27T18:18:53Z 2018-08-27T18:18:53Z 2018-01-31 Dissertação FURTADO, Maria Roberta Miranda. Brincadeiras, jogos e a autorregulação da aprendizagem na educação infantil: um estudo de intervenção. 2018. 116 f. Dissertação (Mestrado) – Universidade Federal do Pará, Instituto de Ciências da Educação, Belém, 2018. Programa de Pós-Graduação em Educação. Disponível em: <http://repositorio.ufpa.br/jspui/handle/2011/10158>. Acesso em:. http://repositorio.ufpa.br/jspui/handle/2011/10158 por Acesso Aberto application/pdf Universidade Federal do Pará Brasil Instituto de Ciências da Educação UFPA Programa de Pós-Graduação em Educação 1 CD-ROM |
institution |
Repositório Institucional - Universidade Federal do Pará |
collection |
RI-UFPA |
language |
por |
topic |
Teoria social cognitiva Autorregulação da aprendizagem Educação infantil Brincadeiras Jogos infantis CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO EDUCAÇÃO, CULTURA E SOCIEDADE EDUCAÇÃO |
spellingShingle |
Teoria social cognitiva Autorregulação da aprendizagem Educação infantil Brincadeiras Jogos infantis CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO EDUCAÇÃO, CULTURA E SOCIEDADE EDUCAÇÃO FURTADO, Maria Roberta Miranda Brincadeiras, jogos e a autorregulação da aprendizagem na educação infantil: um estudo de intervenção |
topic_facet |
Teoria social cognitiva Autorregulação da aprendizagem Educação infantil Brincadeiras Jogos infantis CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO EDUCAÇÃO, CULTURA E SOCIEDADE EDUCAÇÃO |
description |
The present research aims to study the self-regulation of learning in Early Childhood Education through games and games. Self-regulation of learning in young children has been increasingly effective in the school environment as it can help children in their cognitive and metacognitive development. Self-regulation of learning refers to the individual's ability to become more independent and autonomous in their own learning. The self-regulation of learning is a current proposal, supported by the Cognitive Social Theory of Albert Bandura (2008). Given the importance of this construct can mean for the educational field and more specifically for Early Childhood Education, it seeks to understand how self-regulation of learning can contribute to the cognitive development process of preschool children through games and games. From the theoretical-methodological point of view, this study consists of an exploratory and descriptive research of quantitative character, constituting also as an intervention study. Through the application of the CHILD-Independent-Learning Development Toolkit (PISCALHO; VEIGA SIMÃO, 2014), it was observed that children presented less self-regulating aspects in the motivational and cognitive dimensions, which were central focus for the construction of the Intervention Plan, following the assumptions of the Cognitive Social Theory. This is an important collaborative tool for achieving these results in Early Childhood Education. |
author_additional |
RAMOS, Maely Ferreira Holanda |
author_additionalStr |
RAMOS, Maely Ferreira Holanda |
format |
Dissertação |
author |
FURTADO, Maria Roberta Miranda |
title |
Brincadeiras, jogos e a autorregulação da aprendizagem na educação infantil: um estudo de intervenção |
title_short |
Brincadeiras, jogos e a autorregulação da aprendizagem na educação infantil: um estudo de intervenção |
title_full |
Brincadeiras, jogos e a autorregulação da aprendizagem na educação infantil: um estudo de intervenção |
title_fullStr |
Brincadeiras, jogos e a autorregulação da aprendizagem na educação infantil: um estudo de intervenção |
title_full_unstemmed |
Brincadeiras, jogos e a autorregulação da aprendizagem na educação infantil: um estudo de intervenção |
title_sort |
brincadeiras, jogos e a autorregulação da aprendizagem na educação infantil: um estudo de intervenção |
publisher |
Universidade Federal do Pará |
publishDate |
2018 |
url |
http://repositorio.ufpa.br/jspui/handle/2011/10158 |
_version_ |
1787148214228484096 |
score |
11.687526 |