Dissertação

Brincadeiras, jogos e a autorregulação da aprendizagem na educação infantil: um estudo de intervenção

The present research aims to study the self-regulation of learning in Early Childhood Education through games and games. Self-regulation of learning in young children has been increasingly effective in the school environment as it can help children in their cognitive and metacognitive development. S...

ver descrição completa

Autor principal: FURTADO, Maria Roberta Miranda
Grau: Dissertação
Idioma: por
Publicado em: Universidade Federal do Pará 2018
Assuntos:
Acesso em linha: http://repositorio.ufpa.br/jspui/handle/2011/10158
id ir-2011-10158
recordtype dspace
spelling ir-2011-101582018-08-30T17:59:31Z Brincadeiras, jogos e a autorregulação da aprendizagem na educação infantil: um estudo de intervenção FURTADO, Maria Roberta Miranda RAMOS, Maely Ferreira Holanda http://lattes.cnpq.br/8174411008021957 Teoria social cognitiva Autorregulação da aprendizagem Educação infantil Brincadeiras Jogos infantis CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO EDUCAÇÃO, CULTURA E SOCIEDADE EDUCAÇÃO The present research aims to study the self-regulation of learning in Early Childhood Education through games and games. Self-regulation of learning in young children has been increasingly effective in the school environment as it can help children in their cognitive and metacognitive development. Self-regulation of learning refers to the individual's ability to become more independent and autonomous in their own learning. The self-regulation of learning is a current proposal, supported by the Cognitive Social Theory of Albert Bandura (2008). Given the importance of this construct can mean for the educational field and more specifically for Early Childhood Education, it seeks to understand how self-regulation of learning can contribute to the cognitive development process of preschool children through games and games. From the theoretical-methodological point of view, this study consists of an exploratory and descriptive research of quantitative character, constituting also as an intervention study. Through the application of the CHILD-Independent-Learning Development Toolkit (PISCALHO; VEIGA SIMÃO, 2014), it was observed that children presented less self-regulating aspects in the motivational and cognitive dimensions, which were central focus for the construction of the Intervention Plan, following the assumptions of the Cognitive Social Theory. This is an important collaborative tool for achieving these results in Early Childhood Education. A presente pesquisa teve como objetivo estudar a autorregulação da aprendizagem na Educação Infantil por meio de brincadeiras e jogos. A autorregulação da aprendizagem em crianças pequenas tem se mostrado cada vez mais eficaz no ambiente escolar, pois pode ajudar as crianças em seu desenvolvimento cognitivo e metacognitivo. A autorregulação da aprendizagem se refere a capacidade que o indivíduo possui de se tornar mais independente e autônomo quanto a sua própria aprendizagem. A autorregulação da aprendizagem é uma proposta atual, apoiada na Teoria Social Cognitiva de Albert Bandura (2008). Diante da importância deste construto pode significar para o campo educacional e mais especificamente para a Educação Infantil, busca-se compreender como a autorregulação da aprendizagem pode contribuir para o processo de desenvolvimento cognitivo das crianças em idade pré-escolar por meio de jogos e brincadeiras. Do ponto de vista teórico-metodológico este estudo consiste em uma pesquisa exploratória e descritiva de caráter quantitativo e qualitativo, constituindo-se também como um estudo de intervenção. Por meio da aplicação do instrumento de formação-ação-reflexão CHILD – Lista de Desenvolvimento da Aprendizagem Independente (PISCALHO & VEIGA SIMÃO, 2014), observou-se que as crianças apresentaram aspectos autorregulatórios menos frequentes nas dimensões motivacional e cognitiva, dimensões essas que foram foco central para a construção do Plano de Intervenção, seguindo os pressupostos da Teoria Social Cognitiva. O qual configura-se como um importante instrumento colaborativo para o alcance desses resultados na Educação Infantil. 2018-08-27T18:18:53Z 2018-08-27T18:18:53Z 2018-01-31 Dissertação FURTADO, Maria Roberta Miranda. Brincadeiras, jogos e a autorregulação da aprendizagem na educação infantil: um estudo de intervenção. 2018. 116 f. Dissertação (Mestrado) – Universidade Federal do Pará, Instituto de Ciências da Educação, Belém, 2018. Programa de Pós-Graduação em Educação. Disponível em: <http://repositorio.ufpa.br/jspui/handle/2011/10158>. Acesso em:. http://repositorio.ufpa.br/jspui/handle/2011/10158 por Acesso Aberto application/pdf Universidade Federal do Pará Brasil Instituto de Ciências da Educação UFPA Programa de Pós-Graduação em Educação 1 CD-ROM
institution Repositório Institucional - Universidade Federal do Pará
collection RI-UFPA
language por
topic Teoria social cognitiva
Autorregulação da aprendizagem
Educação infantil
Brincadeiras
Jogos infantis
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
EDUCAÇÃO, CULTURA E SOCIEDADE
EDUCAÇÃO
spellingShingle Teoria social cognitiva
Autorregulação da aprendizagem
Educação infantil
Brincadeiras
Jogos infantis
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
EDUCAÇÃO, CULTURA E SOCIEDADE
EDUCAÇÃO
FURTADO, Maria Roberta Miranda
Brincadeiras, jogos e a autorregulação da aprendizagem na educação infantil: um estudo de intervenção
topic_facet Teoria social cognitiva
Autorregulação da aprendizagem
Educação infantil
Brincadeiras
Jogos infantis
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
EDUCAÇÃO, CULTURA E SOCIEDADE
EDUCAÇÃO
description The present research aims to study the self-regulation of learning in Early Childhood Education through games and games. Self-regulation of learning in young children has been increasingly effective in the school environment as it can help children in their cognitive and metacognitive development. Self-regulation of learning refers to the individual's ability to become more independent and autonomous in their own learning. The self-regulation of learning is a current proposal, supported by the Cognitive Social Theory of Albert Bandura (2008). Given the importance of this construct can mean for the educational field and more specifically for Early Childhood Education, it seeks to understand how self-regulation of learning can contribute to the cognitive development process of preschool children through games and games. From the theoretical-methodological point of view, this study consists of an exploratory and descriptive research of quantitative character, constituting also as an intervention study. Through the application of the CHILD-Independent-Learning Development Toolkit (PISCALHO; VEIGA SIMÃO, 2014), it was observed that children presented less self-regulating aspects in the motivational and cognitive dimensions, which were central focus for the construction of the Intervention Plan, following the assumptions of the Cognitive Social Theory. This is an important collaborative tool for achieving these results in Early Childhood Education.
author_additional RAMOS, Maely Ferreira Holanda
author_additionalStr RAMOS, Maely Ferreira Holanda
format Dissertação
author FURTADO, Maria Roberta Miranda
title Brincadeiras, jogos e a autorregulação da aprendizagem na educação infantil: um estudo de intervenção
title_short Brincadeiras, jogos e a autorregulação da aprendizagem na educação infantil: um estudo de intervenção
title_full Brincadeiras, jogos e a autorregulação da aprendizagem na educação infantil: um estudo de intervenção
title_fullStr Brincadeiras, jogos e a autorregulação da aprendizagem na educação infantil: um estudo de intervenção
title_full_unstemmed Brincadeiras, jogos e a autorregulação da aprendizagem na educação infantil: um estudo de intervenção
title_sort brincadeiras, jogos e a autorregulação da aprendizagem na educação infantil: um estudo de intervenção
publisher Universidade Federal do Pará
publishDate 2018
url http://repositorio.ufpa.br/jspui/handle/2011/10158
_version_ 1787148214228484096
score 11.653393