Artigo

Preconceito e discriminação para além das salas de aula: sociabilidades e cultura juvenil no ambiente escolar

This article analyzes the engendered and lived youth sociabilities in the school environment. Through them, we question the way in which youth culture is related to the school and also how they deal with prejudice and discrimination. We argue that the school is an important space for sociability in...

ver descrição completa

Autor principal: COELHO, Wilma de Nazaré Baía
Outros Autores: COELHO, Mauro Cezar
Grau: Artigo
Idioma: por
Publicado em: Universidade Federal do Pará 2018
Assuntos:
Acesso em linha: http://repositorio.ufpa.br/jspui/handle/2011/10203
http://dx.doi.org/10.11606/issn.2316-901X.v0i62p32-53
id ir-2011-10203
recordtype dspace
spelling ir-2011-102032018-09-12T05:02:54Z Preconceito e discriminação para além das salas de aula: sociabilidades e cultura juvenil no ambiente escolar Prejudice and discrimination beyond the classroom: sociability and Youth culture in the school environment COELHO, Wilma de Nazaré Baía COELHO, Mauro Cezar Cultura Juvenil Sociabilidades Preconceito Discriminação Docência CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::HISTORIA This article analyzes the engendered and lived youth sociabilities in the school environment. Through them, we question the way in which youth culture is related to the school and also how they deal with prejudice and discrimination. We argue that the school is an important space for sociability in youth culture. It is where significant part of social relations takes place. Nevertheless, this important dimension of the formation process is not an object of pedagogical intervention. The perceived sociabilities incorporate a meaningful discriminatory constituent based on color, race, gender and religious affiliation prejudice. Practiced in classrooms, hallways, courtyards and school courts, they are not object of educational action but in borderline cases, subject to punishment. O presente artigo analisa as sociabilidades juvenis engendradas e vividas no ambiente escolar. Por meio delas, problematizamos o modo pelo qual a cultura juvenil se relaciona com a Escola e, também, como elas lidam com o preconceito e a discriminação. Argumentamos, nesse sentido, que a Escola constitui um importante espaço de sociabilidade na cultura juvenil. É nela que parte significativa das relações sociais se efetiva. Não obstante, essa dimensão importantíssima do processo de formação não é objeto de intervenção pedagógica. As sociabilidades observadas incorporam um significativo componente discriminatório, sustentado em preconceitos de cor, raça, gênero e confissão religiosa. Exercidas nas salas de aula, nos corredores, pátios e quadras escolares, elas não constituem objeto de ação educativa, senão em casos limites, sujeitos à punição. COELHO, W. N. B. Dra. Docente da Universidade Federal do Pará, Instituto de Filosofia e Ciências Humanas, Faculdade de História COELHO, M. C. Dr. Docente da Universidade Federal do Pará, Instituto de Filosofia e Ciências Humanas, Faculdade de História 2018-09-11T18:56:47Z 2018-09-11T18:56:47Z 2015-07-27 Artigo de Periódico COELHO, Wilma de Nazaré Baía; COELHO, Mauro Cezar. Preconceito e discriminação para além das salas de aula: sociabilidades e cultura juvenil no ambiente escolar. Revista do Instituto de Estudos Brasileiros, São Paulo, n. 62, p. 32-53, dez. 2015. Disponível em: <http://dx.doi.org/10.11606/issn.2316-901X.v0i62p32-53>. Acesso em:. 0020-3874 2316-901X http://repositorio.ufpa.br/jspui/handle/2011/10203 http://dx.doi.org/10.11606/issn.2316-901X.v0i62p32-53 por Revista do Instituto de Estudos Brasileiros Acesso Aberto application/pdf Universidade Federal do Pará Brasil UFPA http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0020-38742015000300032&lng=pt&nrm=iso#aff1
institution Repositório Institucional - Universidade Federal do Pará
collection RI-UFPA
language por
topic Cultura Juvenil
Sociabilidades
Preconceito
Discriminação
Docência
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::HISTORIA
spellingShingle Cultura Juvenil
Sociabilidades
Preconceito
Discriminação
Docência
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::HISTORIA
COELHO, Wilma de Nazaré Baía
Preconceito e discriminação para além das salas de aula: sociabilidades e cultura juvenil no ambiente escolar
topic_facet Cultura Juvenil
Sociabilidades
Preconceito
Discriminação
Docência
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::HISTORIA
description This article analyzes the engendered and lived youth sociabilities in the school environment. Through them, we question the way in which youth culture is related to the school and also how they deal with prejudice and discrimination. We argue that the school is an important space for sociability in youth culture. It is where significant part of social relations takes place. Nevertheless, this important dimension of the formation process is not an object of pedagogical intervention. The perceived sociabilities incorporate a meaningful discriminatory constituent based on color, race, gender and religious affiliation prejudice. Practiced in classrooms, hallways, courtyards and school courts, they are not object of educational action but in borderline cases, subject to punishment.
format Artigo
author COELHO, Wilma de Nazaré Baía
author2 COELHO, Mauro Cezar
author2Str COELHO, Mauro Cezar
title Preconceito e discriminação para além das salas de aula: sociabilidades e cultura juvenil no ambiente escolar
title_short Preconceito e discriminação para além das salas de aula: sociabilidades e cultura juvenil no ambiente escolar
title_full Preconceito e discriminação para além das salas de aula: sociabilidades e cultura juvenil no ambiente escolar
title_fullStr Preconceito e discriminação para além das salas de aula: sociabilidades e cultura juvenil no ambiente escolar
title_full_unstemmed Preconceito e discriminação para além das salas de aula: sociabilidades e cultura juvenil no ambiente escolar
title_sort preconceito e discriminação para além das salas de aula: sociabilidades e cultura juvenil no ambiente escolar
publisher Universidade Federal do Pará
publishDate 2018
url http://repositorio.ufpa.br/jspui/handle/2011/10203
http://dx.doi.org/10.11606/issn.2316-901X.v0i62p32-53
_version_ 1832604530481561600
score 11.755432