Dissertação

Produção e avaliação de um módulo de estudo de aspectos históricos e epistemológicos sobre a evolução de modelos atômicos

The present work presents a research on the learning and teaching of atomic models and aims to elaborate and evaluate a module of study of historical and epistemological aspects about atomic models in the formation of chemistry teachers. Initially, it describes and discusses the results of a survey...

ver descrição completa

Autor principal: OLIVEIRA, Maria Eduarda da Silva
Grau: Dissertação
Idioma: por
Publicado em: Universidade Federal do Pará 2018
Assuntos:
Acesso em linha: http://repositorio.ufpa.br/jspui/handle/2011/10454
id ir-2011-10454
recordtype dspace
spelling ir-2011-104542019-01-08T16:33:26Z Produção e avaliação de um módulo de estudo de aspectos históricos e epistemológicos sobre a evolução de modelos atômicos OLIVEIRA, Maria Eduarda da Silva BRABO, Jesus de Nazaré Cardoso http://lattes.cnpq.br/8186834432543140 Química - Estudo e ensino Professores de química Professores - Formação Átomos - Modelos CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM FORMAÇÃO DE PROFESSORES PARA O ENSINO DE CIÊNCIAS E MATEMÁTICAS ENSINO, APRENDIZAGEM E FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE CIÊNCIAS E MATEMÁTICAS The present work presents a research on the learning and teaching of atomic models and aims to elaborate and evaluate a module of study of historical and epistemological aspects about atomic models in the formation of chemistry teachers. Initially, it describes and discusses the results of a survey of alternative conceptions of university students of chemistry on the subject and, based on this analysis, presents a didactic text on historical and epistemological aspects of the atomic models, as a way of minimizing the learning problems detected in the sample Investigated and literature on the subject. The results of the survey showed that subjects, like other similar studies, do not adequately understand the nature, history and context of application of the different atomic models. In the case of the sample investigated, as it is about future chemistry teachers, this is a very worrying fact. On the other hand, the results of a small sample of university students, who willingly read the text and answered questionnaires, indicate that the reading of historical and epistemological information presented in the text did not help to found in the conceptions of these future professors of chemistry. O presente trabalho apresenta uma pesquisa sobre a aprendizagem e o ensino de modelos atômicos e tem como objetivo elaborar e avaliar um módulo de estudo de aspectos históricos e epistemológicos sobre modelos atômicos na formação de professores de química. Inicialmente descreve e discute os resultados de sondagem de concepções alternativas de estudantes universitários de química sobre o tema e, a partir dessa análise, apresenta um texto didático sobre aspectos históricos e epistemológicos dos modelos atômicos, como forma de minimizar os problemas de aprendizagem detectados na amostra investigada e na literatura a respeito do tema. Os resultados da sondagem mostraram que os sujeitos, tal como de outros estudos análogos, não compreendem adequadamente a natureza, a história e o contexto de aplicação dos diferentes modelos atômicos. No caso, da amostra investigada, como se trata de futuros professores de química, isso se configura em um fato bastante preocupante. Por outro lado, os resultados de uma pequena amostra de estudantes universitários, que voluntariamente se dispuseram a ler o texto e responder questionários a respeito, indicam que a leitura de informações históricas e epistemológicas, apresentada no texto didático proposto, ajudou a minimizar alguns problemas de aprendizagem encontrados nas concepções desses futuros professores de química. 2018-12-10T17:46:30Z 2018-12-10T17:46:30Z 2016-11-14 Dissertação OLIVEIRA, Maria Eduarda da Silva. Produção e avaliação de um módulo de estudo de aspectos históricos e epistemológicos sobre a evolução de modelos atômicos. Orientador: Jesus Cardoso Brabo. 2016. 135 f. Dissertação (Mestrado em Educação em Ciências e Matemática) - Instituto de Educação Matemática e Científica, Universidade Federal do Pará, Belém, 2016. Disponível em: http://repositorio.ufpa.br/jspui/handle/2011/10454. Acesso em:. http://repositorio.ufpa.br/jspui/handle/2011/10454 por Acesso Aberto application/pdf Universidade Federal do Pará Brasil Instituto de Educação Matemática e Científica UFPA Programa de Pós-Graduação em Docência em Educação em Ciências e Matemáticas 1 CD-ROM
institution Repositório Institucional - Universidade Federal do Pará
collection RI-UFPA
language por
topic Química - Estudo e ensino
Professores de química
Professores - Formação
Átomos - Modelos
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM
FORMAÇÃO DE PROFESSORES PARA O ENSINO DE CIÊNCIAS E MATEMÁTICAS
ENSINO, APRENDIZAGEM E FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE CIÊNCIAS E MATEMÁTICAS
spellingShingle Química - Estudo e ensino
Professores de química
Professores - Formação
Átomos - Modelos
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM
FORMAÇÃO DE PROFESSORES PARA O ENSINO DE CIÊNCIAS E MATEMÁTICAS
ENSINO, APRENDIZAGEM E FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE CIÊNCIAS E MATEMÁTICAS
OLIVEIRA, Maria Eduarda da Silva
Produção e avaliação de um módulo de estudo de aspectos históricos e epistemológicos sobre a evolução de modelos atômicos
topic_facet Química - Estudo e ensino
Professores de química
Professores - Formação
Átomos - Modelos
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM
FORMAÇÃO DE PROFESSORES PARA O ENSINO DE CIÊNCIAS E MATEMÁTICAS
ENSINO, APRENDIZAGEM E FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE CIÊNCIAS E MATEMÁTICAS
description The present work presents a research on the learning and teaching of atomic models and aims to elaborate and evaluate a module of study of historical and epistemological aspects about atomic models in the formation of chemistry teachers. Initially, it describes and discusses the results of a survey of alternative conceptions of university students of chemistry on the subject and, based on this analysis, presents a didactic text on historical and epistemological aspects of the atomic models, as a way of minimizing the learning problems detected in the sample Investigated and literature on the subject. The results of the survey showed that subjects, like other similar studies, do not adequately understand the nature, history and context of application of the different atomic models. In the case of the sample investigated, as it is about future chemistry teachers, this is a very worrying fact. On the other hand, the results of a small sample of university students, who willingly read the text and answered questionnaires, indicate that the reading of historical and epistemological information presented in the text did not help to found in the conceptions of these future professors of chemistry.
author_additional BRABO, Jesus de Nazaré Cardoso
author_additionalStr BRABO, Jesus de Nazaré Cardoso
format Dissertação
author OLIVEIRA, Maria Eduarda da Silva
title Produção e avaliação de um módulo de estudo de aspectos históricos e epistemológicos sobre a evolução de modelos atômicos
title_short Produção e avaliação de um módulo de estudo de aspectos históricos e epistemológicos sobre a evolução de modelos atômicos
title_full Produção e avaliação de um módulo de estudo de aspectos históricos e epistemológicos sobre a evolução de modelos atômicos
title_fullStr Produção e avaliação de um módulo de estudo de aspectos históricos e epistemológicos sobre a evolução de modelos atômicos
title_full_unstemmed Produção e avaliação de um módulo de estudo de aspectos históricos e epistemológicos sobre a evolução de modelos atômicos
title_sort produção e avaliação de um módulo de estudo de aspectos históricos e epistemológicos sobre a evolução de modelos atômicos
publisher Universidade Federal do Pará
publishDate 2018
url http://repositorio.ufpa.br/jspui/handle/2011/10454
_version_ 1832602693073371136
score 11.755432