/img alt="Imagem da capa" class="recordcover" src="""/>
Tese
Contribuições da análise do comportamento para reabilitação verbal de crianças usuárias de implante coclear
This study is characterized by a research portfolio, which involves Behavior Analysis, linguistic behavior and cochlear implant. It got together a study of the literature review, and two experimental studies that tried to verify the effect of Multiples Examples Instructions (MEI) procedures, which s...
Autor principal: | PEREIRA, Fabiane da Silva |
---|---|
Grau: | Tese |
Idioma: | por |
Publicado em: |
Universidade Federal do Pará
2018
|
Assuntos: | |
Acesso em linha: |
http://repositorio.ufpa.br/jspui/handle/2011/10477 |
id |
ir-2011-10477 |
---|---|
recordtype |
dspace |
spelling |
ir-2011-104772025-02-13T18:33:55Z Contribuições da análise do comportamento para reabilitação verbal de crianças usuárias de implante coclear Contributions of behavioral analysis for verbal rehabilitation of cochlear implant users PEREIRA, Fabiane da Silva ASSIS, Grauben José Alves de http://lattes.cnpq.br/0722706223558223 VERDU, Ana Claudia Moreira Almeida http://lattes.cnpq.br/3777028853675653 Deficiência auditiva Implante coclear Naming Instrução com Múltiplos Exemplares Crianças Deaf Cochlear implant Naming Multiples Examples Instructions Children CNPQ::CIENCIAS HUMANAS CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM::TECNOLOGIA EDUCACIONAL CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::PSICOLOGIA ANÁLISE DO COMPORTAMENTO: DESENVOLVIMENTO DE TECNOLOGIA COMPORTAMENTAL PSICOLOGIA EXPERIMENTAL This study is characterized by a research portfolio, which involves Behavior Analysis, linguistic behavior and cochlear implant. It got together a study of the literature review, and two experimental studies that tried to verify the effect of Multiples Examples Instructions (MEI) procedures, which started with different methods, and also with a list of deaf children naming and cochlear implanted children. The naming concept and the method used on the last 20 years were reviewed. The study 1, experimental, investigated on three children that are cochlear implanted, the effect of the Multiples Examples Instructions procedures on the repertory integration of hear and speak. The study 2, experimental, evaluate in a child that was late cochlear implanted the effect of teach only of the listening repertory about naming, and the MEI about naming repertory. The literature review showed that the naming concept uses like described by Horne and Lowe (1996) has increased on the Behavior Analysis literature. And three procedures have been used during 20 years: hand sorting, MEI and Pairing naming. The study 2 results indicated that the MEI procedure was essential to the hearer and speaker repertory integration, which reduced the performance differences between speak and listen people. And the study 3 results showed that were necessary extra exposes to MEI to naming emergency. It discuss the possibility of new procedures at speak and hear abilities of cochlear implanted children. CNPq - Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico Este estudo caracteriza-se por um portfólio de pesquisas, que envolvem Análise do Comportamento, comportamento linguístico e implante coclear. Reuniu um estudo de revisão de literatura, dois estudos experimentais que buscaram verificar, a partir de metodologias diferentes, o efeito do procedimento de Instrução com Múltiplos Exemplares (MEI) e repertórios de naming em crianças com surdez e implante coclear. Revisou-se o conceito de naming e a metodologia utilizada para seu estabelecimento nos últimos 20 anos. O Estudo 2, experimental, investigou em três crianças usuárias de implante coclear o efeito do procedimento MEI sobre a integração dos repertórios de ouvir e falar. O Estudo 3, experimental, avaliou em uma criança, que recebeu implante coclear tardiamente, o efeito do ensino somente do repertório de ouvinte sobre o naming e o efeito do MEI sobre o repertório de naming. A revisão de literatura mostrou que o uso do conceito de naming, como descrito por Horne e Lowe (1996), tem sido crescente na literatura de Análise do Comportamento e que três procedimentos principais têm sido utilizados ao longo dos 20 anos: seleção-tato, MEI e Pairing naming. Os resultados do Estudo 2 indicaram que o procedimento de MEI foi condição fundamental para a integração dos repertórios de ouvinte e falante reduzindo a discrepância de desempenho entre os operantes de falar e ouvir; e os resultados do estudo 3 mostraram que foram necessárias exposições adicionais ao MEI para emergência de naming. Discute-se a possibilidade de novos procedimentos sobre as habilidades de falar e ouvir de crianças com implante coclear. 2018-12-12T18:02:08Z 2018-12-12T18:02:08Z 2017-06-27 Tese PEREIRA, Fabiane da Silva. Contribuições da análise do comportamento para reabilitação verbal de crianças usuárias de implante coclear. Orientador: Grauben José Alves de Assis. Coorientadora: Ana Cláudia Moreira Almeida-Verdu. 2017. 124 f. Tese (Doutorado em Teoria e Pesquisa do Comportamento) - Núcleo de Teoria e Pesquisa do Comportamento, Universidade Federal do Pará, Belém, 2017. Disponível em: http://repositorio.ufpa.br/jspui/handle/2011/10477. Acesso em:. http://repositorio.ufpa.br/jspui/handle/2011/10477 por Acesso Aberto application/pdf Universidade Federal do Pará Brasil Núcleo de Teoria e Pesquisa do Comportamento UFPA Programa de Pós-Graduação em Teoria e Pesquisa do Comportamento 1 CD-ROM |
institution |
Repositório Institucional - Universidade Federal do Pará |
collection |
RI-UFPA |
language |
por |
topic |
Deficiência auditiva Implante coclear Naming Instrução com Múltiplos Exemplares Crianças Deaf Cochlear implant Naming Multiples Examples Instructions Children CNPQ::CIENCIAS HUMANAS CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM::TECNOLOGIA EDUCACIONAL CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::PSICOLOGIA ANÁLISE DO COMPORTAMENTO: DESENVOLVIMENTO DE TECNOLOGIA COMPORTAMENTAL PSICOLOGIA EXPERIMENTAL |
spellingShingle |
Deficiência auditiva Implante coclear Naming Instrução com Múltiplos Exemplares Crianças Deaf Cochlear implant Naming Multiples Examples Instructions Children CNPQ::CIENCIAS HUMANAS CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM::TECNOLOGIA EDUCACIONAL CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::PSICOLOGIA ANÁLISE DO COMPORTAMENTO: DESENVOLVIMENTO DE TECNOLOGIA COMPORTAMENTAL PSICOLOGIA EXPERIMENTAL PEREIRA, Fabiane da Silva Contribuições da análise do comportamento para reabilitação verbal de crianças usuárias de implante coclear |
topic_facet |
Deficiência auditiva Implante coclear Naming Instrução com Múltiplos Exemplares Crianças Deaf Cochlear implant Naming Multiples Examples Instructions Children CNPQ::CIENCIAS HUMANAS CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM::TECNOLOGIA EDUCACIONAL CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::PSICOLOGIA ANÁLISE DO COMPORTAMENTO: DESENVOLVIMENTO DE TECNOLOGIA COMPORTAMENTAL PSICOLOGIA EXPERIMENTAL |
description |
This study is characterized by a research portfolio, which involves Behavior Analysis, linguistic behavior and cochlear implant. It got together a study of the literature review, and two experimental studies that tried to verify the effect of Multiples Examples Instructions (MEI) procedures, which started with different methods, and also with a list of deaf children naming and cochlear implanted children. The naming concept and the method used on the last 20 years were reviewed. The study 1, experimental, investigated on three children that are cochlear implanted, the effect of the Multiples Examples Instructions procedures on the repertory integration of hear and speak. The study 2, experimental, evaluate in a child that was late cochlear implanted the effect of teach only of the listening repertory about naming, and the MEI about naming repertory. The literature review showed that the naming concept uses like described by Horne and Lowe (1996) has increased on the Behavior Analysis literature. And three procedures have been used during 20 years: hand sorting, MEI and Pairing naming. The study 2 results indicated that the MEI procedure was essential to the hearer and speaker repertory integration, which reduced the performance differences between speak and listen people. And the study 3 results showed that were necessary extra exposes to MEI to naming emergency. It discuss the possibility of new procedures at speak and hear abilities of cochlear implanted children. |
author_additional |
ASSIS, Grauben José Alves de |
author_additionalStr |
ASSIS, Grauben José Alves de |
format |
Tese |
author |
PEREIRA, Fabiane da Silva |
title |
Contribuições da análise do comportamento para reabilitação verbal de crianças usuárias de implante coclear |
title_short |
Contribuições da análise do comportamento para reabilitação verbal de crianças usuárias de implante coclear |
title_full |
Contribuições da análise do comportamento para reabilitação verbal de crianças usuárias de implante coclear |
title_fullStr |
Contribuições da análise do comportamento para reabilitação verbal de crianças usuárias de implante coclear |
title_full_unstemmed |
Contribuições da análise do comportamento para reabilitação verbal de crianças usuárias de implante coclear |
title_sort |
contribuições da análise do comportamento para reabilitação verbal de crianças usuárias de implante coclear |
publisher |
Universidade Federal do Pará |
publishDate |
2018 |
url |
http://repositorio.ufpa.br/jspui/handle/2011/10477 |
_version_ |
1829089405945511936 |
score |
11.753735 |