Dissertação

A Contribuição do Instituto Federal do Pará do Campus de Bragança na formação de capital humano local e seus desdobramentos

The present dissertation sought to analyze the contribution of the Federal Institute of Education, Science and Technology of Pará (IFPA) of the Bragança's campus in the formation of Local Human capital (CHL) and its unfolding, starting from the premise that the Institutes of Higher Education, amo...

ver descrição completa

Autor principal: LOBATO, Danielle de Cássia da Silva Malcher
Grau: Dissertação
Idioma: por
Publicado em: Universidade Federal do Pará 2019
Assuntos:
Acesso em linha: http://repositorio.ufpa.br/jspui/handle/2011/10599
id ir-2011-10599
recordtype dspace
spelling ir-2011-105992024-09-11T17:36:27Z A Contribuição do Instituto Federal do Pará do Campus de Bragança na formação de capital humano local e seus desdobramentos LOBATO, Danielle de Cássia da Silva Malcher RIBEIRO, Adagenor Lobato http://lattes.cnpq.br/7267332533770139 Capital humano - Conhecimentos Capital humano - Atitudes Instituto Federal de Educação CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAO::ADMINISTRACAO PUBLICA::ORGANIZACOES PUBLICAS GESTÃO PÚBLICA MUNICIPAL GESTÃO PÚBLICA DO DESENVOLVIMENTO The present dissertation sought to analyze the contribution of the Federal Institute of Education, Science and Technology of Pará (IFPA) of the Bragança's campus in the formation of Local Human capital (CHL) and its unfolding, starting from the premise that the Institutes of Higher Education, among them the Federal Institutes, are institutions of great importance for the formation of Human capital in the municipality where they work, offering knowledge, skills and attitudes to their graduates through their internal competencies (intangible assets). These were measured, based on the structure of the faculty of the campus, as to their degree of importance in the provision of knowledge, skills and attitudes to the graduates, from the perspective of the institution's managers, analyzed together and compared to the perception of the graduates themselves regarding the contribution of the institution in the formation of CHL. The methodological procedure used was based on a descriptive and exploratory analysis with quantitative and qualitative measurement. The results showed that the IFPA/Bragança’s campus has contributed to the formation of CHL in a significant and relevant way in the offer of knowledge, skills and attitudes to the graduates of the institution, however, they were not enough to guarantee employability in their area of formation. A presente dissertação analisou a contribuição do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Pará (IFPA) do campus de Bragança na formação do Capital Humano Local (CHL) e seus desdobramentos, partindo-se da premissa de que as Instituições de Ensino Superior (IES), entre elas os Institutos federais, são instituições de suma importância para a formação de capital humano no município onde atuam, ofertando conhecimentos, habilidades e atitudes a seus egressos por meio de suas competências internas (ativos intangíveis). Essas, para tal, foram mensuradas, a partir da estrutura do corpo docente do campus, avaliadas quanto ao seu grau de importância na oferta de conhecimentos, habilidades e atitudes aos egressos, sob a óptica dos gestores da instituição, bem como foram analisadas em conjunto e comparadas à percepção dos próprios egressos quanto à contribuição da instituição na formação do CHL. O procedimento metodológico utilizado pautou-se em uma análise descritiva e exploratória com mensuração quantitativa e qualitativa. Os resultados constataram que o IFPA/campus de Bragança tem contribuído para a formação de CHL a partir da oferta de conhecimentos, habilidades e atitudes aos egressos da instituição, no entanto, não foram suficientes para garantir, de forma efetiva, a empregabilidade em sua área de formação. IFPA - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Pará 2019-02-12T19:47:00Z 2019-02-12T19:47:00Z 2018-09-13 Dissertação LOBATO, Danielle de Cássia da Silva Malcher. A Contribuição do Instituto Federal do Pará do campus de Bragança na formação de capital humano local e seus desdobramentos. Orientador Adagenor Lobato Ribeiro. 2018. 132 f. Dissertação (Mestrado em Gestão Pública) – Núcleo de Altos Estudos Amazônicos, Universidade Federal do Pará. Belém, 2018. Disponível em: http://repositorio.ufpa.br/jspui/handle/2011/10599. Acesso em:. http://repositorio.ufpa.br/jspui/handle/2011/10599 por Acesso Aberto application/pdf Universidade Federal do Pará Brasil Núcleo de Altos Estudos Amazônicos UFPA Programa de Pós-Graduação em Gestão Pública 1 CD-ROM
institution Repositório Institucional - Universidade Federal do Pará
collection RI-UFPA
language por
topic Capital humano - Conhecimentos
Capital humano - Atitudes
Instituto Federal de Educação
CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAO::ADMINISTRACAO PUBLICA::ORGANIZACOES PUBLICAS
GESTÃO PÚBLICA MUNICIPAL
GESTÃO PÚBLICA DO DESENVOLVIMENTO
spellingShingle Capital humano - Conhecimentos
Capital humano - Atitudes
Instituto Federal de Educação
CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAO::ADMINISTRACAO PUBLICA::ORGANIZACOES PUBLICAS
GESTÃO PÚBLICA MUNICIPAL
GESTÃO PÚBLICA DO DESENVOLVIMENTO
LOBATO, Danielle de Cássia da Silva Malcher
A Contribuição do Instituto Federal do Pará do Campus de Bragança na formação de capital humano local e seus desdobramentos
topic_facet Capital humano - Conhecimentos
Capital humano - Atitudes
Instituto Federal de Educação
CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAO::ADMINISTRACAO PUBLICA::ORGANIZACOES PUBLICAS
GESTÃO PÚBLICA MUNICIPAL
GESTÃO PÚBLICA DO DESENVOLVIMENTO
description The present dissertation sought to analyze the contribution of the Federal Institute of Education, Science and Technology of Pará (IFPA) of the Bragança's campus in the formation of Local Human capital (CHL) and its unfolding, starting from the premise that the Institutes of Higher Education, among them the Federal Institutes, are institutions of great importance for the formation of Human capital in the municipality where they work, offering knowledge, skills and attitudes to their graduates through their internal competencies (intangible assets). These were measured, based on the structure of the faculty of the campus, as to their degree of importance in the provision of knowledge, skills and attitudes to the graduates, from the perspective of the institution's managers, analyzed together and compared to the perception of the graduates themselves regarding the contribution of the institution in the formation of CHL. The methodological procedure used was based on a descriptive and exploratory analysis with quantitative and qualitative measurement. The results showed that the IFPA/Bragança’s campus has contributed to the formation of CHL in a significant and relevant way in the offer of knowledge, skills and attitudes to the graduates of the institution, however, they were not enough to guarantee employability in their area of formation.
author_additional RIBEIRO, Adagenor Lobato
author_additionalStr RIBEIRO, Adagenor Lobato
format Dissertação
author LOBATO, Danielle de Cássia da Silva Malcher
title A Contribuição do Instituto Federal do Pará do Campus de Bragança na formação de capital humano local e seus desdobramentos
title_short A Contribuição do Instituto Federal do Pará do Campus de Bragança na formação de capital humano local e seus desdobramentos
title_full A Contribuição do Instituto Federal do Pará do Campus de Bragança na formação de capital humano local e seus desdobramentos
title_fullStr A Contribuição do Instituto Federal do Pará do Campus de Bragança na formação de capital humano local e seus desdobramentos
title_full_unstemmed A Contribuição do Instituto Federal do Pará do Campus de Bragança na formação de capital humano local e seus desdobramentos
title_sort contribuição do instituto federal do pará do campus de bragança na formação de capital humano local e seus desdobramentos
publisher Universidade Federal do Pará
publishDate 2019
url http://repositorio.ufpa.br/jspui/handle/2011/10599
_version_ 1832605254254854144
score 11.755432