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Dissertação
Criança de um planeta chamado Combu: modos de aprender e ensinar arte, vida e amor
Esta pesquisa é uma escuta cuidadosa e uma interlocução visual e de palavras que realizei com um grupo de crianças na Ilha do Combu, no ano de 2015, quando estava como docente de artes nas três turmas do Anexo Escolar Santo Antônio que fica localizado no Igarapé Perequitaquara. Ao longo de um ano...
Autor principal: | SILVA, Adriele Cristine Silva da |
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Grau: | Dissertação |
Idioma: | por |
Publicado em: |
Universidade Federal do Pará
2019
|
Assuntos: | |
Acesso em linha: |
http://repositorio.ufpa.br/jspui/handle/2011/10695 |
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ir-2011-10695 |
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ir-2011-106952022-08-18T14:05:31Z Criança de um planeta chamado Combu: modos de aprender e ensinar arte, vida e amor Niño de un planeta llamado Combu: formas de aprendizaje y enseñanza de arte, vida y amor SILVA, Adriele Cristine Silva da LEÃO, Ana Cláudia do Amaral http://lattes.cnpq.br/3091200390689592 Arte-Estudo e Ensino Criança Ilha do Combu (PA) Educação Teoria do conhecimento CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES TEORIAS E INTERFACES EPISTÊMICAS EM ARTES ARTES Esta pesquisa é uma escuta cuidadosa e uma interlocução visual e de palavras que realizei com um grupo de crianças na Ilha do Combu, no ano de 2015, quando estava como docente de artes nas três turmas do Anexo Escolar Santo Antônio que fica localizado no Igarapé Perequitaquara. Ao longo de um ano letivo desenvolvemos diversas atividades que resultaram na construção de mapas, imagens e textos delas, as crianças, e de um planeta chamado Combu. A pesquisa se situa no território insular sul, da Ilha do Combu, no Igarapé Perequitaquara, em Belém. Conectei o conhecimento de autores como Tetsuro Watsuji (2016), João Dergan (2006), Jocilete Ribeiro (2010) e Arjun Appadurai (1996) articulando diferentes disciplinas em igualdade com a fala de moradoras e moradores do Periquitaquara para falar desse território. Na escritura do texto dialoguei com Ana Mae Barbosa (1998), Jorge Larrosa (2017), Walter Benjamin (2002), Mirian Celeste Martins (2012) para descrever alguns modos de fazer em artes descrevendo atividades e minha metodologia em sala de aula. E finalmente encontrei com Ailton Krenak (2015), Paulo Freire (2003), Rosilene Pereira Holiparkorhó (2013) para ver e ouvir com olhos e ouvidos atentos quem são as crianças do Igarapé Periquitaquara a partir delas e de suas produções escritas, visuais, de suas falas, seus corpos e de toda poesia que são. La investigación es una escucha cuidadosa y una interlocución visual y de palabras que hice con un grupo de niños en la Isla del Combu, en el año 2015, cuando estaba como docente de artes en las tres clases del Anexo Escolar Santo Antônio que se encuentra en el Igarapé Perequitaquara . Ao largo de un año escolar desarrollamos diversas actividades que resultaron en la construcción de mapas, imágenes y textos de ellos, los niños, y de un planeta llamado Combu. La investigación se sitúa en el territorio insular sur, de la Isla del Combu, en el Igarapé Perequitaquara, en Belém. Conecté el conocimiento de autores como Tetsuro Watsuj (2016), João Dergan (2006), Jocilete Ribeiro (2010) y Arjun Appadurai (1996) articulando diferentes disciplinas en igualdad con el habla de la poblacíon del Periquitaquara para hablar de ese territorio. En la escritura del texto dialogi con Ana Mae Barbosa (1998), Jorge Larrosa (2017), Walter Benjamin (2002), Mirian Celeste Martins (2012) para describir algunos modos de hacer en artes describiendo actividades y mi metodología en lãs classes. Y finalmente encontré con Ailton Krenak (2015), Paulo Freire (2003), Rosilene Pereira Holiparkorhó (2013) para ver y oír con ojos y oídos atentos quienes son los niños del Igarapé Periquitaquara a partir de ellos y de sus producciones escritas, visuales, sus palabras, sus cuerpos y de toda la poesía que son. 2019-02-25T19:23:54Z 2019-02-18 2019-02-25T19:23:54Z 2018-12-21 Dissertação SILVA, Adriele Cristine Silva da. Crianças de um planeta chamado Combu: modos de aprender e ensinar arte, vida e amor. Orientadora: Ana Claudia do Amaral Leão. 2018. 192 f. Dissertação (Mestrado em Artes) - Programa de Pós-Graduação em Artes, Instituto de Ciências da Arte, Universidade Federal do Pará, Belém, 2018. Disponível em: http://repositorio.ufpa.br/jspui/handle/2011/10695. Acesso em:. http://repositorio.ufpa.br/jspui/handle/2011/10695 por Acesso Aberto application/pdf Universidade Federal do Pará Brasil Instituto de Ciências da Arte UFPA Programa de Pós-Graduação em Artes 1 CD-ROM |
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Repositório Institucional - Universidade Federal do Pará |
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Esta pesquisa é uma escuta cuidadosa e uma interlocução visual e de palavras
que realizei com um grupo de crianças na Ilha do Combu, no ano de 2015, quando
estava como docente de artes nas três turmas do Anexo Escolar Santo Antônio que fica
localizado no Igarapé Perequitaquara. Ao longo de um ano letivo desenvolvemos diversas
atividades que resultaram na construção de mapas, imagens e textos delas, as crianças,
e de um planeta chamado Combu. A pesquisa se situa no território insular sul, da Ilha
do Combu, no Igarapé Perequitaquara, em Belém. Conectei o conhecimento de autores
como Tetsuro Watsuji (2016), João Dergan (2006), Jocilete Ribeiro (2010) e Arjun Appadurai
(1996) articulando diferentes disciplinas em igualdade com a fala de moradoras e
moradores do Periquitaquara para falar desse território. Na escritura do texto dialoguei
com Ana Mae Barbosa (1998), Jorge Larrosa (2017), Walter Benjamin (2002), Mirian Celeste
Martins (2012) para descrever alguns modos de fazer em artes descrevendo atividades
e minha metodologia em sala de aula. E finalmente encontrei com Ailton Krenak (2015),
Paulo Freire (2003), Rosilene Pereira Holiparkorhó (2013) para ver e ouvir com olhos e
ouvidos atentos quem são as crianças do Igarapé Periquitaquara a partir delas e de suas
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