/img alt="Imagem da capa" class="recordcover" src="""/>
Dissertação
Responsividade materna e desenvolvimento sóciocomunicativo de prematuros durante o primeiro ano de vida
Premature neonates with birth weight (BW ) ≤ 2500 grams may show deficits arising from neurological damage that alter the sóciocomunicativo development. Early motherinfant interactions premature are important to assess this risk process , observed from changes in nonverbal communication . The qual...
Autor principal: | CALDAS, Ivete Furtado Ribeiro |
---|---|
Grau: | Dissertação |
Idioma: | por |
Publicado em: |
Universidade Federal do Pará
2019
|
Assuntos: | |
Acesso em linha: |
http://repositorio.ufpa.br/jspui/handle/2011/10823 |
id |
ir-2011-10823 |
---|---|
recordtype |
dspace |
spelling |
ir-2011-108232019-05-02T20:12:19Z Responsividade materna e desenvolvimento sóciocomunicativo de prematuros durante o primeiro ano de vida Maternal responsiveness and social communicative development of premature infants during the first year of life CALDAS, Ivete Furtado Ribeiro GAROTTI, Marilice Fernandes http://lattes.cnpq.br/2218504886013525 CHERMONT, Aurimery Gomes http://lattes.cnpq.br/4212769913736000 Mãe e filhos - Relações Crianças - Desenvolvimento Prematuros Responsividade materna Interação mãe - bebê Desenvolvimento infantil Fator de risco CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::PSICOLOGIA ECOLOGIA DO DESENVOLVIMENTO HUMANO ECOETOLOGIA Premature neonates with birth weight (BW ) ≤ 2500 grams may show deficits arising from neurological damage that alter the sóciocomunicativo development. Early motherinfant interactions premature are important to assess this risk process , observed from changes in nonverbal communication . The quality of maternal responsiveness during these interactions are important for the development of sóciocomunicativas skills in the first year of life . This study examined the relationship between maternal responsiveness and sóciocomunicativo development of premature infants for each group in four stages of development. 18 dyads with gestational age < 36 6/7 weeks and BW ≤ 2500 grams participated . They were divided into three groups , defined according to their maternal and pregnancy characteristics . For data collection a clinical record , sociodemographic interview , scale of social interaction (EIS) and observation protocol mother and child were used. The sessions took place at three, six, nine and twelve months life. All sessions were recorded on video for full backlog of skills and engagement . The results showed that in the group not primiparous Twins (NGP) significant differences were observed in the states of Engagement Person (EP) ( x2 = 11,00, p=0,012) with longer duration at three months ( M = 90,70; SD =16,10 ). And in engagements with the object and person (EOP) were also significant differences (x2=10,35; p=0,01) observed by checking triadic episodes at six months (M=0,13, SD=0,32). Significant positive correlation between engagement with object (EO) at three months and the total score of the Social Interaction Scale (EIS) at six months (0,592; p<0,05) was identified . In NGP group the child's weight at birth was positively correlated with EP (0,812; p< 0,05) and negatively with EO at three months (-0.812; p<0,05 ) . Therefore, the findings show that the quality of interactions, and sociodemographic risk factors interfere with the development of sóciocomunicativas skills of children born preterm. CAPES - Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior Neonatos prematuros com peso ao nascer (PN) ≤ 2500 gramas podem apresentar déficits decorrentes de comprometimentos neurológicos que alteram o desenvolvimento sóciocomunicativo. Interações iniciais mãe-bebê prematuro são importantes para avaliar esse processo de risco, verificado a partir de alterações na comunicação não verbal. A qualidade da responsividade materna durante essas interações são importantes para o desenvolvimento das habilidades sóciocomunicativas no primeiro ano de vida. Este estudo verificou a relação entre a responsividade materna e o desenvolvimento sóciocomunicativo de prematuros para cada grupo em quatro momentos do desenvolvimento. Participaram 18 díades com idade gestacional < 36 6/7 semanas e PN ≤ 2500 gramas. Elas foram distribuídas em três grupos, delimitados de acordo com suas características maternas e gestacionais. Para a coleta de dados foram utilizados uma ficha clínica, entrevista sociodemográfica, escala de interação social (EIS) e protocolo de observação mãe-criança. As sessões aconteceram aos três, seis, nove e doze meses de vida. Todas as sessões foram integralmente registradas em vídeo para posterior registro das habilidades e engajamentos. Os resultados mostraram que no grupo Não Gêmeos Primíparos (NGP) foram observadas diferenças significativas nos estados de Engajamento com Pessoa (EP) (x2= 11,00; p=0,012) com maior duração aos três meses (M=90,70; dp=16,10). E nos engajamentos com objeto e pessoa (EOP) também foram observadas diferenças significativas (x2= 10,35; p=0,01), verificando episódios triádicos aos seis meses (M=0,13; dp=0,32). Foi identificada correlação significativa positiva entre engajamento com objeto (EO) aos três meses e a pontuação total da Escala de Interação Social (EIS) aos seis meses (0,592; p<0,05). No grupo NGP o peso da criança ao nascer apresentou correlação positiva com EP (0,812; p<0,05) e negativa com EO aos três meses (-0,812; p<0,05). Portanto, os achados evidenciam que a qualidade das interações, fatores de risco e sociodemográficos interferem no desenvolvimento das habilidades sóciocomunicativas de crianças nascidas prematuras. 2019-03-29T18:09:51Z 2019-03-29T18:09:51Z 2014-04-29 Dissertação CALDAS, Ivete Furtado Ribeiro. Responsividade materna e desenvolvimento sóciocomunicativo de prematuros durante o primeiro ano de vida. 2014. 88 f. Orientadora: Marilice Fernandes Garotti. Dissertação (Mestrado em Teoria e Pesquisa do Comportamento) - Núcleo de Teoria e Pesquisa do Comportamento, Universidade Federal do Pará, Belém, 2014. Disponível em: http://repositorio.ufpa.br/jspui/handle/2011/10823. Acesso em:. http://repositorio.ufpa.br/jspui/handle/2011/10823 por Acesso Aberto application/pdf Universidade Federal do Pará Brasil Núcleo de Teoria e Pesquisa do Comportamento UFPA Programa de Pós-Graduação em Teoria e Pesquisa do Comportamento 1 CD-ROM |
institution |
Repositório Institucional - Universidade Federal do Pará |
collection |
RI-UFPA |
language |
por |
topic |
Mãe e filhos - Relações Crianças - Desenvolvimento Prematuros Responsividade materna Interação mãe - bebê Desenvolvimento infantil Fator de risco CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::PSICOLOGIA ECOLOGIA DO DESENVOLVIMENTO HUMANO ECOETOLOGIA |
spellingShingle |
Mãe e filhos - Relações Crianças - Desenvolvimento Prematuros Responsividade materna Interação mãe - bebê Desenvolvimento infantil Fator de risco CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::PSICOLOGIA ECOLOGIA DO DESENVOLVIMENTO HUMANO ECOETOLOGIA CALDAS, Ivete Furtado Ribeiro Responsividade materna e desenvolvimento sóciocomunicativo de prematuros durante o primeiro ano de vida |
topic_facet |
Mãe e filhos - Relações Crianças - Desenvolvimento Prematuros Responsividade materna Interação mãe - bebê Desenvolvimento infantil Fator de risco CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::PSICOLOGIA ECOLOGIA DO DESENVOLVIMENTO HUMANO ECOETOLOGIA |
description |
Premature neonates with birth weight (BW ) ≤ 2500 grams may show deficits arising
from neurological damage that alter the sóciocomunicativo development. Early motherinfant interactions premature are important to assess this risk process , observed from
changes in nonverbal communication . The quality of maternal responsiveness during
these interactions are important for the development of sóciocomunicativas skills in the
first year of life . This study examined the relationship between maternal responsiveness
and sóciocomunicativo development of premature infants for each group in four stages
of development. 18 dyads with gestational age < 36 6/7 weeks and BW ≤ 2500 grams
participated . They were divided into three groups , defined according to their maternal
and pregnancy characteristics . For data collection a clinical record , sociodemographic
interview , scale of social interaction (EIS) and observation protocol mother and child
were used. The sessions took place at three, six, nine and twelve months life. All
sessions were recorded on video for full backlog of skills and engagement . The results
showed that in the group not primiparous Twins (NGP) significant differences were
observed in the states of Engagement Person (EP) ( x2 = 11,00, p=0,012) with longer
duration at three months ( M = 90,70; SD =16,10 ). And in engagements with the object
and person (EOP) were also significant differences (x2=10,35; p=0,01) observed by
checking triadic episodes at six months (M=0,13, SD=0,32). Significant positive
correlation between engagement with object (EO) at three months and the total score of
the Social Interaction Scale (EIS) at six months (0,592; p<0,05) was identified . In NGP
group the child's weight at birth was positively correlated with EP (0,812; p< 0,05) and
negatively with EO at three months (-0.812; p<0,05 ) . Therefore, the findings show that
the quality of interactions, and sociodemographic risk factors interfere with the
development of sóciocomunicativas skills of children born preterm. |
author_additional |
GAROTTI, Marilice Fernandes |
author_additionalStr |
GAROTTI, Marilice Fernandes |
format |
Dissertação |
author |
CALDAS, Ivete Furtado Ribeiro |
title |
Responsividade materna e desenvolvimento sóciocomunicativo de prematuros durante o primeiro ano de vida |
title_short |
Responsividade materna e desenvolvimento sóciocomunicativo de prematuros durante o primeiro ano de vida |
title_full |
Responsividade materna e desenvolvimento sóciocomunicativo de prematuros durante o primeiro ano de vida |
title_fullStr |
Responsividade materna e desenvolvimento sóciocomunicativo de prematuros durante o primeiro ano de vida |
title_full_unstemmed |
Responsividade materna e desenvolvimento sóciocomunicativo de prematuros durante o primeiro ano de vida |
title_sort |
responsividade materna e desenvolvimento sóciocomunicativo de prematuros durante o primeiro ano de vida |
publisher |
Universidade Federal do Pará |
publishDate |
2019 |
url |
http://repositorio.ufpa.br/jspui/handle/2011/10823 |
_version_ |
1787148119057629184 |
score |
11.678145 |