Artigo

O uso de mapas conceituais como ferramenta metacognitiva no ensino de Química

This study aimed to recommend the use of conceptual maps (CMs) as a metacognitive tool in the teaching-learning process in Chemistry. The research was carried out involving students of the chemistry graduation, during the discipline of theoretical general chemistry II, at Universidade Federal do Par...

ver descrição completa

Autor principal: TAVARES, Laís Conceição
Outros Autores: MÜLLER, Regina Celi Sarkis, FERNANDES, Adriano Caldeira
Grau: Artigo
Idioma: por
Publicado em: Universidade Federal do Pará 2019
Assuntos:
Acesso em linha: http://repositorio.ufpa.br/jspui/handle/2011/10882
http://dx.doi.org/10.18542/amazrecm.v14i29.5561
id ir-2011-10882
recordtype dspace
spelling ir-2011-108822020-08-04T13:44:44Z O uso de mapas conceituais como ferramenta metacognitiva no ensino de Química The use of conceptual maps as a metacognitive tool in chemistry teaching TAVARES, Laís Conceição MÜLLER, Regina Celi Sarkis FERNANDES, Adriano Caldeira Mapas conceituais Ensino - Aprendizagem Metacognição This study aimed to recommend the use of conceptual maps (CMs) as a metacognitive tool in the teaching-learning process in Chemistry. The research was carried out involving students of the chemistry graduation, during the discipline of theoretical general chemistry II, at Universidade Federal do Pará (UFPA), university campus in Belém. The data were obtained through the collection of CMs elaborated by the students. The analyses were carried out based on the observation of students' contact with the object of study, the way in which the students understood the content and the externalization of the knowledge represented through the maps. The results of this study indicated that through the CMs it is possible to better understand the metacognitive manifestations of the individuals, since the maps make the information more accessible and allow understanding how the students understand the content in study and how they relate the concepts in their cognitive structure. Currently, there is an increasing use of alternative tools for the teaching, including in the field of natural sciences, where they are constants, thus, the use of CMs was quite accepted by students, which contributed significantly to the training of future teachers, demonstrating the importance of this instrument for the teaching-learning process. CAPES - Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior O presente artigo tem como objetivo propor o uso de mapas conceituais (MCs) como ferramenta metacognitiva no processo de ensino e aprendizagem em química. A pesquisa envolveu estudantes do curso de licenciatura em química, durante a disciplina de química geral teórica II, na Universidade Federal do Pará (UFPA), campus de Belém. Os dados foram obtidos por meio da coleta de MCs construídos pelos discentes. As análises foram realizadas a partir da observação do contato dos estudantes com o objeto de estudo, da forma como os discentes compreendem o conteúdo e da externalização do conhecimento expressa através dos mapas. Os resultados obtidos indicam que através dos MCs é possível compreender melhor as manifestações metacognitivas dos indivíduos, pois os mapas tornam as informações mais acessíveis e permitem perceber a forma como os estudantes compreendem o conteúdo em estudo e como eles relacionam os conceitos em sua estrutura cognitiva. Atualmente é crescente o uso de ferramentas alternativas para o ensino, inclusive na área de ciências da natureza. Desse modo, o uso de MCs foi bem aceito pelos discentes, o que contribuiu significativamente com a formação de futuros docentes, demonstrando a importância desse instrumento para o processo de ensino e aprendizagem. MÜLLER, R. C. S.; FERNANDES, A. C. Universidade Federal do Pará, Instituto de Ciências Exatas e Naturais (ICEN), Programa de Pós-Graduação em Química (PPGQ) 2019-04-05T22:24:29Z 2019-04-05T22:24:29Z 2018-06 Artigo de Periódico TAVARES, Laís Conceição, MÜLLER, Regina Celi Sarkis; FERNANDES, Adriano Caldeira. O uso de mapas conceituais como ferramenta metacognitiva no ensino de Química. Amazônia: Revista de Educação em Ciências e Matemática, Belém, v. 14, n. 29, p. 63-78, jan./jun. 2018, Especial Metacognição. Disponível em: http://repositorio.ufpa.br/jspui/handle/2011/10882. Acesso em:. 2317-5125 http://repositorio.ufpa.br/jspui/handle/2011/10882 http://dx.doi.org/10.18542/amazrecm.v14i29.5561 por Amazônia - Revista de Educação em Ciências e Matemáticas Acesso Aberto application/pdf Universidade Federal do Pará Brasil UFPA https://periodicos.ufpa.br/index.php/revistaamazonia/article/view/5561/4766
institution Repositório Institucional - Universidade Federal do Pará
collection RI-UFPA
language por
topic Mapas conceituais
Ensino - Aprendizagem
Metacognição
spellingShingle Mapas conceituais
Ensino - Aprendizagem
Metacognição
TAVARES, Laís Conceição
O uso de mapas conceituais como ferramenta metacognitiva no ensino de Química
topic_facet Mapas conceituais
Ensino - Aprendizagem
Metacognição
description This study aimed to recommend the use of conceptual maps (CMs) as a metacognitive tool in the teaching-learning process in Chemistry. The research was carried out involving students of the chemistry graduation, during the discipline of theoretical general chemistry II, at Universidade Federal do Pará (UFPA), university campus in Belém. The data were obtained through the collection of CMs elaborated by the students. The analyses were carried out based on the observation of students' contact with the object of study, the way in which the students understood the content and the externalization of the knowledge represented through the maps. The results of this study indicated that through the CMs it is possible to better understand the metacognitive manifestations of the individuals, since the maps make the information more accessible and allow understanding how the students understand the content in study and how they relate the concepts in their cognitive structure. Currently, there is an increasing use of alternative tools for the teaching, including in the field of natural sciences, where they are constants, thus, the use of CMs was quite accepted by students, which contributed significantly to the training of future teachers, demonstrating the importance of this instrument for the teaching-learning process.
format Artigo
author TAVARES, Laís Conceição
author2 MÜLLER, Regina Celi Sarkis
FERNANDES, Adriano Caldeira
author2Str MÜLLER, Regina Celi Sarkis
FERNANDES, Adriano Caldeira
title O uso de mapas conceituais como ferramenta metacognitiva no ensino de Química
title_short O uso de mapas conceituais como ferramenta metacognitiva no ensino de Química
title_full O uso de mapas conceituais como ferramenta metacognitiva no ensino de Química
title_fullStr O uso de mapas conceituais como ferramenta metacognitiva no ensino de Química
title_full_unstemmed O uso de mapas conceituais como ferramenta metacognitiva no ensino de Química
title_sort o uso de mapas conceituais como ferramenta metacognitiva no ensino de química
publisher Universidade Federal do Pará
publishDate 2019
url http://repositorio.ufpa.br/jspui/handle/2011/10882
http://dx.doi.org/10.18542/amazrecm.v14i29.5561
_version_ 1787148361075261440
score 11.675088