Dissertação

Narrativas e conhecimentos históricos substantivos: um estudo com alunos do 9º ano do município de Tailândia/PA

The aim of the study was to understand how elementary school students mobilize elements and operations of historical thought when challenged to narrate the history of black slavery in Brazil. The task faced by the research subjects provoked a series of cognitive movements: selecting events, characte...

ver descrição completa

Autor principal: NANEZ, Otto Jorge da Silva
Grau: Dissertação
Idioma: por
Publicado em: Universidade Federal do Pará 2019
Assuntos:
Acesso em linha: http://repositorio.ufpa.br/jspui/handle/2011/11136
id ir-2011-11136
recordtype dspace
spelling ir-2011-111362020-04-01T20:10:11Z Narrativas e conhecimentos históricos substantivos: um estudo com alunos do 9º ano do município de Tailândia/PA NANEZ, Otto Jorge da Silva FERREIRA, Eliana Ramos http://lattes.cnpq.br/8121954088119834 Narrativas históricas Conceitos substantivos Escravidão negra Historical narratives Substantive concepts Black slavery CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::HISTORIA::HISTORIA DO BRASIL::HISTORIA REGIONAL DO BRASIL SABERES HISTÓRICOS EM DIFERENTES ESPAÇOS DA MEMÓRIA ENSINO DE HISTÓRIA The aim of the study was to understand how elementary school students mobilize elements and operations of historical thought when challenged to narrate the history of black slavery in Brazil. The task faced by the research subjects provoked a series of cognitive movements: selecting events, characters, spaces and concepts in the long temporality, interpreting them and articulating them in an explanatory and coherent account. To achieve the proposed objectives, the investigation dialogued with the theories of the historian Jörn Rüsen and with the reflections of the field of historical education, discussing the specificities of the narrative in the production of historical knowledge and its relationship with the Historical learning and the formation of historical thought/consciousness. In the methodological course of qualitative nature, we attempted to articulate the contributions of Rüsen with referential from empirical researches in order to subside the analysis of the collected material. Twenty-three students from a 9th grade class from a municipal school in Thailand, Pará, participated in the study. The description and analysis of historical markers (substantive content, historical, spatial and temporal agents), characterized as structural substantive historical concepts and the way they articulate in the collected narratives were performed. The analysis and reflection made it possible to highlight the way students apprehend their historical knowledge about the historical concept of black slavery in Brazil, how they mobilize historical markers and basic notions of thought Historical as those of explanation, causality and relations between the temporal dimensions, which can help researchers and teachers in the task of understanding the processes of formation of thought and historical consciousness. O objetivo do estudo foi compreender como estudantes do ensino fundamental mobilizam elementos e operações do pensamento histórico quando desafiados a narrar à história da escravidão negra no Brasil. A tarefa enfrentada pelos sujeitos da pesquisa provocou uma série de movimentos cognitivos: selecionar acontecimentos, personagens, espaços e conceitos na longa temporalidade, interpretá-los e articulá-los num relato explicativo e coerente. Para alcançar os objetivos propostos, a investigação dialogou com as teorias do historiador Jörn Rüsen e com as reflexões do campo da Educação Histórica, discutindo as especificidades da narrativa na produção do conhecimento histórico e sua relação com a aprendizagem histórica e a formação do pensamento/consciência histórica. No percurso metodológico de caráter qualitativo buscou-se articular os aportes de Rüsen com referenciais oriundos de pesquisas empíricas de modo que subsidiassem a análise do material recolhido. Participaram do estudo vinte e três estudantes de uma turma de 9º ano, da Escola Municipal de Ensino Fundamental Guaraci Mendes, município de Tailândia, Pará. Foi realizada a descrição e análise dos marcadores históricos (conteúdos substantivos, agentes históricos, espaciais e temporais), caracterizados como conceitos históricos substantivos estruturantes e a forma como se articulam nas narrativas coletadas. A análise e reflexão possibilitaram evidenciar a forma como os estudantes apreendem os seus conhecimentos históricos sobre o conceito histórico substantivo escravidão negra no Brasil, como mobilizam os marcadores históricos e noções básicas do pensamento histórico como as de explicação, causalidade e relações entre as dimensões temporais, que podem auxiliar pesquisadores e professores na tarefa de compreender os processos de formação do pensamento e da consciência histórica. SEDUC/PA - Secretaria de Estado de Educação 2019-05-17T15:23:41Z 2019-05-17 2019-05-17T15:23:41Z 2019-02-05 Dissertação NANEZ, Otto Jorge da Silva. Narrativas e conhecimentos históricos substantivos: um estudo com alunos do 9º ano do município de Tailândia/PA. 2019. Orientadora: Eliana Ramos Ferreira. 114 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Ensino de História) - Campus Universitário de Ananindeua, Universidade Federal do Pará, Ananindeua, 2019. Disponível em: http://repositorio.ufpa.br/jspui/handle/2011/11136. Acesso em:. http://repositorio.ufpa.br/jspui/handle/2011/11136 por Acesso Aberto application/pdf Universidade Federal do Pará Brasil Campus Universitário de Ananindeua UFPA Programa de Pós-Graduação em Mestrado Profissional em Ensino de História 1 CD-ROM
institution Repositório Institucional - Universidade Federal do Pará
collection RI-UFPA
language por
topic Narrativas históricas
Conceitos substantivos
Escravidão negra
Historical narratives
Substantive concepts
Black slavery
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::HISTORIA::HISTORIA DO BRASIL::HISTORIA REGIONAL DO BRASIL
SABERES HISTÓRICOS EM DIFERENTES ESPAÇOS DA MEMÓRIA
ENSINO DE HISTÓRIA
spellingShingle Narrativas históricas
Conceitos substantivos
Escravidão negra
Historical narratives
Substantive concepts
Black slavery
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::HISTORIA::HISTORIA DO BRASIL::HISTORIA REGIONAL DO BRASIL
SABERES HISTÓRICOS EM DIFERENTES ESPAÇOS DA MEMÓRIA
ENSINO DE HISTÓRIA
NANEZ, Otto Jorge da Silva
Narrativas e conhecimentos históricos substantivos: um estudo com alunos do 9º ano do município de Tailândia/PA
topic_facet Narrativas históricas
Conceitos substantivos
Escravidão negra
Historical narratives
Substantive concepts
Black slavery
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::HISTORIA::HISTORIA DO BRASIL::HISTORIA REGIONAL DO BRASIL
SABERES HISTÓRICOS EM DIFERENTES ESPAÇOS DA MEMÓRIA
ENSINO DE HISTÓRIA
description The aim of the study was to understand how elementary school students mobilize elements and operations of historical thought when challenged to narrate the history of black slavery in Brazil. The task faced by the research subjects provoked a series of cognitive movements: selecting events, characters, spaces and concepts in the long temporality, interpreting them and articulating them in an explanatory and coherent account. To achieve the proposed objectives, the investigation dialogued with the theories of the historian Jörn Rüsen and with the reflections of the field of historical education, discussing the specificities of the narrative in the production of historical knowledge and its relationship with the Historical learning and the formation of historical thought/consciousness. In the methodological course of qualitative nature, we attempted to articulate the contributions of Rüsen with referential from empirical researches in order to subside the analysis of the collected material. Twenty-three students from a 9th grade class from a municipal school in Thailand, Pará, participated in the study. The description and analysis of historical markers (substantive content, historical, spatial and temporal agents), characterized as structural substantive historical concepts and the way they articulate in the collected narratives were performed. The analysis and reflection made it possible to highlight the way students apprehend their historical knowledge about the historical concept of black slavery in Brazil, how they mobilize historical markers and basic notions of thought Historical as those of explanation, causality and relations between the temporal dimensions, which can help researchers and teachers in the task of understanding the processes of formation of thought and historical consciousness.
author_additional FERREIRA, Eliana Ramos
author_additionalStr FERREIRA, Eliana Ramos
format Dissertação
author NANEZ, Otto Jorge da Silva
title Narrativas e conhecimentos históricos substantivos: um estudo com alunos do 9º ano do município de Tailândia/PA
title_short Narrativas e conhecimentos históricos substantivos: um estudo com alunos do 9º ano do município de Tailândia/PA
title_full Narrativas e conhecimentos históricos substantivos: um estudo com alunos do 9º ano do município de Tailândia/PA
title_fullStr Narrativas e conhecimentos históricos substantivos: um estudo com alunos do 9º ano do município de Tailândia/PA
title_full_unstemmed Narrativas e conhecimentos históricos substantivos: um estudo com alunos do 9º ano do município de Tailândia/PA
title_sort narrativas e conhecimentos históricos substantivos: um estudo com alunos do 9º ano do município de tailândia/pa
publisher Universidade Federal do Pará
publishDate 2019
url http://repositorio.ufpa.br/jspui/handle/2011/11136
_version_ 1787147483916271616
score 11.674752