Dissertação

Gestão educacional no contexto rural: implicações para o desempenho estudantil nos anos iniciais do ensino fundamental em uma escola ribeirinha no município de Breves (PA), de 2010 a 2014

This work arose from concern about the low quality of education in rural brevense. Presented as main intention to analyze the educational management and its implications for student achievement in the early years of primary education in rural areas of the municipality of Breves, in the period 2010-2...

ver descrição completa

Autor principal: SILVA, Neide Andrade da
Grau: Dissertação
Idioma: por
Publicado em: Universidade Federal do Pará 2019
Assuntos:
Acesso em linha: http://repositorio.ufpa.br/jspui/handle/2011/11270
id ir-2011-11270
recordtype dspace
spelling ir-2011-112702024-09-11T18:56:40Z Gestão educacional no contexto rural: implicações para o desempenho estudantil nos anos iniciais do ensino fundamental em uma escola ribeirinha no município de Breves (PA), de 2010 a 2014 SILVA, Neide Andrade da CAMPOS, Índio http://lattes.cnpq.br/9134366210754829 Escolas – Organização e Administração – Breves (PA) Avaliação Educacional – Breves (PA) Desempenho educacional Breves (PA) Educação Rural Breves (PA) CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ADMINISTRACAO EDUCACIONAL::ADMINISTRACAO DE SISTEMAS EDUCACIONAIS CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::PLANEJAMENTO E AVALIACAO EDUCACIONAL::AVALIACAO DE SISTEMAS, INSTITUICOES, PLANOS E PROGRAMAS EDUCACIONAIS GESTÃO PÚBLICA MUNICIPAL GESTÃO PÚBLICA DO DESENVOLVIMENTO This work arose from concern about the low quality of education in rural brevense. Presented as main intention to analyze the educational management and its implications for student achievement in the early years of primary education in rural areas of the municipality of Breves, in the period 2010-2014, with the empirical basis a riverside school. Delimited as the guiding question: what factors related to management, contributing to the poor performance of students in schools in rural communities in the municipality of Breves? To realize the intent of this research were carried out bibliographic research, documentary and field. With this study it was found that factors related to educational management as lack of school physical structure according to MEC standards, lack of educational teaching materials, lack of school food quality and especially lack of adequate school transport, among others, contribute significantly to the poor performance of students in schools in rural communities in the municipality of Breves Este trabalho surgiu da preocupação com a baixa qualidade da educação no meio rural brevense. Apresentou como principal intencionalidade analisar a gestão educacional e suas implicações para o desempenho estudantil nos anos iniciais do ensino fundamental no meio rural do município de Breves, no período de 2010 a 2014, tendo por base empírica uma escola ribeirinha. Delimitou como questionamento norteador: quais os fatores, relacionados à gestão, que contribuem para o baixo desempenho dos alunos nas escolas do meio rural do município de Breves? Para concretizar a intenção desta investigação foram realizadas pesquisas bibliográficas, documentais e de campo. Com este estudo constatou-se que fatores relacionados à gestão educacional como: falta de estrutura física escolar de acordo com os padrões do MEC, ausência de materiais didático pedagógicos, falta de alimentação escolar de qualidade e principalmente falta de transporte escolar adequado, entre outros, contribuem significativamente para o baixo desempenho dos alunos das escolas do meio rural do município de Breves SEMED/Breves - Secretaria Municipal de Educação 2019-06-10T20:17:48Z 2019-06-10T20:17:48Z 2016-05-24 Dissertação SILVA, Neide Andrade da. Gestão educacional no contexto rural: implicações para o desempenho estudantil nos anos iniciais do ensino fundamental em uma escola ribeirinha no município de Breves (PA), 2010 a 2014. Orientador: Índio Campos. 2016. 93 f. Dissertação (Mestrado em Gestão Pública) - Núcleo de Altos Estudos Amazônicos, Universidade Federal do Pará, Belém, 2016. Disponível em: http://repositorio.ufpa.br/jspui/handle/2011/11270. Acesso em:. http://repositorio.ufpa.br/jspui/handle/2011/11270 por Acesso Aberto application/pdf Universidade Federal do Pará Brasil Núcleo de Altos Estudos Amazônicos UFPA Programa de Pós-Graduação em Gestão Pública 1 CD-ROM
institution Repositório Institucional - Universidade Federal do Pará
collection RI-UFPA
language por
topic Escolas – Organização e Administração – Breves (PA)
Avaliação Educacional – Breves (PA)
Desempenho educacional Breves (PA)
Educação Rural Breves (PA)
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ADMINISTRACAO EDUCACIONAL::ADMINISTRACAO DE SISTEMAS EDUCACIONAIS
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::PLANEJAMENTO E AVALIACAO EDUCACIONAL::AVALIACAO DE SISTEMAS, INSTITUICOES, PLANOS E PROGRAMAS EDUCACIONAIS
GESTÃO PÚBLICA MUNICIPAL
GESTÃO PÚBLICA DO DESENVOLVIMENTO
spellingShingle Escolas – Organização e Administração – Breves (PA)
Avaliação Educacional – Breves (PA)
Desempenho educacional Breves (PA)
Educação Rural Breves (PA)
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ADMINISTRACAO EDUCACIONAL::ADMINISTRACAO DE SISTEMAS EDUCACIONAIS
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::PLANEJAMENTO E AVALIACAO EDUCACIONAL::AVALIACAO DE SISTEMAS, INSTITUICOES, PLANOS E PROGRAMAS EDUCACIONAIS
GESTÃO PÚBLICA MUNICIPAL
GESTÃO PÚBLICA DO DESENVOLVIMENTO
SILVA, Neide Andrade da
Gestão educacional no contexto rural: implicações para o desempenho estudantil nos anos iniciais do ensino fundamental em uma escola ribeirinha no município de Breves (PA), de 2010 a 2014
topic_facet Escolas – Organização e Administração – Breves (PA)
Avaliação Educacional – Breves (PA)
Desempenho educacional Breves (PA)
Educação Rural Breves (PA)
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ADMINISTRACAO EDUCACIONAL::ADMINISTRACAO DE SISTEMAS EDUCACIONAIS
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::PLANEJAMENTO E AVALIACAO EDUCACIONAL::AVALIACAO DE SISTEMAS, INSTITUICOES, PLANOS E PROGRAMAS EDUCACIONAIS
GESTÃO PÚBLICA MUNICIPAL
GESTÃO PÚBLICA DO DESENVOLVIMENTO
description This work arose from concern about the low quality of education in rural brevense. Presented as main intention to analyze the educational management and its implications for student achievement in the early years of primary education in rural areas of the municipality of Breves, in the period 2010-2014, with the empirical basis a riverside school. Delimited as the guiding question: what factors related to management, contributing to the poor performance of students in schools in rural communities in the municipality of Breves? To realize the intent of this research were carried out bibliographic research, documentary and field. With this study it was found that factors related to educational management as lack of school physical structure according to MEC standards, lack of educational teaching materials, lack of school food quality and especially lack of adequate school transport, among others, contribute significantly to the poor performance of students in schools in rural communities in the municipality of Breves
author_additional CAMPOS, Índio
author_additionalStr CAMPOS, Índio
format Dissertação
author SILVA, Neide Andrade da
title Gestão educacional no contexto rural: implicações para o desempenho estudantil nos anos iniciais do ensino fundamental em uma escola ribeirinha no município de Breves (PA), de 2010 a 2014
title_short Gestão educacional no contexto rural: implicações para o desempenho estudantil nos anos iniciais do ensino fundamental em uma escola ribeirinha no município de Breves (PA), de 2010 a 2014
title_full Gestão educacional no contexto rural: implicações para o desempenho estudantil nos anos iniciais do ensino fundamental em uma escola ribeirinha no município de Breves (PA), de 2010 a 2014
title_fullStr Gestão educacional no contexto rural: implicações para o desempenho estudantil nos anos iniciais do ensino fundamental em uma escola ribeirinha no município de Breves (PA), de 2010 a 2014
title_full_unstemmed Gestão educacional no contexto rural: implicações para o desempenho estudantil nos anos iniciais do ensino fundamental em uma escola ribeirinha no município de Breves (PA), de 2010 a 2014
title_sort gestão educacional no contexto rural: implicações para o desempenho estudantil nos anos iniciais do ensino fundamental em uma escola ribeirinha no município de breves (pa), de 2010 a 2014
publisher Universidade Federal do Pará
publishDate 2019
url http://repositorio.ufpa.br/jspui/handle/2011/11270
_version_ 1832602885692588032
score 11.755432