Dissertação

Implementações alternativas de tomografia do tempo de trânsito utilizando a equação da onda

Wave equation tomography is a robust methodology for velocity analysis when strong velocity variations occurs. This approach has been successfully applied for reservoir monitoring and characterization using crosswell data. The choice of the objective functions, preconditioners and regularizing funct...

ver descrição completa

Autor principal: CARDOSO FILHO, Josafat Lopes
Grau: Dissertação
Idioma: por
Publicado em: Universidade Federal do Pará 2019
Assuntos:
Acesso em linha: http://repositorio.ufpa.br/jspui/handle/2011/11453
id ir-2011-11453
recordtype dspace
spelling ir-2011-114532019-09-23T13:05:52Z Implementações alternativas de tomografia do tempo de trânsito utilizando a equação da onda CARDOSO FILHO, Josafat Lopes COSTA, Jessé Carvalho http://lattes.cnpq.br/7294174204296739 Tomografia sísmica Equação de onda Tomografia Interpoços Equação acústica Precondicionamento Regularização Tomography Crosswell Wave equation Preconditioning Regularization CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA SÍSMICA APLICADA À EXPLORAÇÃO E CARACTERIZAÇÃO DE RESERVATÓRIOS MÉTODOS SÍSMICOS Wave equation tomography is a robust methodology for velocity analysis when strong velocity variations occurs. This approach has been successfully applied for reservoir monitoring and characterization using crosswell data. The choice of the objective functions, preconditioners and regularizing functionals controls the robustness, eciency and the quality of the velocity reconstruction. This dissertation investigates each of these design parameters and its consequences for the performance of the wave equation tomography using synthetic crosswell data generated from smoothly and strongly heterogeneous velocity models. Two proposals for the objective functions are used in this work; the first is sensitive to phase dierences and the other is proposal to be less sensitive to the source pulse. Both do not require velocity picking performed well in the numerical experiments. A preconditioning strategy adapted from the imaging processing literature produced a noticiable improvement the convergence rate of the algorithm by eliminating artifacts caused by limited aperture, random noise and artifacts produced by sources and receivers. A regularizing functional penalizing deviations from velocity information available near the wells additionally contributes to recover a velocity tomogram with higher resolution and consistent with the synthetic model. Wave equation tomography is a robust methodology for velocity analysis when strong velocity variations occurs. CNPq - Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico A tomografia do tempo de trânsito utilizando a equação acústica é uma alternativa robusta para se estimar modelos de velocidade com fortes variações. Aplicaçoes desta metodologia a dados sísmico inter poços, auxiliam no monitoramento e caracterização de reservatórios. A escolha da função objetivo, estratégias de precondicionamento do gradiente e funcionais regularizadores, quando da implementação deste tipo de tomografia, influênciam a robustez, eficiência e qualidade das estimativas do modelo de velocidade. Estes três aspectos da implementação da tomografia através da equação de onda são investigados. Duas propostas de funções objetivo são utilizadas neste trabalho; a primeira é sensível a diferenças de fase entre os pulsos e a outra é proposta para ser menos sensível a fase do pulso fonte. Ambas não necessitam de marcações dos eventos e se mostram muito robustas em experimentos numéricos utilizando modelos com forte variação de velocidade. Uma estratégia de precondicionamento do gradiente da função objetivo, adaptada da literatura em processamento de imagens, permitiu acelerar a convergência do algoritmo ao eliminar eventos espúrios causados pela inevitável abertura limitada da geometria de aquisição dos dados, ruídos aleatórios e efeitos causados pelas fontes e receptores. A adição de funcionais regularizadores penalizando o desvio do modelo de velocidade de informação a priori a partir de perfis de poços suavizados, contribui adicionalmente para a estimativa de um modelo de velocidade mais consistente e com maior resolução. 2019-08-16T14:45:02Z 2019-08-16T14:45:02Z 2014-04-23 Dissertação CARDOSO FILHO, Josafat Lopes. Implementações alternativas de tomografia do tempo de trânsito utilizando a equação da onda. Orientador: Jessé Carvalho Costa. 2014. 105 f. Dissertação (Mestrado em Geofísica) - Instituto de Geociências, Universidade Federal do Pará, Belém, 2014. Disponível em: http://repositorio.ufpa.br/jspui/handle/2011/11453. Acesso em:. http://repositorio.ufpa.br/jspui/handle/2011/11453 por Acesso Aberto application/pdf Universidade Federal do Pará Brasil Instituto de Geociências UFPA Programa de Pós-Graduação em Geofísica 1 CD-ROM
institution Repositório Institucional - Universidade Federal do Pará
collection RI-UFPA
language por
topic Tomografia sísmica
Equação de onda
Tomografia
Interpoços
Equação acústica
Precondicionamento
Regularização
Tomography
Crosswell
Wave equation
Preconditioning
Regularization
CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA
SÍSMICA APLICADA À EXPLORAÇÃO E CARACTERIZAÇÃO DE RESERVATÓRIOS
MÉTODOS SÍSMICOS
spellingShingle Tomografia sísmica
Equação de onda
Tomografia
Interpoços
Equação acústica
Precondicionamento
Regularização
Tomography
Crosswell
Wave equation
Preconditioning
Regularization
CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA
SÍSMICA APLICADA À EXPLORAÇÃO E CARACTERIZAÇÃO DE RESERVATÓRIOS
MÉTODOS SÍSMICOS
CARDOSO FILHO, Josafat Lopes
Implementações alternativas de tomografia do tempo de trânsito utilizando a equação da onda
topic_facet Tomografia sísmica
Equação de onda
Tomografia
Interpoços
Equação acústica
Precondicionamento
Regularização
Tomography
Crosswell
Wave equation
Preconditioning
Regularization
CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA
SÍSMICA APLICADA À EXPLORAÇÃO E CARACTERIZAÇÃO DE RESERVATÓRIOS
MÉTODOS SÍSMICOS
description Wave equation tomography is a robust methodology for velocity analysis when strong velocity variations occurs. This approach has been successfully applied for reservoir monitoring and characterization using crosswell data. The choice of the objective functions, preconditioners and regularizing functionals controls the robustness, eciency and the quality of the velocity reconstruction. This dissertation investigates each of these design parameters and its consequences for the performance of the wave equation tomography using synthetic crosswell data generated from smoothly and strongly heterogeneous velocity models. Two proposals for the objective functions are used in this work; the first is sensitive to phase dierences and the other is proposal to be less sensitive to the source pulse. Both do not require velocity picking performed well in the numerical experiments. A preconditioning strategy adapted from the imaging processing literature produced a noticiable improvement the convergence rate of the algorithm by eliminating artifacts caused by limited aperture, random noise and artifacts produced by sources and receivers. A regularizing functional penalizing deviations from velocity information available near the wells additionally contributes to recover a velocity tomogram with higher resolution and consistent with the synthetic model. Wave equation tomography is a robust methodology for velocity analysis when strong velocity variations occurs.
author_additional COSTA, Jessé Carvalho
author_additionalStr COSTA, Jessé Carvalho
format Dissertação
author CARDOSO FILHO, Josafat Lopes
title Implementações alternativas de tomografia do tempo de trânsito utilizando a equação da onda
title_short Implementações alternativas de tomografia do tempo de trânsito utilizando a equação da onda
title_full Implementações alternativas de tomografia do tempo de trânsito utilizando a equação da onda
title_fullStr Implementações alternativas de tomografia do tempo de trânsito utilizando a equação da onda
title_full_unstemmed Implementações alternativas de tomografia do tempo de trânsito utilizando a equação da onda
title_sort implementações alternativas de tomografia do tempo de trânsito utilizando a equação da onda
publisher Universidade Federal do Pará
publishDate 2019
url http://repositorio.ufpa.br/jspui/handle/2011/11453
_version_ 1832604426113646592
score 11.755432