Tese

Contribuições do paradigma da complexidade no desenvolvimento de estratégias motivacionais empregadas no aconselhamento linguageiro

Recent studies see motivation for learning an additional language as a complex system. This way, nothing is examined in isolation; connections among system components are valued as they become conglomerates of factors that mutually influence each other; and, motivation is investigated through interw...

ver descrição completa

Autor principal: MATOS, Maria Clara Vianna Sá e
Grau: Tese
Idioma: por
Publicado em: Universidade Federal do Pará 2019
Assuntos:
Acesso em linha: http://repositorio.ufpa.br/jspui/handle/2011/11566
id ir-2011-11566
recordtype dspace
spelling ir-2011-115662019-09-10T13:18:03Z Contribuições do paradigma da complexidade no desenvolvimento de estratégias motivacionais empregadas no aconselhamento linguageiro MATOS, Maria Clara Vianna Sá e SILVA, Walkyria Alid Grahal Passos Magno e http://lattes.cnpq.br/6129530461830312 Motivação na educação Estratégias de aprendizagem Língua inglesa - Estudo e ensino CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS::LITERATURAS ESTRANGEIRAS MODERNAS ENSINO-APRENDIZAGEM DE LÍNGUAS E CULTURAS: MODELOS E AÇÕES ESTUDOS LINGUÍSTICOS Recent studies see motivation for learning an additional language as a complex system. This way, nothing is examined in isolation; connections among system components are valued as they become conglomerates of factors that mutually influence each other; and, motivation is investigated through interwoven relations among agents, elements and phenomena, as well as patterns of behavior and transformations. The overall goal of this study is to offer insights to become better equipped to deal with motivation under such perspective in language learning advising circunstances. Our specific objectives involve mapping motivation in action during a language advising trajectory in order to observe the influence of contextual factors on the osci-lation of the motivational process; verifying the implementation motivational strategies that follow these perceptions; as well as identifying patterns of behavior and transformations that are linked to their practice. Our theoretical framework is based on Borgatti (2008), Mariotti (2010), Osorio (2013), Capra and Luisi (2015) who clarify complex system principles; Larsen-Freeman and Cameron (2008) who foster the understanding of complex systems for applied linguists; Dörnyei and Ushioda (2011) who approach motivation as a dynamic and complex phenomenon; Mozzon-Mcpherson (2001), Carson and Mynard (2012), and Kato and Mynard (2012) who present language learning advising as support for students to learn a new language through dialogue, reflection and action in more effective and autonomous manners. We carried out a longitudinal qualitative research, employing empirical, descriptive and interpretative mo-ves. As for a qualitative research method, we chose a mixed approach of action research (THI-OLLENT, 2011) and case study (YIN, 2016). In this setting, results indicate that dealing with motivation involves exploring interpersonal relationships and experiences that favour language learning and their dynamic, patterned and connected aspects. Besides this, in our study moti-vational strategies were coconstructed and fostered collaborative network to protect motivation. The observed transformations embraced language learning advising encounters and other acti-vities experimented by the language advisor and the advisee. Estudos recentes percebem a motivação voltada à aprendizagem de língua adicional enquanto um sistema complexo. Com isso, são valorizadas as interligações entre seus diversos compo-nentes que configuram conglomerados de fatores, influenciam-se mutuamente e ressaltam a noção de que nada é percebido isoladamente. Assim, são alvos dos estudos da motivação as relações tecidas entre agentes, elementos e fenômenos, bem como padrões de comportamento e transformações. Nesta perspectiva, buscamos avançar na compreensão do processo motivaci-onal no aconselhamento linguageiro. Nossos objetivos específicos foram mapear a motivação em ação em uma trajetória de aconselhamento no processo de aprendizagem de inglês como língua adicional, examinando a influência de fatores contextuais na flutuação do processo mo-tivacional; verificar estratégias motivacionais que foram implementadas alinhadas a essas per-cepções; bem como compreender padrões de comportamento e transformações interligadas a sua prática. Como principais referenciais teóricos buscamos Borgatti (2008), Mariotti (2010), Osorio (2013), Capra e Luisi (2015), que esclarecem os princípios de sistemas complexos; Lar-sen-Freeman e Cameron (2008), que contribuem para o entendimento do paradigma da com-plexidade na área de Linguística Aplicada; Dörnyei e Ushioda (2011), que abordam a motiva-ção como um fenômeno dinâmico e complexo; Mozzon-Mcpherson (2001; 2017), Carson e Mynard (2012), além de Kato e Mynard (2016) que discorrem sobre a atividade de aconselha-mento linguageiro como uma modalidade de apoio a alunos fomentada pelo diálogo, reflexão e ação de modo que a aprendizagem da língua adicional se torne mais eficiente e autônoma. Para realizar este estudo, adotamos o viés de uma pesquisa qualitativa longitudinal de cunho empírico, descritivo e interpretativo. Como método de pesquisa qualitativa, escolhemos uma articulação entre a pesquisa-ação (THIOLLENT, 2011) e o estudo de caso (YIN, 2016). Os resultados indicam que lidar com a motivação sob princípios de sistemas complexos envolve explorar relações interpessoais e experiências que favoreçam a aprendizagem no aconselha-mento, lidando com seus aspectos dinâmicos, padronizados e interligados ao aconselhamento. Além disso, na nossa pesquisa, as estratégias motivacionais que implementamos foram cocons-truídas contribuindo para o desenvolvimento de redes de apoio para proteger a motivação de aconselhados. As transformações observadas abarcaram o desenrolar do aconselhamento, bem como outras atividades vivenciadas pela conselheira e a aconselhada. UFPA - Universidade Federal do Pará 2019-08-28T17:30:52Z 2019-08-28T17:30:52Z 2019-02-27 Tese MATOS, Maria Clara Vianna Sá e. Contribuições do paradigma da complexidade no desenvolvimento de estratégias motivacionais empregadas no aconselhamento linguageiro. Orientadora: Walkyria Alydia Grahal Passos Magno e Silva. 2019. 253 [11] f. Tese (Doutorado) - Programa de Pós-Graduação em Letras, Instituto de Letras e Comunicação, Universidade Federal do Pará, Belém, 2019. Disponível em: http://repositorio.ufpa.br/jspui/handle/2011/11566. Acesso em:. http://repositorio.ufpa.br/jspui/handle/2011/11566 por Acesso Aberto application/pdf Universidade Federal do Pará Brasil Instituto de Letras e Comunicação UFPA Programa de Pós-Graduação em Letras 1 CD-ROM
institution Repositório Institucional - Universidade Federal do Pará
collection RI-UFPA
language por
topic Motivação na educação
Estratégias de aprendizagem
Língua inglesa - Estudo e ensino
CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS::LITERATURAS ESTRANGEIRAS MODERNAS
ENSINO-APRENDIZAGEM DE LÍNGUAS E CULTURAS: MODELOS E AÇÕES
ESTUDOS LINGUÍSTICOS
spellingShingle Motivação na educação
Estratégias de aprendizagem
Língua inglesa - Estudo e ensino
CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS::LITERATURAS ESTRANGEIRAS MODERNAS
ENSINO-APRENDIZAGEM DE LÍNGUAS E CULTURAS: MODELOS E AÇÕES
ESTUDOS LINGUÍSTICOS
MATOS, Maria Clara Vianna Sá e
Contribuições do paradigma da complexidade no desenvolvimento de estratégias motivacionais empregadas no aconselhamento linguageiro
topic_facet Motivação na educação
Estratégias de aprendizagem
Língua inglesa - Estudo e ensino
CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS::LITERATURAS ESTRANGEIRAS MODERNAS
ENSINO-APRENDIZAGEM DE LÍNGUAS E CULTURAS: MODELOS E AÇÕES
ESTUDOS LINGUÍSTICOS
description Recent studies see motivation for learning an additional language as a complex system. This way, nothing is examined in isolation; connections among system components are valued as they become conglomerates of factors that mutually influence each other; and, motivation is investigated through interwoven relations among agents, elements and phenomena, as well as patterns of behavior and transformations. The overall goal of this study is to offer insights to become better equipped to deal with motivation under such perspective in language learning advising circunstances. Our specific objectives involve mapping motivation in action during a language advising trajectory in order to observe the influence of contextual factors on the osci-lation of the motivational process; verifying the implementation motivational strategies that follow these perceptions; as well as identifying patterns of behavior and transformations that are linked to their practice. Our theoretical framework is based on Borgatti (2008), Mariotti (2010), Osorio (2013), Capra and Luisi (2015) who clarify complex system principles; Larsen-Freeman and Cameron (2008) who foster the understanding of complex systems for applied linguists; Dörnyei and Ushioda (2011) who approach motivation as a dynamic and complex phenomenon; Mozzon-Mcpherson (2001), Carson and Mynard (2012), and Kato and Mynard (2012) who present language learning advising as support for students to learn a new language through dialogue, reflection and action in more effective and autonomous manners. We carried out a longitudinal qualitative research, employing empirical, descriptive and interpretative mo-ves. As for a qualitative research method, we chose a mixed approach of action research (THI-OLLENT, 2011) and case study (YIN, 2016). In this setting, results indicate that dealing with motivation involves exploring interpersonal relationships and experiences that favour language learning and their dynamic, patterned and connected aspects. Besides this, in our study moti-vational strategies were coconstructed and fostered collaborative network to protect motivation. The observed transformations embraced language learning advising encounters and other acti-vities experimented by the language advisor and the advisee.
author_additional SILVA, Walkyria Alid Grahal Passos Magno e
author_additionalStr SILVA, Walkyria Alid Grahal Passos Magno e
format Tese
author MATOS, Maria Clara Vianna Sá e
title Contribuições do paradigma da complexidade no desenvolvimento de estratégias motivacionais empregadas no aconselhamento linguageiro
title_short Contribuições do paradigma da complexidade no desenvolvimento de estratégias motivacionais empregadas no aconselhamento linguageiro
title_full Contribuições do paradigma da complexidade no desenvolvimento de estratégias motivacionais empregadas no aconselhamento linguageiro
title_fullStr Contribuições do paradigma da complexidade no desenvolvimento de estratégias motivacionais empregadas no aconselhamento linguageiro
title_full_unstemmed Contribuições do paradigma da complexidade no desenvolvimento de estratégias motivacionais empregadas no aconselhamento linguageiro
title_sort contribuições do paradigma da complexidade no desenvolvimento de estratégias motivacionais empregadas no aconselhamento linguageiro
publisher Universidade Federal do Pará
publishDate 2019
url http://repositorio.ufpa.br/jspui/handle/2011/11566
_version_ 1787148657889378304
score 11.687526