Dissertação

Indução de comportamento vocal em Crianças com autismo

Deficiencies on verbal and symbolic behavior are central to Autism Spectrum Disorder (ASD). In this way, procedures like stimulus-stimulus pairing (SSP) are used to produce verbal behavior in individuals with limited repertoires. The present study aimed at evaluating the effects of SSP in the est...

ver descrição completa

Autor principal: PINHEIRO, RENATA DA CONCEICAO DA SILVA
Grau: Dissertação
Idioma: por
Publicado em: Universidade Federal do Pará 2019
Assuntos:
Acesso em linha: http://repositorio.ufpa.br/jspui/handle/2011/11680
id ir-2011-11680
recordtype dspace
spelling ir-2011-116802019-09-10T05:54:22Z Indução de comportamento vocal em Crianças com autismo Induction of vocal behavior in children with autism PINHEIRO, RENATA DA CONCEICAO DA SILVA TONNEAU, François Jacques http://lattes.cnpq.br/2917023797307669 Crianças autistas Comportamento verbal Pareamento estímulo - estímulo T.E.A - Transtorno do Espectro Autista CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::PSICOLOGIA ANÁLISE DO COMPORTAMENTO: DESENVOLVIMENTO DE TECNOLOGIA COMPORTAMENTAL PSICOLOGIA EXPERIMENTAL Deficiencies on verbal and symbolic behavior are central to Autism Spectrum Disorder (ASD). In this way, procedures like stimulus-stimulus pairing (SSP) are used to produce verbal behavior in individuals with limited repertoires. The present study aimed at evaluating the effects of SSP in the establishment and/or strengtheing of vocal responses in ten children diagnosed with ASD and limited vocal repertoire. The procedure consisted in ten sessions in which one target syllable was paired with high-preference item and another syllable served as control. The results point to the effectiveness of the procedure in inducing and strengthening vocal responses in children with diferent repertoires. The rate of the target response increased due to the pairing of the sound with the high-preference item for most of the children, even when initial response rate was zero. The evaluation of the temporal profiles showed that each child has his or her specific profile, be it after the target sound of after the control sound. We hope that our data on response profiles can help to improve verbal-behavior teaching methods for people with difficulties. CAPES - Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior Deficiências no comportamento verbal e simbólico são centrais no Transtorno do Espectro Autista (TEA). Nesse sentido, procedimentos como o pareamento estímulo-estímulo (SSP) são utilizados como uma forma de produzir comportamento vocal em indivíduos com repertório comprometido. O presente estudo teve como objetivo avaliar os efeitos do SSP no estabelecimento e/ou fortalecimento de respostas vocais em 10 crianças com diagnóstico de TEA e repertório vocal limitado. O procedimento consistiu em 10 sessões, nas quais uma sílaba alvo era pareada com um estímulo preferido pela criança e outra sílaba servia de som controle. Os resultados apontam a eficácia do procedimento em induzir e fortalecer respostas vocais em crianças de diferentes repertórios, uma vez que a taxa de resposta alvo aumentou pelo pareamento do som com um estímulo preferido para a maioria das crianças, mesmo quando a taxa inicial de resposta era nula. A avaliação dos perfis temporais permitiu identificar que cada criança tem um perfil específico de resposta, seja após o som alvo o após o som controle. Espera-se que os dados sobre os diferentes perfis de resposta de cada criança possam contribuir para aprimorar os métodos de ensino de comportamento verbal para pessoas com dificuldades. 2019-09-09T12:25:11Z 2019-09-09T12:25:11Z 2016-01-06 Dissertação PINHEIRO, Renata da Conceição da Silva. Indução de comportamento vocal em crianças com autismo. Orientador: François Jacques Tonneau. 2016. 43 f. Dissertação (Mestrado em Teoria e Pesquisa do Comportamento) - Núcleo de Teoria e Pesquisa do Comportamento, Universidade Federal do Pará, Belém, 2016. Disponível em: . Acesso em:. http://repositorio.ufpa.br/jspui/handle/2011/11680 por Acesso Aberto application/pdf Universidade Federal do Pará Brasil Núcleo de Teoria e Pesquisa do Comportamento UFPA Programa de Pós-Graduação em Teoria e Pesquisa do Comportamento 1 CD-ROM
institution Repositório Institucional - Universidade Federal do Pará
collection RI-UFPA
language por
topic Crianças autistas
Comportamento verbal
Pareamento estímulo - estímulo
T.E.A - Transtorno do Espectro Autista
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::PSICOLOGIA
ANÁLISE DO COMPORTAMENTO: DESENVOLVIMENTO DE TECNOLOGIA COMPORTAMENTAL
PSICOLOGIA EXPERIMENTAL
spellingShingle Crianças autistas
Comportamento verbal
Pareamento estímulo - estímulo
T.E.A - Transtorno do Espectro Autista
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::PSICOLOGIA
ANÁLISE DO COMPORTAMENTO: DESENVOLVIMENTO DE TECNOLOGIA COMPORTAMENTAL
PSICOLOGIA EXPERIMENTAL
PINHEIRO, RENATA DA CONCEICAO DA SILVA
Indução de comportamento vocal em Crianças com autismo
topic_facet Crianças autistas
Comportamento verbal
Pareamento estímulo - estímulo
T.E.A - Transtorno do Espectro Autista
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::PSICOLOGIA
ANÁLISE DO COMPORTAMENTO: DESENVOLVIMENTO DE TECNOLOGIA COMPORTAMENTAL
PSICOLOGIA EXPERIMENTAL
description Deficiencies on verbal and symbolic behavior are central to Autism Spectrum Disorder (ASD). In this way, procedures like stimulus-stimulus pairing (SSP) are used to produce verbal behavior in individuals with limited repertoires. The present study aimed at evaluating the effects of SSP in the establishment and/or strengtheing of vocal responses in ten children diagnosed with ASD and limited vocal repertoire. The procedure consisted in ten sessions in which one target syllable was paired with high-preference item and another syllable served as control. The results point to the effectiveness of the procedure in inducing and strengthening vocal responses in children with diferent repertoires. The rate of the target response increased due to the pairing of the sound with the high-preference item for most of the children, even when initial response rate was zero. The evaluation of the temporal profiles showed that each child has his or her specific profile, be it after the target sound of after the control sound. We hope that our data on response profiles can help to improve verbal-behavior teaching methods for people with difficulties.
author_additional TONNEAU, François Jacques
author_additionalStr TONNEAU, François Jacques
format Dissertação
author PINHEIRO, RENATA DA CONCEICAO DA SILVA
title Indução de comportamento vocal em Crianças com autismo
title_short Indução de comportamento vocal em Crianças com autismo
title_full Indução de comportamento vocal em Crianças com autismo
title_fullStr Indução de comportamento vocal em Crianças com autismo
title_full_unstemmed Indução de comportamento vocal em Crianças com autismo
title_sort indução de comportamento vocal em crianças com autismo
publisher Universidade Federal do Pará
publishDate 2019
url http://repositorio.ufpa.br/jspui/handle/2011/11680
_version_ 1832604718440906752
score 11.755432