/img alt="Imagem da capa" class="recordcover" src="""/>
Dissertação
Indução de comportamento vocal em Crianças com autismo
Deficiencies on verbal and symbolic behavior are central to Autism Spectrum Disorder (ASD). In this way, procedures like stimulus-stimulus pairing (SSP) are used to produce verbal behavior in individuals with limited repertoires. The present study aimed at evaluating the effects of SSP in the est...
Autor principal: | PINHEIRO, RENATA DA CONCEICAO DA SILVA |
---|---|
Grau: | Dissertação |
Idioma: | por |
Publicado em: |
Universidade Federal do Pará
2019
|
Assuntos: | |
Acesso em linha: |
http://repositorio.ufpa.br/jspui/handle/2011/11680 |
id |
ir-2011-11680 |
---|---|
recordtype |
dspace |
spelling |
ir-2011-116802019-09-10T05:54:22Z Indução de comportamento vocal em Crianças com autismo Induction of vocal behavior in children with autism PINHEIRO, RENATA DA CONCEICAO DA SILVA TONNEAU, François Jacques http://lattes.cnpq.br/2917023797307669 Crianças autistas Comportamento verbal Pareamento estímulo - estímulo T.E.A - Transtorno do Espectro Autista CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::PSICOLOGIA ANÁLISE DO COMPORTAMENTO: DESENVOLVIMENTO DE TECNOLOGIA COMPORTAMENTAL PSICOLOGIA EXPERIMENTAL Deficiencies on verbal and symbolic behavior are central to Autism Spectrum Disorder (ASD). In this way, procedures like stimulus-stimulus pairing (SSP) are used to produce verbal behavior in individuals with limited repertoires. The present study aimed at evaluating the effects of SSP in the establishment and/or strengtheing of vocal responses in ten children diagnosed with ASD and limited vocal repertoire. The procedure consisted in ten sessions in which one target syllable was paired with high-preference item and another syllable served as control. The results point to the effectiveness of the procedure in inducing and strengthening vocal responses in children with diferent repertoires. The rate of the target response increased due to the pairing of the sound with the high-preference item for most of the children, even when initial response rate was zero. The evaluation of the temporal profiles showed that each child has his or her specific profile, be it after the target sound of after the control sound. We hope that our data on response profiles can help to improve verbal-behavior teaching methods for people with difficulties. CAPES - Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior Deficiências no comportamento verbal e simbólico são centrais no Transtorno do Espectro Autista (TEA). Nesse sentido, procedimentos como o pareamento estímulo-estímulo (SSP) são utilizados como uma forma de produzir comportamento vocal em indivíduos com repertório comprometido. O presente estudo teve como objetivo avaliar os efeitos do SSP no estabelecimento e/ou fortalecimento de respostas vocais em 10 crianças com diagnóstico de TEA e repertório vocal limitado. O procedimento consistiu em 10 sessões, nas quais uma sílaba alvo era pareada com um estímulo preferido pela criança e outra sílaba servia de som controle. Os resultados apontam a eficácia do procedimento em induzir e fortalecer respostas vocais em crianças de diferentes repertórios, uma vez que a taxa de resposta alvo aumentou pelo pareamento do som com um estímulo preferido para a maioria das crianças, mesmo quando a taxa inicial de resposta era nula. A avaliação dos perfis temporais permitiu identificar que cada criança tem um perfil específico de resposta, seja após o som alvo o após o som controle. Espera-se que os dados sobre os diferentes perfis de resposta de cada criança possam contribuir para aprimorar os métodos de ensino de comportamento verbal para pessoas com dificuldades. 2019-09-09T12:25:11Z 2019-09-09T12:25:11Z 2016-01-06 Dissertação PINHEIRO, Renata da Conceição da Silva. Indução de comportamento vocal em crianças com autismo. Orientador: François Jacques Tonneau. 2016. 43 f. Dissertação (Mestrado em Teoria e Pesquisa do Comportamento) - Núcleo de Teoria e Pesquisa do Comportamento, Universidade Federal do Pará, Belém, 2016. Disponível em: . Acesso em:. http://repositorio.ufpa.br/jspui/handle/2011/11680 por Acesso Aberto application/pdf Universidade Federal do Pará Brasil Núcleo de Teoria e Pesquisa do Comportamento UFPA Programa de Pós-Graduação em Teoria e Pesquisa do Comportamento 1 CD-ROM |
institution |
Repositório Institucional - Universidade Federal do Pará |
collection |
RI-UFPA |
language |
por |
topic |
Crianças autistas Comportamento verbal Pareamento estímulo - estímulo T.E.A - Transtorno do Espectro Autista CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::PSICOLOGIA ANÁLISE DO COMPORTAMENTO: DESENVOLVIMENTO DE TECNOLOGIA COMPORTAMENTAL PSICOLOGIA EXPERIMENTAL |
spellingShingle |
Crianças autistas Comportamento verbal Pareamento estímulo - estímulo T.E.A - Transtorno do Espectro Autista CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::PSICOLOGIA ANÁLISE DO COMPORTAMENTO: DESENVOLVIMENTO DE TECNOLOGIA COMPORTAMENTAL PSICOLOGIA EXPERIMENTAL PINHEIRO, RENATA DA CONCEICAO DA SILVA Indução de comportamento vocal em Crianças com autismo |
topic_facet |
Crianças autistas Comportamento verbal Pareamento estímulo - estímulo T.E.A - Transtorno do Espectro Autista CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::PSICOLOGIA ANÁLISE DO COMPORTAMENTO: DESENVOLVIMENTO DE TECNOLOGIA COMPORTAMENTAL PSICOLOGIA EXPERIMENTAL |
description |
Deficiencies on verbal and symbolic behavior are central to Autism Spectrum Disorder
(ASD). In this way, procedures like stimulus-stimulus pairing (SSP) are used to produce
verbal behavior in individuals with limited repertoires. The present study aimed at
evaluating the effects of SSP in the establishment and/or strengtheing of vocal responses in
ten children diagnosed with ASD and limited vocal repertoire. The procedure consisted in
ten sessions in which one target syllable was paired with high-preference item and another
syllable served as control. The results point to the effectiveness of the procedure in inducing
and strengthening vocal responses in children with diferent repertoires. The rate of the target
response increased due to the pairing of the sound with the high-preference item for most of
the children, even when initial response rate was zero. The evaluation of the temporal
profiles showed that each child has his or her specific profile, be it after the target sound of
after the control sound. We hope that our data on response profiles can help to improve
verbal-behavior teaching methods for people with difficulties. |
author_additional |
TONNEAU, François Jacques |
author_additionalStr |
TONNEAU, François Jacques |
format |
Dissertação |
author |
PINHEIRO, RENATA DA CONCEICAO DA SILVA |
title |
Indução de comportamento vocal em Crianças com autismo |
title_short |
Indução de comportamento vocal em Crianças com autismo |
title_full |
Indução de comportamento vocal em Crianças com autismo |
title_fullStr |
Indução de comportamento vocal em Crianças com autismo |
title_full_unstemmed |
Indução de comportamento vocal em Crianças com autismo |
title_sort |
indução de comportamento vocal em crianças com autismo |
publisher |
Universidade Federal do Pará |
publishDate |
2019 |
url |
http://repositorio.ufpa.br/jspui/handle/2011/11680 |
_version_ |
1832604718440906752 |
score |
11.755432 |