Dissertação

Entre o coercitivo e o educativo: análise da responsabilização socioeducativa no Programa de Medidas em Meio Aberto

The purpose of this study is to contextualize the application of socio - educational measures, the contradictions experienced by the institutions that attend adolescents who are responsible for infractions, and the pedagogical and sanctioning duty of the socio - education. It will be sought to under...

ver descrição completa

Autor principal: SILVA, Regina Célia Nascimento
Grau: Dissertação
Idioma: por
Publicado em: Universidade Federal do Pará 2019
Assuntos:
Acesso em linha: http://repositorio.ufpa.br/jspui/handle/2011/11813
id ir-2011-11813
recordtype dspace
spelling ir-2011-118132019-09-27T17:36:30Z Entre o coercitivo e o educativo: análise da responsabilização socioeducativa no Programa de Medidas em Meio Aberto SILVA, Regina Célia Nascimento OLIVEIRA, Damião Bezerra http://lattes.cnpq.br/7717970084199162 Socioeducação Responsabilização Institucionalização Práticas pedagógicas Adolescentes autores de atos infracionais Socioeducation Accountability Institutionalization Pedagogical practices Adolescents authors of infractions CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO EDUCAÇÃO, CULTURA E SOCIEDADE EDUCAÇÃO The purpose of this study is to contextualize the application of socio - educational measures, the contradictions experienced by the institutions that attend adolescents who are responsible for infractions, and the pedagogical and sanctioning duty of the socio - education. It will be sought to understand the meanings and meanings that the adolescents accused of the practice of infractions attributing to the interventions directed to them, as well as the pedagogical practices developed in the Specialized Reference Center for Social Assistance (CREAS), the main municipal public institution , responsible for offering the service of monitoring socio-educational measures in the middle of the open, in the Municipality of Barcarena. The research methodology was based on a qualitative approach, based on bibliographical research and the application of questionnaires with the subjects of the research-adolescents in compliance with socio-educational measures in the Open Environment and pedagogues active in the socioeducation. As a theoretical reference, the research is supported by Michael Foucault's Birth of Biopolitics (2008) and Vigiar e Punir (1984), which emphasize the discourses, practices and devices of power and the different modes of government that mark the historical process of our emphasizing the concept of governance. The thinking presented by Loïc Wacquant in his books, Prisons of Misery (2001) and Punishing the Poor (2007), which, in general, portrays the consequences of a policy of exclusion adopted by the State, in order to isolate social interaction the less favored classes. It is based on the readings of Pinheiro (2006) and Rizzini (1997; 2009) as a way to understand how Brazilian legislation regarding children and adolescents has been historically constructed. Este estudo tem como objetivo investigar o contexto da aplicação das medidas socioeducativas, as contradições vivenciadas pelas instituições que atendem adolescentes autores de atos infracionais e o dever/ser pedagógico e sancionatório da socioeducação. Buscou-se, compreender os sentidos e significados que os adolescentes acusados da prática de atos infracionais e em cumprimento de medidas socioeducativas no Programa em Meio Aberto atribuem às intervenções à eles direcionadas, bem como, as práticas pedagógicas desenvolvidas no Centro de Referência Especializado de Assistência Social (CREAS), principal instituição pública municipal, responsável por ofertar o serviço de acompanhamento das medidas socioeducativas em meio aberto, no Município de Barcarena. A metodologia de pesquisa deu-se por meio de abordagem qualitativa, a partir de pesquisas bibliográficas e aplicação de questionários com os sujeitos da pesquisa- adolescentes em cumprimento de medidas socioeducativas em Meio Aberto e pedagogos atuantes da socioeducação. Como referencial teórico, a pesquisa tem como suporte as obras Nascimento da Biopolítica (2008) e Vigiar e Punir (1984) de Michael Foucault que enfatizam os discursos, práticas e dispositivos de poder e os diversos modos de governo que marcam o processo histórico da nossa civilização, enfatizando o conceito de governamentabilidade. O pensamento exposto por Loïc Wacquant em Prisões da Miséria (2001) e Punir os Pobres (2007), que, de modo geral, vem retratar as consequências de uma política de exclusão adotada pelo Estado, a fim de isolar do convívio social as classes menos favorecidas. E embasamento nas leituras de Pinheiro (2006) e Rizzini (1997; 2009) como forma de compreender como foram historicamente construídas as legislações brasileiras referentes à criança e ao adolescente. 2019-09-20T14:57:46Z 2019-09-20T14:57:46Z 2019-02-26 Dissertação SILVA, Regina Célia Nascimento. Entre o coercitivo e o educativo: análise da responsabilização socioeducativa no Programa de Medidas em Meio Aberto. Orientador: Damião Bezerra Oliveira. 2019. 117 f. Dissertação (Mestrado em Educação) – Programa de Pós-Graduação em Educação, Instituto de Ciências da Educação, Universidade Federal do Pará, Belém, 2018. Disponível em: http://repositorio.ufpa.br/jspui/handle/2011/11813. Acesso em:. http://repositorio.ufpa.br/jspui/handle/2011/11813 por Acesso Aberto application/pdf Universidade Federal do Pará Brasil Instituto de Ciências da Educação UFPA Programa de Pós-Graduação em Educação 1 CD-ROM
institution Repositório Institucional - Universidade Federal do Pará
collection RI-UFPA
language por
topic Socioeducação
Responsabilização
Institucionalização
Práticas pedagógicas
Adolescentes autores de atos infracionais
Socioeducation
Accountability
Institutionalization
Pedagogical practices
Adolescents authors of infractions
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
EDUCAÇÃO, CULTURA E SOCIEDADE
EDUCAÇÃO
spellingShingle Socioeducação
Responsabilização
Institucionalização
Práticas pedagógicas
Adolescentes autores de atos infracionais
Socioeducation
Accountability
Institutionalization
Pedagogical practices
Adolescents authors of infractions
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
EDUCAÇÃO, CULTURA E SOCIEDADE
EDUCAÇÃO
SILVA, Regina Célia Nascimento
Entre o coercitivo e o educativo: análise da responsabilização socioeducativa no Programa de Medidas em Meio Aberto
topic_facet Socioeducação
Responsabilização
Institucionalização
Práticas pedagógicas
Adolescentes autores de atos infracionais
Socioeducation
Accountability
Institutionalization
Pedagogical practices
Adolescents authors of infractions
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
EDUCAÇÃO, CULTURA E SOCIEDADE
EDUCAÇÃO
description The purpose of this study is to contextualize the application of socio - educational measures, the contradictions experienced by the institutions that attend adolescents who are responsible for infractions, and the pedagogical and sanctioning duty of the socio - education. It will be sought to understand the meanings and meanings that the adolescents accused of the practice of infractions attributing to the interventions directed to them, as well as the pedagogical practices developed in the Specialized Reference Center for Social Assistance (CREAS), the main municipal public institution , responsible for offering the service of monitoring socio-educational measures in the middle of the open, in the Municipality of Barcarena. The research methodology was based on a qualitative approach, based on bibliographical research and the application of questionnaires with the subjects of the research-adolescents in compliance with socio-educational measures in the Open Environment and pedagogues active in the socioeducation. As a theoretical reference, the research is supported by Michael Foucault's Birth of Biopolitics (2008) and Vigiar e Punir (1984), which emphasize the discourses, practices and devices of power and the different modes of government that mark the historical process of our emphasizing the concept of governance. The thinking presented by Loïc Wacquant in his books, Prisons of Misery (2001) and Punishing the Poor (2007), which, in general, portrays the consequences of a policy of exclusion adopted by the State, in order to isolate social interaction the less favored classes. It is based on the readings of Pinheiro (2006) and Rizzini (1997; 2009) as a way to understand how Brazilian legislation regarding children and adolescents has been historically constructed.
author_additional OLIVEIRA, Damião Bezerra
author_additionalStr OLIVEIRA, Damião Bezerra
format Dissertação
author SILVA, Regina Célia Nascimento
title Entre o coercitivo e o educativo: análise da responsabilização socioeducativa no Programa de Medidas em Meio Aberto
title_short Entre o coercitivo e o educativo: análise da responsabilização socioeducativa no Programa de Medidas em Meio Aberto
title_full Entre o coercitivo e o educativo: análise da responsabilização socioeducativa no Programa de Medidas em Meio Aberto
title_fullStr Entre o coercitivo e o educativo: análise da responsabilização socioeducativa no Programa de Medidas em Meio Aberto
title_full_unstemmed Entre o coercitivo e o educativo: análise da responsabilização socioeducativa no Programa de Medidas em Meio Aberto
title_sort entre o coercitivo e o educativo: análise da responsabilização socioeducativa no programa de medidas em meio aberto
publisher Universidade Federal do Pará
publishDate 2019
url http://repositorio.ufpa.br/jspui/handle/2011/11813
_version_ 1832602408759328768
score 11.755432