Dissertação

O programa ALFAMAT na prática pedagógica de professores: um estudo em escolas municipais vinculadas à SEMEC – Belém

The goal of this research is to analyze the ALFAMAT Program (Continuing Education Program for Teachers Mathematics Literacy, Reading and Writing), offered by SEMEC / Belem (Municipal Department of Education and Culture), in order to know what are the perceptions of teachers working in Cycle II of...

ver descrição completa

Autor principal: MADUREIRA, Nila Luciana Vilhena
Grau: Dissertação
Idioma: por
Publicado em: Universidade Federal do Pará 2019
Assuntos:
Acesso em linha: http://repositorio.ufpa.br/jspui/handle/2011/11883
id ir-2011-11883
recordtype dspace
spelling ir-2011-118832021-05-03T19:20:18Z O programa ALFAMAT na prática pedagógica de professores: um estudo em escolas municipais vinculadas à SEMEC – Belém MADUREIRA, Nila Luciana Vilhena CAMARGO, Arlete Maria Monte de http://lattes.cnpq.br/5216050159716561 Formação continuada de professores Programa ALFAMAT Praticas pedagógicas CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM FORMAÇÃO DE PROFESSORES, TRABALHO DOCENTE, TEORIAS E PRÁTICAS EDUCACIONAIS PRÁTICAS PEDAGÓGICAS The goal of this research is to analyze the ALFAMAT Program (Continuing Education Program for Teachers Mathematics Literacy, Reading and Writing), offered by SEMEC / Belem (Municipal Department of Education and Culture), in order to know what are the perceptions of teachers working in Cycle II of the Elementary School of the Schools of Belem, about this program. We believe that the ALFAMAT is inserted in a political, economic and social context of intense changes, aligned by a conception of neoliberal State, that is based on the justification that it is necessary to intervene and to control the public policies in the education area, considering the absence of resources in this area. Thus, the research problem that gave rise to the study aims to know what effects of the ALFAMAT Program on the pedagogical practice of the teachers of Cycle II (4th and 5th years) who work in the Schools of the Municipality of Belem. To answer the problem, the general objective was to analyze the effects of the ALFAMAT continuing education program on the pedagogical practice of the teachers in the classes of Cycle II (4th and 5th years) of the Municipal Schools of Belem and the specific objectives: to characterize the Program Alfamat in terms of its theoretical and methodological foundations focused on the pedagogical practice of the teachers of Cycle II; analyze the process of implementation of the ALFAMAT program with the teachers of the Cycle II classes of the Municipal Schools; to investigate the CII teachers' perceptions regarding to ALFAMAT. Regarding to the methodology of the research, this included the survey and analysis of official documents, semi-structured interviewing, having as subjects seven (07) teachers who work in Cycle II. For this, we use as criteria for the choice of subjects, the life cycles of the teachers, because we understand that each stage of experience in teaching presupposes a differentiated expectation about Continuing Education. In relation to the analyzed data, we used the content analysis and the categories of analysis made explicit in the work were Continuing Teacher Training, the ALFAMAT program and the pedagogical practice of the teachers working in Cycle II of Elementary School. Among the findings of the research were the different conceptions of the teachers about ALFAMAT, which, according to the orientation and experience, indicate favorable aspects, criticisms and suggestions about how they would like the Continuing Education, taking as a example the one developed by SEMEC / Belem, which indicates the need to prioritize aspects other than those resulting from large-scale evaluations A pesquisa tem como objetivo fazer uma análise sobre o Programa ALFAMAT (Programa de Formação Continuada de Professores Alfabetização Matemática, Leitura e Escrita), ofertado pela SEMEC/Belém (Secretaria Municipal de Educação e Cultura), no sentido de saber quais são as percepções dos professores atuantes no Ciclo II do Ensino Fundamental das Escolas do Município de Belém, sobre o referido programa. Consideramos que o ALFAMAT se insere em um contexto político, econômico e social de intensas mudanças, alinhadas por uma concepção de Estado neoliberal, que se fundamenta na justificativa de que se precisa intervir e controlar as políticas públicas na área da educação, levando em conta a ausência de recursos para o financiamento nessa área. Dessa forma, o problema de pesquisa que deu origem ao estudo tem como propósito saber quais os efeitos do Programa ALFAMAT sobre a prática pedagógica dos professores do Ciclo II (4º e 5º anos) que atuam nas Escolas do Município de Belém. Com a tentativa de responder ao problema, foi traçado o objetivo geral: analisar os efeitos do programa de formação continuada ALFAMAT sobre a prática pedagógica dos professores lotados nas turmas do Ciclo II (4º e 5º anos) das Escolas Municipais de Belém e os objetivos específicos: caracterizar o Programa ALFAMAT no que se refere aos seus fundamentos teóricos e metodológicos voltados para a prática pedagógica dos professores do Ciclo II; analisar o processo de implementação do programa ALFAMAT com os professores das turmas de Ciclo II das Escolas Municipais; investigar a percepção dos professores do CII no que se refere ao ALFAMAT. Quanto à metodologia da pesquisa, essa incluiu o levantamento e análise de documentos oficiais, realização de entrevista semiestruturadas, tendo como sujeitos sete (07) professores que atuam no Ciclo II. Para tal, utilizamos como critério de escolha dos sujeitos os ciclos de vida dos professores, por entendermos que cada etapa de vivência na docência pressupõe uma expectativa diferenciada sobre Formação Continuada. Em relação aos dados analisados utilizamos a análise de conteúdo e as categorias de análise explicitadas no trabalho foram Formação Continuada de professores, o programa ALFAMAT e a prática pedagógica dos professores atuantes no Ciclo II do Ensino Fundamental. Entre os achados da pesquisa foram evidenciadas as distintas concepções dos professores sobre o ALFAMAT, os quais, de acordo com as orientações que privilegiam e o tempo de experiência, indicam aspectos favoráveis, críticas e sugestões quanto ao modo como gostariam que fossem conduzidos os programas de Formação Continuada, a exemplo da desenvolvida pela SEMEC/Belém, o que indica a necessidade de privilegiar outros aspectos que não aqueles que decorrem das avaliações em larga escala IFPA - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Pará 2019-10-01T20:41:53Z 2019-10-01T20:41:53Z 2019-03-13 Dissertação MADUREIRA, Nila Luciana Vilhena. O programa ALFAMAT na prática pedagógica de professores: um estudo em escolas municipais vinculadas à SEMEC – Belém. Orientadora: Arlete Maria Monte de Camargo. 2019. 232 f. Dissertação (Mestrado em Educação) – Instituto de Ciências da Educação, Universidade Federal do Pará, Belém, 2018. Disponível em: http://repositorio.ufpa.br/jspui/handle/2011/11883. Acesso em:. http://repositorio.ufpa.br/jspui/handle/2011/11883 por Acesso Aberto application/pdf Universidade Federal do Pará Brasil Instituto de Ciências da Educação UFPA Programa de Pós-Graduação em Educação 1 CD-ROM
institution Repositório Institucional - Universidade Federal do Pará
collection RI-UFPA
language por
topic Formação continuada de professores
Programa ALFAMAT
Praticas pedagógicas
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM
FORMAÇÃO DE PROFESSORES, TRABALHO DOCENTE, TEORIAS E PRÁTICAS EDUCACIONAIS
PRÁTICAS PEDAGÓGICAS
spellingShingle Formação continuada de professores
Programa ALFAMAT
Praticas pedagógicas
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM
FORMAÇÃO DE PROFESSORES, TRABALHO DOCENTE, TEORIAS E PRÁTICAS EDUCACIONAIS
PRÁTICAS PEDAGÓGICAS
MADUREIRA, Nila Luciana Vilhena
O programa ALFAMAT na prática pedagógica de professores: um estudo em escolas municipais vinculadas à SEMEC – Belém
topic_facet Formação continuada de professores
Programa ALFAMAT
Praticas pedagógicas
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM
FORMAÇÃO DE PROFESSORES, TRABALHO DOCENTE, TEORIAS E PRÁTICAS EDUCACIONAIS
PRÁTICAS PEDAGÓGICAS
description The goal of this research is to analyze the ALFAMAT Program (Continuing Education Program for Teachers Mathematics Literacy, Reading and Writing), offered by SEMEC / Belem (Municipal Department of Education and Culture), in order to know what are the perceptions of teachers working in Cycle II of the Elementary School of the Schools of Belem, about this program. We believe that the ALFAMAT is inserted in a political, economic and social context of intense changes, aligned by a conception of neoliberal State, that is based on the justification that it is necessary to intervene and to control the public policies in the education area, considering the absence of resources in this area. Thus, the research problem that gave rise to the study aims to know what effects of the ALFAMAT Program on the pedagogical practice of the teachers of Cycle II (4th and 5th years) who work in the Schools of the Municipality of Belem. To answer the problem, the general objective was to analyze the effects of the ALFAMAT continuing education program on the pedagogical practice of the teachers in the classes of Cycle II (4th and 5th years) of the Municipal Schools of Belem and the specific objectives: to characterize the Program Alfamat in terms of its theoretical and methodological foundations focused on the pedagogical practice of the teachers of Cycle II; analyze the process of implementation of the ALFAMAT program with the teachers of the Cycle II classes of the Municipal Schools; to investigate the CII teachers' perceptions regarding to ALFAMAT. Regarding to the methodology of the research, this included the survey and analysis of official documents, semi-structured interviewing, having as subjects seven (07) teachers who work in Cycle II. For this, we use as criteria for the choice of subjects, the life cycles of the teachers, because we understand that each stage of experience in teaching presupposes a differentiated expectation about Continuing Education. In relation to the analyzed data, we used the content analysis and the categories of analysis made explicit in the work were Continuing Teacher Training, the ALFAMAT program and the pedagogical practice of the teachers working in Cycle II of Elementary School. Among the findings of the research were the different conceptions of the teachers about ALFAMAT, which, according to the orientation and experience, indicate favorable aspects, criticisms and suggestions about how they would like the Continuing Education, taking as a example the one developed by SEMEC / Belem, which indicates the need to prioritize aspects other than those resulting from large-scale evaluations
author_additional CAMARGO, Arlete Maria Monte de
author_additionalStr CAMARGO, Arlete Maria Monte de
format Dissertação
author MADUREIRA, Nila Luciana Vilhena
title O programa ALFAMAT na prática pedagógica de professores: um estudo em escolas municipais vinculadas à SEMEC – Belém
title_short O programa ALFAMAT na prática pedagógica de professores: um estudo em escolas municipais vinculadas à SEMEC – Belém
title_full O programa ALFAMAT na prática pedagógica de professores: um estudo em escolas municipais vinculadas à SEMEC – Belém
title_fullStr O programa ALFAMAT na prática pedagógica de professores: um estudo em escolas municipais vinculadas à SEMEC – Belém
title_full_unstemmed O programa ALFAMAT na prática pedagógica de professores: um estudo em escolas municipais vinculadas à SEMEC – Belém
title_sort o programa alfamat na prática pedagógica de professores: um estudo em escolas municipais vinculadas à semec – belém
publisher Universidade Federal do Pará
publishDate 2019
url http://repositorio.ufpa.br/jspui/handle/2011/11883
_version_ 1832605285389172736
score 11.755432