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Dissertação
A formação continuada na interface da prática pedagógica de professores: um estudo com docentes da Educação Básica
Esta pesquisa teve como objeto de estudo a formação continuada, em nível de mestrado, desenvolvida no Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Humanidades do Instituto de Educação, Agricultura e Ambiente, da Universidade Federal do Amazonas. Considerando que essa formação passou a ser um...
Autor principal: | Menezes, Cristiane Cruz de Oliveira |
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Outros Autores: | Lattes Indisponível |
Grau: | Dissertação |
Idioma: | por |
Publicado em: |
Universidade Federal do Amazonas
2021
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Assuntos: | |
Acesso em linha: |
https://tede.ufam.edu.br/handle/tede/8370 |
Resumo: |
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Esta pesquisa teve como objeto de estudo a formação continuada, em nível de mestrado,
desenvolvida no Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Humanidades do
Instituto de Educação, Agricultura e Ambiente, da Universidade Federal do Amazonas.
Considerando que essa formação passou a ser uma das apostas da educação para o
desenvolvimento profissional docente e, certificando-se das constantes mudanças que ocorrem
no cenário educacional que requerem dos profissionais investimentos na própria formação, a
pesquisa elencou como objetivo principal analisar as contribuições da formação continuada, em
nível de mestrado, para o desenvolvimento das práticas pedagógicas de professores da educação
básica, de escolas da rede estadual do município de Humaitá/AM. A pesquisa foi delineada a
partir da abordagem qualitativa apoiada na fenomenologia, utilizando a técnica da entrevista
narrativa para dar voz e vez a nove professores(as), com a titulação de mestre. A interpretação
dos dados seguiu a trilha teórica da Análise de Conteúdo e o aporte teórico-metodológico se
fundamentou em estudos de Nóvoa (1999, 2013); Marcelo García (1999, 2009); Souza (2006,
2007); Huberman (2013); Cunha (2012, 2013, 2014); Bardin (2014); Silva (2015, 2019) e
outros que discutem a temática em suas pesquisas. No anseio de responder à problemática e
alcançar o objetivo maior da pesquisa, foram definidos objetivos mais específicos: identificar
o perfil dos docentes que fizeram a formação continuada em pós-graduação stricto senso;
descrever os desafios e dificuldades em relação à prática pedagógica dos professores; analisar
as implicações da formação continuada para a prática pedagógica e para o desenvolvimento
profissional docente. Os resultados indicaram que: i) o percurso autoformativo para a docência
apresentou momentos de aproximações e singularidades (necessidade financeira, apoio
familiar, resiliência); ii) no percurso de atuação profissional os professores ingressaram sem
nenhuma prática anterior iii) as experiências na formação continuada foi permeado de desafios
e dificuldades, e outros adversos requerendo dos professores resiliência, mas de intensa
aprendizagem; iv) a percepção dos professores acerca da formação que vivenciaram foi a
ressignificação da prática pedagógica; v) o processo formativo emergiu implicações positivas
para o desenvolvimento das disciplinas que lecionam e para o desenvolvimento profissional
docente; vi) em suas vozes a formação se configura com a acepção de apropriar-se de uma
aprendizagem permanente que fortalece e potencializa o exercício da prática e do trabalho entre
os pares e em coletividade na escola. A formação continuada estimulou, também, a percepção
de si, provocando nos professores mudanças para a construção de nova imagem e atitudes mais
ativas, autônomas e críticas de suas próprias práticas. |