/img alt="Imagem da capa" class="recordcover" src="""/>
Dissertação
Introduções ao sistema de numeração decimal a partir de um software livre: um olhar sócio-histórico sobre os fatores que permeiam o envolvimento e a aprendizagem da criança com TEA
Children with autism spectrum disorder (ASD) have provided great challenges to the formation process of the teachers who teach them in the elementary education, who, in turn, are instigated to discover how to involve them in the proposed activities, enhancing bonds that will not only strengthen the...
Autor principal: | NASCIMENTO, Iêda Clara Queiroz Silva do |
---|---|
Grau: | Dissertação |
Idioma: | por |
Publicado em: |
Universidade Federal do Pará
2020
|
Assuntos: | |
Acesso em linha: |
http://repositorio.ufpa.br:8080/jspui/handle/2011/12222 |
id |
ir-2011-12222 |
---|---|
recordtype |
dspace |
spelling |
ir-2011-122222020-01-28T05:53:15Z Introduções ao sistema de numeração decimal a partir de um software livre: um olhar sócio-histórico sobre os fatores que permeiam o envolvimento e a aprendizagem da criança com TEA NASCIMENTO, Iêda Clara Queiroz Silva do SALES, Elielson Ribeiro de http://lattes.cnpq.br/5467537517169068 https://orcid.org/0000-0001-6242-582X Ciclo de alfabetização Autismo Educação Matemática e TI Teoria Sócio-histórica Literacy cycle Autism Mathematic Education and IT Socio-historical Theory CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICA ENSINO E APRENDIZAGEM DE CIÊNCIAS E MATEMÁTICAS PARA A EDUCAÇÃO CIDADÃ ENSINO, APRENDIZAGEM E FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE CIÊNCIAS E MATEMÁTICAS Children with autism spectrum disorder (ASD) have provided great challenges to the formation process of the teachers who teach them in the elementary education, who, in turn, are instigated to discover how to involve them in the proposed activities, enhancing bonds that will not only strengthen the learning process and the interaction with the other students, but also building strategies that provide the broadening of knowledge as well as the enhancement of the learning of the content taught in the classroom. The research, whose aim was to analyze evidence of children with ASD involvement and learning during the lessons that introduce the decimal numbering system (DNS), was developed in the Inclusive Education Laboratory at the Mathematic and Scientific Education at the Federal University of Pará (UFPA), considering the contributions of the sociocultural theory, in order to answer the question “which factors stand out from the involvement and the learning of a child with ASD in activities that introduce the DNS under the lens of the sociocultural theory?”. The theoretical basis, supported by Vygotsky’s defectology treaties, together with the emphasis given by several authors who discourse about the learning and the development processes based on the socio-historical theory, endorse how fast people with that deficiency learn and develop themselves. This research consists of a case study of the learning situations of a 3rd grade elementary child with autism who, in a virtual environment, making use of a free software, elaborates answers to the themes that introduce the DNS. The involvement presented by the learner, from the beginning to the end of this research, echoes the reflexive ways provided by the Information Technology (IT), in which the daily routine, in the different nuances that the environment, the culture and the life are inserted, enables the interlacing of a context that allows the analysis of a math teaching distanced from the customized and idle programs lacking daily life actions, and reaffirms a math teaching close to the learner’s reality also providing pleasure and involvement during the construction of the activities proposed. Crianças com Transtorno do Espectro Autista (TEA) têm proporcionado grandes desafios para o processo formativo dos professores que atuam com as mesmas na educação básica, os quais são instigados a descobrir como envolvê-las nas atividades propostas, desencadeando vínculos que fortalecerão o processo de aprendizagem e de interação com a turma, construindo estratégias que oportunizem ampliar o conhecimento e potencializem o aprendizado acerca dos conteúdos trabalhados no cotidiano de sala de aula. A pesquisa foi desenvolvida no Laboratório de Educação Inclusiva do Instituto de Educação Matemática e Científica da Universidade Federal do Pará(UFPA) e teve como objetivo analisar os indícios de envolvimento e de aprendizagem da criança diagnosticada com TEA, durante aulas que introduzem o Sistema de Numeração Decimal (SND), considerando as contribuições da teoria sociocultural, procurando respostas para “quais fatores se destacam no envolvimento e na aprendizagem de uma criança com TEA em atividades que introduzem o SND, sob o olhar da teoria sociocultural?” A fundamentação teórica, apoiada nos tratados da defectologia de Vygotsky, e a ênfase dada por diversos autores que discorrem sobre o processo de desenvolvimento e aprendizagem fundamentados na teoria sócio-histórica, respaldam a forma própria de como aprendem e se desenvolvem as pessoas com deficiência. A metodologia proposta apresenta um estudo de caso das situações de aprendizagem de uma criança com autismo, do 3º ano do ensino fundamental que em um ambiente virtual, utilizando um software livre, constrói respostas sobre assuntos que introduzem o SND. O envolvimento apresentado pelo educando do início ao término da pesquisa, repercute os caminhos reflexivos oportunizados pela Tecnologia Informática (TI), nos quais o cotidiano, dos diversos matizes que se inserem o ambiente, a cultura e a vida, possibilita o entrelaçamento de um contexto que permite analisar um ensino de matemática distanciado dos programas prontos e inertes descaracterizados de ações da vida cotidiana, e reafirma um ensino de matemática próximo da realidade do educando capaz de proporcionar prazer e envolvimento durante a construção das atividades propostas. Escola de Aplicação da Universidade Federal do Pará 2020-01-27T13:30:00Z 2020-01-27T13:30:00Z 2018-05-12 Dissertação NASCIMENTO, Iêda Queiroz Silva do. Introduções ao sistema de numeração decimal a partir de um software livre: um olhar sócio-histórico sobre os fatores que permeiam o envolvimento e a aprendizagem da criança com TEA. Orientador: Elielson Ribeiro de Sales. 2017. 132 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Docência em Educação em Ciências e Matemáticas) - Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e Matemáticas, Instituto de Educação Matemática e Científica, Universidade Federal do Pará, Belém, 2017. Disponível em: http://repositorio.ufpa.br:8080/jspui/handle/2011/12222. Acesso em:. http://repositorio.ufpa.br:8080/jspui/handle/2011/12222 por Acesso Aberto application/pdf application/pdf Universidade Federal do Pará Brasil Instituto de Educação Matemática e Científica UFPA Programa de Pós-Graduação em Docência em Educação em Ciências e Matemáticas 1 CD-ROM |
institution |
Repositório Institucional - Universidade Federal do Pará |
collection |
RI-UFPA |
language |
por |
topic |
Ciclo de alfabetização Autismo Educação Matemática e TI Teoria Sócio-histórica Literacy cycle Autism Mathematic Education and IT Socio-historical Theory CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICA ENSINO E APRENDIZAGEM DE CIÊNCIAS E MATEMÁTICAS PARA A EDUCAÇÃO CIDADÃ ENSINO, APRENDIZAGEM E FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE CIÊNCIAS E MATEMÁTICAS |
spellingShingle |
Ciclo de alfabetização Autismo Educação Matemática e TI Teoria Sócio-histórica Literacy cycle Autism Mathematic Education and IT Socio-historical Theory CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICA ENSINO E APRENDIZAGEM DE CIÊNCIAS E MATEMÁTICAS PARA A EDUCAÇÃO CIDADÃ ENSINO, APRENDIZAGEM E FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE CIÊNCIAS E MATEMÁTICAS NASCIMENTO, Iêda Clara Queiroz Silva do Introduções ao sistema de numeração decimal a partir de um software livre: um olhar sócio-histórico sobre os fatores que permeiam o envolvimento e a aprendizagem da criança com TEA |
topic_facet |
Ciclo de alfabetização Autismo Educação Matemática e TI Teoria Sócio-histórica Literacy cycle Autism Mathematic Education and IT Socio-historical Theory CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICA ENSINO E APRENDIZAGEM DE CIÊNCIAS E MATEMÁTICAS PARA A EDUCAÇÃO CIDADÃ ENSINO, APRENDIZAGEM E FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE CIÊNCIAS E MATEMÁTICAS |
description |
Children with autism spectrum disorder (ASD) have provided great challenges to the formation process of the teachers who teach them in the elementary education, who, in turn, are instigated to discover how to involve them in the proposed activities, enhancing bonds that will not only strengthen the learning process and the interaction with the other students, but also building strategies that provide the broadening of knowledge as well as the enhancement of the learning of the content taught in the classroom. The research, whose aim was to analyze evidence of children with ASD involvement and learning during the lessons that introduce the decimal numbering system (DNS), was developed in the Inclusive Education Laboratory at the Mathematic and Scientific Education at the Federal University of Pará (UFPA), considering the contributions of the sociocultural theory, in order to answer the question “which factors stand out from the involvement and the learning of a child with ASD in activities that introduce the DNS under the lens of the sociocultural theory?”. The theoretical basis, supported by Vygotsky’s defectology treaties, together with the emphasis given by several authors who discourse about the learning and the development processes based on the socio-historical theory, endorse how fast people with that deficiency learn and develop themselves. This research consists of a case study of the learning situations of a 3rd grade elementary child with autism who, in a virtual environment, making use of a free software, elaborates answers to the themes that introduce the DNS. The involvement presented by the learner, from the beginning to the end of this research, echoes the reflexive ways provided by the Information Technology (IT), in which the daily routine, in the different nuances that the environment, the culture and the life are inserted, enables the interlacing of a context that allows the analysis of a math teaching distanced from the customized and idle programs lacking daily life actions, and reaffirms a math teaching close to the learner’s reality also providing pleasure and involvement during the construction of the activities proposed. |
author_additional |
SALES, Elielson Ribeiro de |
author_additionalStr |
SALES, Elielson Ribeiro de |
format |
Dissertação |
author |
NASCIMENTO, Iêda Clara Queiroz Silva do |
title |
Introduções ao sistema de numeração decimal a partir de um software livre: um olhar sócio-histórico sobre os fatores que permeiam o envolvimento e a aprendizagem da criança com TEA |
title_short |
Introduções ao sistema de numeração decimal a partir de um software livre: um olhar sócio-histórico sobre os fatores que permeiam o envolvimento e a aprendizagem da criança com TEA |
title_full |
Introduções ao sistema de numeração decimal a partir de um software livre: um olhar sócio-histórico sobre os fatores que permeiam o envolvimento e a aprendizagem da criança com TEA |
title_fullStr |
Introduções ao sistema de numeração decimal a partir de um software livre: um olhar sócio-histórico sobre os fatores que permeiam o envolvimento e a aprendizagem da criança com TEA |
title_full_unstemmed |
Introduções ao sistema de numeração decimal a partir de um software livre: um olhar sócio-histórico sobre os fatores que permeiam o envolvimento e a aprendizagem da criança com TEA |
title_sort |
introduções ao sistema de numeração decimal a partir de um software livre: um olhar sócio-histórico sobre os fatores que permeiam o envolvimento e a aprendizagem da criança com tea |
publisher |
Universidade Federal do Pará |
publishDate |
2020 |
url |
http://repositorio.ufpa.br:8080/jspui/handle/2011/12222 |
_version_ |
1787149005819478016 |
score |
11.653393 |