Dissertação

Experiências formativas em contexto com professores que ensinam ciências nos anos iniciais do ensino fundamental

The dissertation contemplates the objective of conceptions investigated/ teachers visions about the teaching and practice in the early years of elementary school. These teachers are linked to a primary school in the municipality of Belém/PA. The research focuses on the qualitative delineation, gu...

ver descrição completa

Autor principal: Rocha, Paula Giselle da Costa
Grau: Dissertação
Idioma: por
Publicado em: Universidade Federal do Pará 2020
Assuntos:
Acesso em linha: http://repositorio.ufpa.br:8080/jspui/handle/2011/12437
id ir-2011-12437
recordtype dspace
spelling ir-2011-124372020-07-19T14:27:09Z Experiências formativas em contexto com professores que ensinam ciências nos anos iniciais do ensino fundamental Rocha, Paula Giselle da Costa Matos, Maria da Conceição Gemaque de http://lattes.cnpq.br/9172622259885147 https://orcid.org/0000-0003-3026-5141 Ensino de ciências Formação continuada Ensino por pesquisa Science education Continued education Research teaching CNPQ::CIÊNCIAS HUMANAS::EDUCAÇÃO CNPQ::CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMÁTICA FORMAÇÃO DE PROFESSORES PARA O ENSINO DE CIÊNCIAS E MATEMÁTICAS ENSINO E APRENDIZAGEM DE CIÊNCIAS E MATEMÁTICAS PARA A EDUCAÇÃO CIDADÃ ENSINO, APRENDIZAGEM E FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE CIÊNCIAS E MATEMÁTICAS The dissertation contemplates the objective of conceptions investigated/ teachers visions about the teaching and practice in the early years of elementary school. These teachers are linked to a primary school in the municipality of Belém/PA. The research focuses on the qualitative delineation, guided by the narrative research approach, are involved in the field of research five teachers and the teacher (trainer). In the analysis of data it was Discourse Analysis, through which two categories emerged: teaching: reports of teachers from the initial years of elementary school; The view of the teachers from of the training workshop. There are signs of an attitude change towards the knowledge involved through the partnership built in the continuing training workshop for science teachers, and the production of the didactic product to give amplitude to future formations. We highlight the relevance of creating in the school itself and to distance itself from the obsolete teaching and learning print approach closer to the reality of the teacher. It is suggested that this be a crepito to advance in research in education, above all, to bring the teacher closer to the reflection of his own practices. A presente dissertação contempla o objetivo de investigar as concepções/visões dos professores sobre o ensino de ciências e suas práticas nos anos iniciais do ensino fundamental. Estes professores estão vinculados a uma escola de ensino fundamental no município de Belém/PA. A pesquisa é centrada no delineamento qualitativo, guiada pela abordagem da pesquisa narrativa, constam como principais envolvidos no campo da pesquisa cinco professoras e a professora (formadora). Na análise de dados foi utilizado a Análise Textual Discursiva, através desta emergiram duas categorias: Concepções sobre a docência: relatos de professoras dos anos iniciais do ensino fundamental; O olhar sobre docência das professoras a partir da oficina de formação continuada. Há indícios de mudança de atitude perante os saberes envolvidos através da parceria construída na oficina de formação continuada para professores de ciências, e a produção do produto didático para dar amplitude a formações futuras. Destacamos a relevância de criar espaços de formação continuada na própria escola e de distanciar dos moldes obsoletos de ensino e imprimir abordagem mais próxima da realidade do professor. Enseja-se que este seja um crepito para se avançar na pesquisa em educação, sobretudo, aproximar o professor a reflexão de suas próprias práticas. 2020-07-19T14:27:09Z 2020-07-19T14:27:09Z 2018-12-14 Dissertação Rocha, Paula Giselle da Costa. Experiências formativas em contexto com professores que ensinam ciências nos anos iniciais do ensino fundamental. Orientador: Profa. Dra. Maria da Conceição Gemaque de Matos. 2018. 138 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Docência em Educação em Ciências e Matemáticas) - Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e Matemática, Instituto de Educação Matemática e Científica, Universidade Federal do Pará, Belém, 2018. Disponível em: . Acesso em:. http://repositorio.ufpa.br:8080/jspui/handle/2011/12437 por Acesso Aberto application/pdf application/pdf Universidade Federal do Pará Brasil Instituto de Educação Matemática e Científica UFPA Programa de Pós-Graduação em Docência em Educação em Ciências e Matemáticas 1 CD-ROM
institution Repositório Institucional - Universidade Federal do Pará
collection RI-UFPA
language por
topic Ensino de ciências
Formação continuada
Ensino por pesquisa
Science education
Continued education
Research teaching
CNPQ::CIÊNCIAS HUMANAS::EDUCAÇÃO
CNPQ::CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMÁTICA
FORMAÇÃO DE PROFESSORES PARA O ENSINO DE CIÊNCIAS E MATEMÁTICAS
ENSINO E APRENDIZAGEM DE CIÊNCIAS E MATEMÁTICAS PARA A EDUCAÇÃO CIDADÃ
ENSINO, APRENDIZAGEM E FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE CIÊNCIAS E MATEMÁTICAS
spellingShingle Ensino de ciências
Formação continuada
Ensino por pesquisa
Science education
Continued education
Research teaching
CNPQ::CIÊNCIAS HUMANAS::EDUCAÇÃO
CNPQ::CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMÁTICA
FORMAÇÃO DE PROFESSORES PARA O ENSINO DE CIÊNCIAS E MATEMÁTICAS
ENSINO E APRENDIZAGEM DE CIÊNCIAS E MATEMÁTICAS PARA A EDUCAÇÃO CIDADÃ
ENSINO, APRENDIZAGEM E FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE CIÊNCIAS E MATEMÁTICAS
Rocha, Paula Giselle da Costa
Experiências formativas em contexto com professores que ensinam ciências nos anos iniciais do ensino fundamental
topic_facet Ensino de ciências
Formação continuada
Ensino por pesquisa
Science education
Continued education
Research teaching
CNPQ::CIÊNCIAS HUMANAS::EDUCAÇÃO
CNPQ::CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMÁTICA
FORMAÇÃO DE PROFESSORES PARA O ENSINO DE CIÊNCIAS E MATEMÁTICAS
ENSINO E APRENDIZAGEM DE CIÊNCIAS E MATEMÁTICAS PARA A EDUCAÇÃO CIDADÃ
ENSINO, APRENDIZAGEM E FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE CIÊNCIAS E MATEMÁTICAS
description The dissertation contemplates the objective of conceptions investigated/ teachers visions about the teaching and practice in the early years of elementary school. These teachers are linked to a primary school in the municipality of Belém/PA. The research focuses on the qualitative delineation, guided by the narrative research approach, are involved in the field of research five teachers and the teacher (trainer). In the analysis of data it was Discourse Analysis, through which two categories emerged: teaching: reports of teachers from the initial years of elementary school; The view of the teachers from of the training workshop. There are signs of an attitude change towards the knowledge involved through the partnership built in the continuing training workshop for science teachers, and the production of the didactic product to give amplitude to future formations. We highlight the relevance of creating in the school itself and to distance itself from the obsolete teaching and learning print approach closer to the reality of the teacher. It is suggested that this be a crepito to advance in research in education, above all, to bring the teacher closer to the reflection of his own practices.
author_additional Matos, Maria da Conceição Gemaque de
author_additionalStr Matos, Maria da Conceição Gemaque de
format Dissertação
author Rocha, Paula Giselle da Costa
title Experiências formativas em contexto com professores que ensinam ciências nos anos iniciais do ensino fundamental
title_short Experiências formativas em contexto com professores que ensinam ciências nos anos iniciais do ensino fundamental
title_full Experiências formativas em contexto com professores que ensinam ciências nos anos iniciais do ensino fundamental
title_fullStr Experiências formativas em contexto com professores que ensinam ciências nos anos iniciais do ensino fundamental
title_full_unstemmed Experiências formativas em contexto com professores que ensinam ciências nos anos iniciais do ensino fundamental
title_sort experiências formativas em contexto com professores que ensinam ciências nos anos iniciais do ensino fundamental
publisher Universidade Federal do Pará
publishDate 2020
url http://repositorio.ufpa.br:8080/jspui/handle/2011/12437
_version_ 1787148256450445312
score 11.675088