Dissertação

Estratégias metacognitivas no ensino de ciências para estudantes dos anos iniciais: estimulando o aprender a aprender!

This research describes and analyzes didactic interventions in science teaching, consisting of tasks and strategies specifically designed to awaken and / or exercise metacognitive skills in children of the early years, put into practice in a class of students of the 4th year of elementary school of...

ver descrição completa

Autor principal: GOMES, Mayara Souza
Grau: Dissertação
Idioma: por
Publicado em: Universidade Federal do Pará 2020
Assuntos:
Acesso em linha: http://repositorio.ufpa.br:8080/jspui/handle/2011/12577
id ir-2011-12577
recordtype dspace
spelling ir-2011-125772023-09-29T20:02:44Z Estratégias metacognitivas no ensino de ciências para estudantes dos anos iniciais: estimulando o aprender a aprender! GOMES, Mayara Souza Brabo, Jesus de Nazaré Cardoso http://lattes.cnpq.br/8186834432543140 https://orcid.org/0000-0001-6757-0540 Intervenções didáticas Habilidades metacognitivas Anos iniciais Didactic interventions Metacognitive skills Early years CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICA FORMAÇÃO DE PROFESSORES PARA O ENSINO DE CIÊNCIAS E MATEMÁTICAS ENSINO E APRENDIZAGEM DE CIÊNCIAS E MATEMÁTICAS PARA A EDUCAÇÃO CIDADÃ ENSINO, APRENDIZAGEM E FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE CIÊNCIAS E MATEMÁTICAS This research describes and analyzes didactic interventions in science teaching, consisting of tasks and strategies specifically designed to awaken and / or exercise metacognitive skills in children of the early years, put into practice in a class of students of the 4th year of elementary school of a riverside school located in the rural area of the northeast region of Pará. It is also proposed a protocol for collecting and analyzing evidence of metacognitive skills in students of basic education. When considering the official documents that indicate the need to learn autonomously, in a contextual way, overcoming mere memorization and in order to contribute to research in the area, the research problem was thought: “What are the possible educational benefits of using certain teaching strategies of metacognitive guidance in classes of students in the early years? ” The analysis and qualitative data of this indicated that this type of activity has an interesting potential to create a favorable environment for students to interact with teachers and colleagues, improve motivation and enthusiasm to learn about the subject and stimulate the acquisition and use of metacognitive skills . Inserted in this dissertation, as a didactic product, examples and guidelines for the use of metacognitive strategies, which can be used in didactic activities in classes of the early years. Esta pesquisa descreve e analisa intervenções didáticas, no ensino de ciências, constituída por tarefas e estratégias especificamente planejadas para despertar e/ou exercitar habilidades metacognitivas em crianças dos anos iniciais, postas em prática em uma turma de estudantes do 4° ano do ensino fundamental de uma escola ribeirinha localizada na zona rural da mesorregião nordeste paraense. Propõe-se também um protocolo de coleta e análise de evidências de habilidades metacognitivas em alunos da educação básica. Ao considerar os documentos oficiais que indicam a necessidade de aprender com autonomia, de modo contextual, superando a mera memorização e a fim de contribuir com pesquisas da área, pensou-se no problema de pesquisa: “Quais os eventuais benefícios educativos da utilização de determinadas estratégias de ensino de orientação metacognitiva em turmas de alunos dos anos iniciais?”As análises e dados qualitativos desta indicaram que esse tipo de atividade tem um interessante potencial para criar um ambiente favorável à interação dos estudantes com professores e colegas, melhorar a motivação e o entusiasmo para aprender sobre o assunto e estimular a aquisição e uso de habilidades metacognitivas. Encartado a esta dissertação, como produto didático, exemplos e orientações para uso de estratégias metacognitivas, que podem ser utilizadas em atividades didáticas em turmas dos anos iniciais. 2020-09-07T20:34:00Z 2020-09-07T20:34:00Z 2020-04-27 Dissertação GOMES, Mayara Souza. Estratégias metacognitivas no ensino de ciências para estudantes dos anos iniciais: estimulando o aprender a aprender!. Orientador: Prof. Dr. Jesus de Nazaré Cardoso Brabo. 62 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Docência em Educação em Ciências e Matemáticas) - Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e Matemática, Instituto de Educação Matemática e Científica, Universidade Federal do Pará, Belém, 2020. Disponível em: http://repositorio.ufpa.br:8080/jspui/handle/2011/12577. Acesso em:. http://repositorio.ufpa.br:8080/jspui/handle/2011/12577 por Acesso Aberto http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ application/pdf application/pdf Universidade Federal do Pará Brasil Instituto de Educação Matemática e Científica UFPA Programa de Pós-Graduação em Docência em Educação em Ciências e Matemáticas 1 CD-ROM
institution Repositório Institucional - Universidade Federal do Pará
collection RI-UFPA
language por
topic Intervenções didáticas
Habilidades metacognitivas
Anos iniciais
Didactic interventions
Metacognitive skills
Early years
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICA
FORMAÇÃO DE PROFESSORES PARA O ENSINO DE CIÊNCIAS E MATEMÁTICAS
ENSINO E APRENDIZAGEM DE CIÊNCIAS E MATEMÁTICAS PARA A EDUCAÇÃO CIDADÃ
ENSINO, APRENDIZAGEM E FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE CIÊNCIAS E MATEMÁTICAS
spellingShingle Intervenções didáticas
Habilidades metacognitivas
Anos iniciais
Didactic interventions
Metacognitive skills
Early years
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICA
FORMAÇÃO DE PROFESSORES PARA O ENSINO DE CIÊNCIAS E MATEMÁTICAS
ENSINO E APRENDIZAGEM DE CIÊNCIAS E MATEMÁTICAS PARA A EDUCAÇÃO CIDADÃ
ENSINO, APRENDIZAGEM E FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE CIÊNCIAS E MATEMÁTICAS
GOMES, Mayara Souza
Estratégias metacognitivas no ensino de ciências para estudantes dos anos iniciais: estimulando o aprender a aprender!
topic_facet Intervenções didáticas
Habilidades metacognitivas
Anos iniciais
Didactic interventions
Metacognitive skills
Early years
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICA
FORMAÇÃO DE PROFESSORES PARA O ENSINO DE CIÊNCIAS E MATEMÁTICAS
ENSINO E APRENDIZAGEM DE CIÊNCIAS E MATEMÁTICAS PARA A EDUCAÇÃO CIDADÃ
ENSINO, APRENDIZAGEM E FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE CIÊNCIAS E MATEMÁTICAS
description This research describes and analyzes didactic interventions in science teaching, consisting of tasks and strategies specifically designed to awaken and / or exercise metacognitive skills in children of the early years, put into practice in a class of students of the 4th year of elementary school of a riverside school located in the rural area of the northeast region of Pará. It is also proposed a protocol for collecting and analyzing evidence of metacognitive skills in students of basic education. When considering the official documents that indicate the need to learn autonomously, in a contextual way, overcoming mere memorization and in order to contribute to research in the area, the research problem was thought: “What are the possible educational benefits of using certain teaching strategies of metacognitive guidance in classes of students in the early years? ” The analysis and qualitative data of this indicated that this type of activity has an interesting potential to create a favorable environment for students to interact with teachers and colleagues, improve motivation and enthusiasm to learn about the subject and stimulate the acquisition and use of metacognitive skills . Inserted in this dissertation, as a didactic product, examples and guidelines for the use of metacognitive strategies, which can be used in didactic activities in classes of the early years.
author_additional Brabo, Jesus de Nazaré Cardoso
author_additionalStr Brabo, Jesus de Nazaré Cardoso
format Dissertação
author GOMES, Mayara Souza
title Estratégias metacognitivas no ensino de ciências para estudantes dos anos iniciais: estimulando o aprender a aprender!
title_short Estratégias metacognitivas no ensino de ciências para estudantes dos anos iniciais: estimulando o aprender a aprender!
title_full Estratégias metacognitivas no ensino de ciências para estudantes dos anos iniciais: estimulando o aprender a aprender!
title_fullStr Estratégias metacognitivas no ensino de ciências para estudantes dos anos iniciais: estimulando o aprender a aprender!
title_full_unstemmed Estratégias metacognitivas no ensino de ciências para estudantes dos anos iniciais: estimulando o aprender a aprender!
title_sort estratégias metacognitivas no ensino de ciências para estudantes dos anos iniciais: estimulando o aprender a aprender!
publisher Universidade Federal do Pará
publishDate 2020
url http://repositorio.ufpa.br:8080/jspui/handle/2011/12577
_version_ 1787148533464301568
score 11.653393