/img alt="Imagem da capa" class="recordcover" src="""/>
Dissertação
Estratégias metacognitivas no ensino de ciências para estudantes dos anos iniciais: estimulando o aprender a aprender!
This research describes and analyzes didactic interventions in science teaching, consisting of tasks and strategies specifically designed to awaken and / or exercise metacognitive skills in children of the early years, put into practice in a class of students of the 4th year of elementary school of...
Autor principal: | GOMES, Mayara Souza |
---|---|
Grau: | Dissertação |
Idioma: | por |
Publicado em: |
Universidade Federal do Pará
2020
|
Assuntos: | |
Acesso em linha: |
http://repositorio.ufpa.br:8080/jspui/handle/2011/12577 |
id |
ir-2011-12577 |
---|---|
recordtype |
dspace |
spelling |
ir-2011-125772023-09-29T20:02:44Z Estratégias metacognitivas no ensino de ciências para estudantes dos anos iniciais: estimulando o aprender a aprender! GOMES, Mayara Souza Brabo, Jesus de Nazaré Cardoso http://lattes.cnpq.br/8186834432543140 https://orcid.org/0000-0001-6757-0540 Intervenções didáticas Habilidades metacognitivas Anos iniciais Didactic interventions Metacognitive skills Early years CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICA FORMAÇÃO DE PROFESSORES PARA O ENSINO DE CIÊNCIAS E MATEMÁTICAS ENSINO E APRENDIZAGEM DE CIÊNCIAS E MATEMÁTICAS PARA A EDUCAÇÃO CIDADÃ ENSINO, APRENDIZAGEM E FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE CIÊNCIAS E MATEMÁTICAS This research describes and analyzes didactic interventions in science teaching, consisting of tasks and strategies specifically designed to awaken and / or exercise metacognitive skills in children of the early years, put into practice in a class of students of the 4th year of elementary school of a riverside school located in the rural area of the northeast region of Pará. It is also proposed a protocol for collecting and analyzing evidence of metacognitive skills in students of basic education. When considering the official documents that indicate the need to learn autonomously, in a contextual way, overcoming mere memorization and in order to contribute to research in the area, the research problem was thought: “What are the possible educational benefits of using certain teaching strategies of metacognitive guidance in classes of students in the early years? ” The analysis and qualitative data of this indicated that this type of activity has an interesting potential to create a favorable environment for students to interact with teachers and colleagues, improve motivation and enthusiasm to learn about the subject and stimulate the acquisition and use of metacognitive skills . Inserted in this dissertation, as a didactic product, examples and guidelines for the use of metacognitive strategies, which can be used in didactic activities in classes of the early years. Esta pesquisa descreve e analisa intervenções didáticas, no ensino de ciências, constituída por tarefas e estratégias especificamente planejadas para despertar e/ou exercitar habilidades metacognitivas em crianças dos anos iniciais, postas em prática em uma turma de estudantes do 4° ano do ensino fundamental de uma escola ribeirinha localizada na zona rural da mesorregião nordeste paraense. Propõe-se também um protocolo de coleta e análise de evidências de habilidades metacognitivas em alunos da educação básica. Ao considerar os documentos oficiais que indicam a necessidade de aprender com autonomia, de modo contextual, superando a mera memorização e a fim de contribuir com pesquisas da área, pensou-se no problema de pesquisa: “Quais os eventuais benefícios educativos da utilização de determinadas estratégias de ensino de orientação metacognitiva em turmas de alunos dos anos iniciais?”As análises e dados qualitativos desta indicaram que esse tipo de atividade tem um interessante potencial para criar um ambiente favorável à interação dos estudantes com professores e colegas, melhorar a motivação e o entusiasmo para aprender sobre o assunto e estimular a aquisição e uso de habilidades metacognitivas. Encartado a esta dissertação, como produto didático, exemplos e orientações para uso de estratégias metacognitivas, que podem ser utilizadas em atividades didáticas em turmas dos anos iniciais. 2020-09-07T20:34:00Z 2020-09-07T20:34:00Z 2020-04-27 Dissertação GOMES, Mayara Souza. Estratégias metacognitivas no ensino de ciências para estudantes dos anos iniciais: estimulando o aprender a aprender!. Orientador: Prof. Dr. Jesus de Nazaré Cardoso Brabo. 62 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Docência em Educação em Ciências e Matemáticas) - Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e Matemática, Instituto de Educação Matemática e Científica, Universidade Federal do Pará, Belém, 2020. Disponível em: http://repositorio.ufpa.br:8080/jspui/handle/2011/12577. Acesso em:. http://repositorio.ufpa.br:8080/jspui/handle/2011/12577 por Acesso Aberto http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ application/pdf application/pdf Universidade Federal do Pará Brasil Instituto de Educação Matemática e Científica UFPA Programa de Pós-Graduação em Docência em Educação em Ciências e Matemáticas 1 CD-ROM |
institution |
Repositório Institucional - Universidade Federal do Pará |
collection |
RI-UFPA |
language |
por |
topic |
Intervenções didáticas Habilidades metacognitivas Anos iniciais Didactic interventions Metacognitive skills Early years CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICA FORMAÇÃO DE PROFESSORES PARA O ENSINO DE CIÊNCIAS E MATEMÁTICAS ENSINO E APRENDIZAGEM DE CIÊNCIAS E MATEMÁTICAS PARA A EDUCAÇÃO CIDADÃ ENSINO, APRENDIZAGEM E FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE CIÊNCIAS E MATEMÁTICAS |
spellingShingle |
Intervenções didáticas Habilidades metacognitivas Anos iniciais Didactic interventions Metacognitive skills Early years CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICA FORMAÇÃO DE PROFESSORES PARA O ENSINO DE CIÊNCIAS E MATEMÁTICAS ENSINO E APRENDIZAGEM DE CIÊNCIAS E MATEMÁTICAS PARA A EDUCAÇÃO CIDADÃ ENSINO, APRENDIZAGEM E FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE CIÊNCIAS E MATEMÁTICAS GOMES, Mayara Souza Estratégias metacognitivas no ensino de ciências para estudantes dos anos iniciais: estimulando o aprender a aprender! |
topic_facet |
Intervenções didáticas Habilidades metacognitivas Anos iniciais Didactic interventions Metacognitive skills Early years CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICA FORMAÇÃO DE PROFESSORES PARA O ENSINO DE CIÊNCIAS E MATEMÁTICAS ENSINO E APRENDIZAGEM DE CIÊNCIAS E MATEMÁTICAS PARA A EDUCAÇÃO CIDADÃ ENSINO, APRENDIZAGEM E FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE CIÊNCIAS E MATEMÁTICAS |
description |
This research describes and analyzes didactic interventions in science teaching, consisting of tasks and strategies specifically designed to awaken and / or exercise metacognitive skills in children of the early years, put into practice in a class of students of the 4th year of
elementary school of a riverside school located in the rural area of the northeast region of Pará. It is also proposed a protocol for collecting and analyzing evidence of metacognitive skills in students of basic education. When considering the official documents that indicate the need to learn autonomously, in a contextual way, overcoming mere memorization and
in order to contribute to research in the area, the research problem was thought: “What are the possible educational benefits of using certain teaching strategies of metacognitive guidance in classes of students in the early years? ” The analysis and qualitative data of this indicated that this type of activity has an interesting potential to create a favorable
environment for students to interact with teachers and colleagues, improve motivation and enthusiasm to learn about the subject and stimulate the acquisition and use of metacognitive skills . Inserted in this dissertation, as a didactic product, examples and guidelines for the
use of metacognitive strategies, which can be used in didactic activities in classes of the early years. |
author_additional |
Brabo, Jesus de Nazaré Cardoso |
author_additionalStr |
Brabo, Jesus de Nazaré Cardoso |
format |
Dissertação |
author |
GOMES, Mayara Souza |
title |
Estratégias metacognitivas no ensino de ciências para estudantes dos anos iniciais: estimulando o aprender a aprender! |
title_short |
Estratégias metacognitivas no ensino de ciências para estudantes dos anos iniciais: estimulando o aprender a aprender! |
title_full |
Estratégias metacognitivas no ensino de ciências para estudantes dos anos iniciais: estimulando o aprender a aprender! |
title_fullStr |
Estratégias metacognitivas no ensino de ciências para estudantes dos anos iniciais: estimulando o aprender a aprender! |
title_full_unstemmed |
Estratégias metacognitivas no ensino de ciências para estudantes dos anos iniciais: estimulando o aprender a aprender! |
title_sort |
estratégias metacognitivas no ensino de ciências para estudantes dos anos iniciais: estimulando o aprender a aprender! |
publisher |
Universidade Federal do Pará |
publishDate |
2020 |
url |
http://repositorio.ufpa.br:8080/jspui/handle/2011/12577 |
_version_ |
1787148533464301568 |
score |
11.653393 |