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Artigo
A rede de significações na constituição do sujeito para Bakhtin
Este texto tem por objetivo discutir a rede de significações como uma nova concepção de investigação no campo da ciência do Desenvolvimento Humano e da Educação Infantil. Intenciona discutir algumas idéias, conceitos e pressupostos, na tentativa de compreensão da problemática da significação, situan...
Autor principal: | ALVES, Laura Maria Silva Araújo |
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Grau: | Artigo |
Idioma: | por |
Publicado em: |
Universidade Federal do Pará
2020
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Assuntos: | |
Acesso em linha: |
http://repositorio.ufpa.br:8080/jspui/handle/2011/12640 |
Resumo: |
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Este texto tem por objetivo discutir a rede de significações como uma nova concepção de investigação no campo da ciência do Desenvolvimento Humano e da Educação Infantil. Intenciona discutir algumas idéias, conceitos e pressupostos, na tentativa de compreensão da problemática da significação, situando-a na sua abrangência e complexidade na constituição do sujeito. É objetivo, ainda, pensar a formação individual e coletiva, como uma construção social, produzida a partir de operações de identificação e diferenciação que são tecidas na infância. A Rede de Significações é uma abordagem com base nas melhores tradições do pensamento sobre desenvolvimento humano ao logo do século XX – Vygotsky, Wallon, Valsiner, Bruner e, principalmente, Bakhtin, considerando o pensador mais polêmico das ciências humanas. |