Artigo

A rede de significações na constituição do sujeito para Bakhtin

Este texto tem por objetivo discutir a rede de significações como uma nova concepção de investigação no campo da ciência do Desenvolvimento Humano e da Educação Infantil. Intenciona discutir algumas idéias, conceitos e pressupostos, na tentativa de compreensão da problemática da significação, situan...

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Autor principal: ALVES, Laura Maria Silva Araújo
Grau: Artigo
Idioma: por
Publicado em: Universidade Federal do Pará 2020
Assuntos:
Acesso em linha: http://repositorio.ufpa.br:8080/jspui/handle/2011/12640
Resumo:
Este texto tem por objetivo discutir a rede de significações como uma nova concepção de investigação no campo da ciência do Desenvolvimento Humano e da Educação Infantil. Intenciona discutir algumas idéias, conceitos e pressupostos, na tentativa de compreensão da problemática da significação, situando-a na sua abrangência e complexidade na constituição do sujeito. É objetivo, ainda, pensar a formação individual e coletiva, como uma construção social, produzida a partir de operações de identificação e diferenciação que são tecidas na infância. A Rede de Significações é uma abordagem com base nas melhores tradições do pensamento sobre desenvolvimento humano ao logo do século XX – Vygotsky, Wallon, Valsiner, Bruner e, principalmente, Bakhtin, considerando o pensador mais polêmico das ciências humanas.