/img alt="Imagem da capa" class="recordcover" src="""/>
Artigo
Memória de leitura de educadoras e educadores do campo
Assuminos, nesta reflexão, uma concepção de linguagem assentada no príncipio do dialogismo e da alteridade, conforme postura Bakhtin (1988), compreendendo que a linguagem não se origina nem no sujeito nem na sistematicidade da línguagem, mas na interação orientada pela história e pela ideologia. Des...
Autor principal: | RIBEIRO, Nilsa Brito |
---|---|
Grau: | Artigo |
Idioma: | por |
Publicado em: |
Universidade Federal do Pará
2020
|
Assuntos: | |
Acesso em linha: |
http://repositorio.ufpa.br:8080/jspui/handle/2011/12712 |
id |
ir-2011-12712 |
---|---|
recordtype |
dspace |
spelling |
ir-2011-127122023-09-12T12:44:08Z Memória de leitura de educadoras e educadores do campo RIBEIRO, Nilsa Brito Linguagem Discurso Leitura Assuminos, nesta reflexão, uma concepção de linguagem assentada no príncipio do dialogismo e da alteridade, conforme postura Bakhtin (1988), compreendendo que a linguagem não se origina nem no sujeito nem na sistematicidade da línguagem, mas na interação orientada pela história e pela ideologia. Desta concepção, resulta a compreensão de que a leitura também não corresponde a uma prática solitária e individual, pois é produzida no entrecruzamento de discursos em circulação e em relação à posição que o sujeito leitor ocupa na esfera social. Centrando suas bases nesta concepção de linguagem, este trabalho objetiva analisar sentidos de leitura que educadores e educadoras do campo constroem sobre o seu próprio percurso formativo, considerando o ato de rememorar experiências como espaço possível de (re)criação e construção de novos saberes. UFPA - Universidade Federal do Pará 2020-10-02T13:43:04Z 2020-10-02T13:43:04Z 2009-06 Artigo de Periódico RIBEIRO, Nilsa Brito. Memória de leitura de educadoras e educadores do campo. Margens, online, v. 5, n. 6, p. 161-176, jun. 2009. DOI: http://dx.doi.org/10.18542/rmi.v5i6.2838. Disponível em: http://repositorio.ufpa.br/jspui/handle/2011/12712. Acesso em:. 1982-5374 http://repositorio.ufpa.br:8080/jspui/handle/2011/12712 10.18542/rmi.v5i6.2838 por Margens Acesso Aberto http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ application/pdf Universidade Federal do Pará Brasil UFPA |
institution |
Repositório Institucional - Universidade Federal do Pará |
collection |
RI-UFPA |
language |
por |
topic |
Linguagem Discurso Leitura |
spellingShingle |
Linguagem Discurso Leitura RIBEIRO, Nilsa Brito Memória de leitura de educadoras e educadores do campo |
topic_facet |
Linguagem Discurso Leitura |
description |
Assuminos, nesta reflexão, uma concepção de linguagem assentada no príncipio do dialogismo e da alteridade, conforme postura Bakhtin (1988), compreendendo que a linguagem não se origina nem no sujeito nem na sistematicidade da línguagem, mas na interação orientada pela história e pela ideologia. Desta concepção, resulta a compreensão de que a leitura também não corresponde a uma prática solitária e individual, pois é produzida no entrecruzamento de discursos em circulação e em relação à posição que o sujeito leitor ocupa na esfera social. Centrando suas bases nesta concepção de linguagem, este trabalho objetiva analisar sentidos de leitura que educadores e educadoras do campo constroem sobre o seu próprio percurso formativo, considerando o ato de rememorar experiências como espaço possível de (re)criação e construção de novos saberes. |
format |
Artigo |
author |
RIBEIRO, Nilsa Brito |
title |
Memória de leitura de educadoras e educadores do campo |
title_short |
Memória de leitura de educadoras e educadores do campo |
title_full |
Memória de leitura de educadoras e educadores do campo |
title_fullStr |
Memória de leitura de educadoras e educadores do campo |
title_full_unstemmed |
Memória de leitura de educadoras e educadores do campo |
title_sort |
memória de leitura de educadoras e educadores do campo |
publisher |
Universidade Federal do Pará |
publishDate |
2020 |
url |
http://repositorio.ufpa.br:8080/jspui/handle/2011/12712 |
_version_ |
1832603931165851648 |
score |
11.755432 |