Artigo

Memória de leitura de educadoras e educadores do campo

Assuminos, nesta reflexão, uma concepção de linguagem assentada no príncipio do dialogismo e da alteridade, conforme postura Bakhtin (1988), compreendendo que a linguagem não se origina nem no sujeito nem na sistematicidade da línguagem, mas na interação orientada pela história e pela ideologia. Des...

ver descrição completa

Autor principal: RIBEIRO, Nilsa Brito
Grau: Artigo
Idioma: por
Publicado em: Universidade Federal do Pará 2020
Assuntos:
Acesso em linha: http://repositorio.ufpa.br:8080/jspui/handle/2011/12712
id ir-2011-12712
recordtype dspace
spelling ir-2011-127122023-09-12T12:44:08Z Memória de leitura de educadoras e educadores do campo RIBEIRO, Nilsa Brito Linguagem Discurso Leitura Assuminos, nesta reflexão, uma concepção de linguagem assentada no príncipio do dialogismo e da alteridade, conforme postura Bakhtin (1988), compreendendo que a linguagem não se origina nem no sujeito nem na sistematicidade da línguagem, mas na interação orientada pela história e pela ideologia. Desta concepção, resulta a compreensão de que a leitura também não corresponde a uma prática solitária e individual, pois é produzida no entrecruzamento de discursos em circulação e em relação à posição que o sujeito leitor ocupa na esfera social. Centrando suas bases nesta concepção de linguagem, este trabalho objetiva analisar sentidos de leitura que educadores e educadoras do campo constroem sobre o seu próprio percurso formativo, considerando o ato de rememorar experiências como espaço possível de (re)criação e construção de novos saberes. UFPA - Universidade Federal do Pará 2020-10-02T13:43:04Z 2020-10-02T13:43:04Z 2009-06 Artigo de Periódico RIBEIRO, Nilsa Brito. Memória de leitura de educadoras e educadores do campo. Margens, online, v. 5, n. 6, p. 161-176, jun. 2009. DOI: http://dx.doi.org/10.18542/rmi.v5i6.2838. Disponível em: http://repositorio.ufpa.br/jspui/handle/2011/12712. Acesso em:. 1982-5374 http://repositorio.ufpa.br:8080/jspui/handle/2011/12712 10.18542/rmi.v5i6.2838 por Margens Acesso Aberto http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ application/pdf Universidade Federal do Pará Brasil UFPA
institution Repositório Institucional - Universidade Federal do Pará
collection RI-UFPA
language por
topic Linguagem
Discurso
Leitura
spellingShingle Linguagem
Discurso
Leitura
RIBEIRO, Nilsa Brito
Memória de leitura de educadoras e educadores do campo
topic_facet Linguagem
Discurso
Leitura
description Assuminos, nesta reflexão, uma concepção de linguagem assentada no príncipio do dialogismo e da alteridade, conforme postura Bakhtin (1988), compreendendo que a linguagem não se origina nem no sujeito nem na sistematicidade da línguagem, mas na interação orientada pela história e pela ideologia. Desta concepção, resulta a compreensão de que a leitura também não corresponde a uma prática solitária e individual, pois é produzida no entrecruzamento de discursos em circulação e em relação à posição que o sujeito leitor ocupa na esfera social. Centrando suas bases nesta concepção de linguagem, este trabalho objetiva analisar sentidos de leitura que educadores e educadoras do campo constroem sobre o seu próprio percurso formativo, considerando o ato de rememorar experiências como espaço possível de (re)criação e construção de novos saberes.
format Artigo
author RIBEIRO, Nilsa Brito
title Memória de leitura de educadoras e educadores do campo
title_short Memória de leitura de educadoras e educadores do campo
title_full Memória de leitura de educadoras e educadores do campo
title_fullStr Memória de leitura de educadoras e educadores do campo
title_full_unstemmed Memória de leitura de educadoras e educadores do campo
title_sort memória de leitura de educadoras e educadores do campo
publisher Universidade Federal do Pará
publishDate 2020
url http://repositorio.ufpa.br:8080/jspui/handle/2011/12712
_version_ 1832603931165851648
score 11.755432