/img alt="Imagem da capa" class="recordcover" src="""/>
Artigo
Tarefas fundamentais no fazer matemático escolar: organização matemática para o ensino da geometria analítica
This essay is part of a research held at the Scientific and Mathematical Education Institute, in Federal University of Pará (UFPA), in which we make a reflection over the tasks for the study of the Plane Analytical Geometry contained in didatics text books adopted in Highschool (Medium Educational L...
Autor principal: | GUERRA, Renato Borges |
---|---|
Outros Autores: | ANDRADE, Roberto Carlos Dantas |
Grau: | Artigo |
Idioma: | por |
Publicado em: |
Universidade Federal do Pará
2020
|
Assuntos: | |
Acesso em linha: |
http://repositorio.ufpa.br:8080/jspui/handle/2011/12782 |
id |
ir-2011-12782 |
---|---|
recordtype |
dspace |
spelling |
ir-2011-127822023-08-31T14:03:27Z Tarefas fundamentais no fazer matemático escolar: organização matemática para o ensino da geometria analítica GUERRA, Renato Borges ANDRADE, Roberto Carlos Dantas Geometria analítica Praxeologia Tarefas fundamentais Praxiology Fundamental tasks Anlytical geometry This essay is part of a research held at the Scientific and Mathematical Education Institute, in Federal University of Pará (UFPA), in which we make a reflection over the tasks for the study of the Plane Analytical Geometry contained in didatics text books adopted in Highschool (Medium Educational Level) in order to identify the relationship among them aiming to determine more inclusive tasks, called by us as “fundamental tasks” which, related to one another, are the base for the solution of other tasks. And, based on this kind of task, propose a new mathematical organization that may contribute to the teachers’ mathematicaldidatics organization as to allow a “school mathematics practice” characterized by a justified and understandable practice. This is accomplished having the Didatics Antropological Theory as a reference. Este trabalho é parte de uma pesquisa realizada no Instituto de Educação Matemática e Científica (IEMCI), da Universidade Federal do Pará (UFPA), em que fazemos uma reflexão acerca das tarefas para o estudo da Geometria Analítica Plana, presentes nas organizações didáticas de livros e textos adotados no ensino médio, de forma a identificar as relações existentes entre elas, em busca de evidenciar tarefas mais inclusivas, denominadas por nós de tarefas fundamentais, que articuladas subsidiam a resolução de outras tarefas e a partir deste tipo de tarefas propor uma organização matemática que possa contribuir para as organizações didáticas-matemáticas de professores de tal forma a possibilitar um fazer matemático escolar caracterizado por um fazer inteligível e justificado. Isso é realizado à luz da Teoria Antropológica do Didático (TAD). UFPA - Universidade Federal do Pará 2020-10-21T00:21:38Z 2020-10-21T00:21:38Z 2013-04 Artigo de Periódico GUERRA, Renato Borges; ANDRADE, Roberto Carlos Dantas. Tarefas fundamentais no fazer matemático escolar: organização matemática para o ensino da geometria analítica. Margens, online, v. 7, n. 8, p. 109-121, abr. 2013. DOI: http://dx.doi.org/10.18542/rmi.v7i8.2750. Disponível em: http://repositorio.ufpa.br/jspui/handle/2011/12782. Acesso em:. 1982-5374 http://repositorio.ufpa.br:8080/jspui/handle/2011/12782 10.18542/rmi.v7i8.2750 por Margens Acesso Aberto http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ application/pdf Universidade Federal do Pará Brasil UFPA |
institution |
Repositório Institucional - Universidade Federal do Pará |
collection |
RI-UFPA |
language |
por |
topic |
Geometria analítica Praxeologia Tarefas fundamentais Praxiology Fundamental tasks Anlytical geometry |
spellingShingle |
Geometria analítica Praxeologia Tarefas fundamentais Praxiology Fundamental tasks Anlytical geometry GUERRA, Renato Borges Tarefas fundamentais no fazer matemático escolar: organização matemática para o ensino da geometria analítica |
topic_facet |
Geometria analítica Praxeologia Tarefas fundamentais Praxiology Fundamental tasks Anlytical geometry |
description |
This essay is part of a research held at the Scientific and Mathematical Education Institute, in Federal University of Pará (UFPA), in which we make a reflection over the tasks for the study of the Plane Analytical Geometry contained in didatics text books adopted in Highschool (Medium Educational Level) in order to identify the relationship among them aiming to determine more inclusive tasks, called by us as “fundamental tasks” which, related to one another, are the base for the solution of other tasks. And, based on this kind of task, propose a new mathematical organization that may contribute to the teachers’ mathematicaldidatics organization as to allow a “school mathematics practice” characterized by a justified and understandable practice. This is accomplished having the Didatics Antropological Theory as a reference. |
format |
Artigo |
author |
GUERRA, Renato Borges |
author2 |
ANDRADE, Roberto Carlos Dantas |
author2Str |
ANDRADE, Roberto Carlos Dantas |
title |
Tarefas fundamentais no fazer matemático escolar: organização matemática para o ensino da geometria analítica |
title_short |
Tarefas fundamentais no fazer matemático escolar: organização matemática para o ensino da geometria analítica |
title_full |
Tarefas fundamentais no fazer matemático escolar: organização matemática para o ensino da geometria analítica |
title_fullStr |
Tarefas fundamentais no fazer matemático escolar: organização matemática para o ensino da geometria analítica |
title_full_unstemmed |
Tarefas fundamentais no fazer matemático escolar: organização matemática para o ensino da geometria analítica |
title_sort |
tarefas fundamentais no fazer matemático escolar: organização matemática para o ensino da geometria analítica |
publisher |
Universidade Federal do Pará |
publishDate |
2020 |
url |
http://repositorio.ufpa.br:8080/jspui/handle/2011/12782 |
_version_ |
1832602409605529600 |
score |
11.755432 |