Artigo

Tarefas fundamentais no fazer matemático escolar: organização matemática para o ensino da geometria analítica

This essay is part of a research held at the Scientific and Mathematical Education Institute, in Federal University of Pará (UFPA), in which we make a reflection over the tasks for the study of the Plane Analytical Geometry contained in didatics text books adopted in Highschool (Medium Educational L...

ver descrição completa

Autor principal: GUERRA, Renato Borges
Outros Autores: ANDRADE, Roberto Carlos Dantas
Grau: Artigo
Idioma: por
Publicado em: Universidade Federal do Pará 2020
Assuntos:
Acesso em linha: http://repositorio.ufpa.br:8080/jspui/handle/2011/12782
id ir-2011-12782
recordtype dspace
spelling ir-2011-127822023-08-31T14:03:27Z Tarefas fundamentais no fazer matemático escolar: organização matemática para o ensino da geometria analítica GUERRA, Renato Borges ANDRADE, Roberto Carlos Dantas Geometria analítica Praxeologia Tarefas fundamentais Praxiology Fundamental tasks Anlytical geometry This essay is part of a research held at the Scientific and Mathematical Education Institute, in Federal University of Pará (UFPA), in which we make a reflection over the tasks for the study of the Plane Analytical Geometry contained in didatics text books adopted in Highschool (Medium Educational Level) in order to identify the relationship among them aiming to determine more inclusive tasks, called by us as “fundamental tasks” which, related to one another, are the base for the solution of other tasks. And, based on this kind of task, propose a new mathematical organization that may contribute to the teachers’ mathematicaldidatics organization as to allow a “school mathematics practice” characterized by a justified and understandable practice. This is accomplished having the Didatics Antropological Theory as a reference. Este trabalho é parte de uma pesquisa realizada no Instituto de Educação Matemática e Científica (IEMCI), da Universidade Federal do Pará (UFPA), em que fazemos uma reflexão acerca das tarefas para o estudo da Geometria Analítica Plana, presentes nas organizações didáticas de livros e textos adotados no ensino médio, de forma a identificar as relações existentes entre elas, em busca de evidenciar tarefas mais inclusivas, denominadas por nós de tarefas fundamentais, que articuladas subsidiam a resolução de outras tarefas e a partir deste tipo de tarefas propor uma organização matemática que possa contribuir para as organizações didáticas-matemáticas de professores de tal forma a possibilitar um fazer matemático escolar caracterizado por um fazer inteligível e justificado. Isso é realizado à luz da Teoria Antropológica do Didático (TAD). UFPA - Universidade Federal do Pará 2020-10-21T00:21:38Z 2020-10-21T00:21:38Z 2013-04 Artigo de Periódico GUERRA, Renato Borges; ANDRADE, Roberto Carlos Dantas. Tarefas fundamentais no fazer matemático escolar: organização matemática para o ensino da geometria analítica. Margens, online, v. 7, n. 8, p. 109-121, abr. 2013. DOI: http://dx.doi.org/10.18542/rmi.v7i8.2750. Disponível em: http://repositorio.ufpa.br/jspui/handle/2011/12782. Acesso em:. 1982-5374 http://repositorio.ufpa.br:8080/jspui/handle/2011/12782 10.18542/rmi.v7i8.2750 por Margens Acesso Aberto http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ application/pdf Universidade Federal do Pará Brasil UFPA
institution Repositório Institucional - Universidade Federal do Pará
collection RI-UFPA
language por
topic Geometria analítica
Praxeologia
Tarefas fundamentais
Praxiology
Fundamental tasks
Anlytical geometry
spellingShingle Geometria analítica
Praxeologia
Tarefas fundamentais
Praxiology
Fundamental tasks
Anlytical geometry
GUERRA, Renato Borges
Tarefas fundamentais no fazer matemático escolar: organização matemática para o ensino da geometria analítica
topic_facet Geometria analítica
Praxeologia
Tarefas fundamentais
Praxiology
Fundamental tasks
Anlytical geometry
description This essay is part of a research held at the Scientific and Mathematical Education Institute, in Federal University of Pará (UFPA), in which we make a reflection over the tasks for the study of the Plane Analytical Geometry contained in didatics text books adopted in Highschool (Medium Educational Level) in order to identify the relationship among them aiming to determine more inclusive tasks, called by us as “fundamental tasks” which, related to one another, are the base for the solution of other tasks. And, based on this kind of task, propose a new mathematical organization that may contribute to the teachers’ mathematicaldidatics organization as to allow a “school mathematics practice” characterized by a justified and understandable practice. This is accomplished having the Didatics Antropological Theory as a reference.
format Artigo
author GUERRA, Renato Borges
author2 ANDRADE, Roberto Carlos Dantas
author2Str ANDRADE, Roberto Carlos Dantas
title Tarefas fundamentais no fazer matemático escolar: organização matemática para o ensino da geometria analítica
title_short Tarefas fundamentais no fazer matemático escolar: organização matemática para o ensino da geometria analítica
title_full Tarefas fundamentais no fazer matemático escolar: organização matemática para o ensino da geometria analítica
title_fullStr Tarefas fundamentais no fazer matemático escolar: organização matemática para o ensino da geometria analítica
title_full_unstemmed Tarefas fundamentais no fazer matemático escolar: organização matemática para o ensino da geometria analítica
title_sort tarefas fundamentais no fazer matemático escolar: organização matemática para o ensino da geometria analítica
publisher Universidade Federal do Pará
publishDate 2020
url http://repositorio.ufpa.br:8080/jspui/handle/2011/12782
_version_ 1832602409605529600
score 11.755432