Dissertação

Olhar [Re] Egresso: diálogos entre as propostas curriculares e à docência em Artes Visuais na UFPA

This research contemplates reflections on the profile of the egress of the Visual Arts Course, using the 2007 Curricular Pedagogical Proposal and the new 2019 curricular document, specific of the Degree in Visual Arts of the Faculty of Visual Arts /FAV of the Federal University of Pará /UFPA. The...

ver descrição completa

Autor principal: BARROS, Amanda Cristine Modesto
Grau: Dissertação
Idioma: por
Publicado em: Universidade Federal do Pará 2020
Assuntos:
Acesso em linha: http://repositorio.ufpa.br:8080/jspui/handle/2011/12792
id ir-2011-12792
recordtype dspace
spelling ir-2011-127922021-08-20T16:02:42Z Olhar [Re] Egresso: diálogos entre as propostas curriculares e à docência em Artes Visuais na UFPA BARROS, Amanda Cristine Modesto LEÃO, Ana Cláudia do Amaral http://lattes.cnpq.br/3091200390689592 Arte educação-Pará Arte-estudo e ensino Arte-Docência CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::ARTES HISTÓRIA, CRÍTICA E EDUCAÇÃO EM ARTES ARTES This research contemplates reflections on the profile of the egress of the Visual Arts Course, using the 2007 Curricular Pedagogical Proposal and the new 2019 curricular document, specific of the Degree in Visual Arts of the Faculty of Visual Arts /FAV of the Federal University of Pará /UFPA. The study considers the historical process of curriculum construction in the Arts course at UFPA, bringing together the most important milestones that influence the profile of art / education graduates, coupled with quantitative and qualitative in-kind data analysis to substantiate contextual information. of teaching in this graduation. To base these considerations some authors are invoked to validate the propositions of these studies, they are: SILVA (2011), ZABALA (2010), TARDIF (2002), BARBOSA (2012), PIMENTA (2002), among others. Based on these authors and based on my own experience as a graduate of the Visual Arts Degree at UFPA, reflections are conducted on themes that go through the process of initial formation of art / educators, so that we can understand how this birth and growing of the world occurs. teaching identity in the historical, political, social, ethical, philosophical and epistemological context of the Visual Arts course. It is observed the teaching and student involvement of this experience over the course of the course, with a view to identifying the sensitive nature of how these relationships constituted the concepts of teaching that currently guide the egress profile that the initial education aims at. CAPES - Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior Esta pesquisa contempla reflexões sobre o perfil do egresso do curso de Artes Visuais, utilizando-se do Projeto Político Pedagógico de 2007 e do novo documento curricular de 2019, específico da Licenciatura em Artes Visuais da Faculdade de Artes Visuais/FAV da Universidade Federal do Pará/UFPA. O estudo considera o processo histórico de construção do currículo no curso de Licenciatura em Artes na UFPA, reunindo os marcos mais importantes que influenciam no perfil de egressos da arte/educação, atrelados a análises de dados em espécie quantitativa e qualitativa para fundamentar as informações referentes ao contexto da docência nesta graduação. Para o embasamento destas considerações são evocados alguns autores para validar as proposições destes estudos, são eles: SILVA (2011), ZABALA (2010), TARDIF (2002), BARBOSA (2012), PIMENTA (2002), entre outros. A partir destes autores e com base em minha própria experiência como egressa da Licenciatura em Artes Visuais da UFPA, são conduzidas reflexões sobre temas que atravessam o processo de formação inicial dos arte/educadores, de maneira que possamos compreender como ocorre esse nascer e crescer da identidade docente no contexto histórico, político, social, ético, filosófico e epistemológico do curso de Artes Visuais. Observando o envolvimento docente e discente dessa experiência ao longo do tempo de existência do curso, com vistas para identificar a natureza sensível de como estas relações constituíram os conceitos de docência que atualmente orientam o perfil de egresso que a formação inicial almeja. 2020-10-27T17:59:57Z 2020-10-27T17:59:57Z 2020-02-20 Dissertação BARROS, Amanda Cristine Modesto. Olhar [Re] Egresso: diálogos entre as propostas curriculares e à docência em Artes Visuais na UFPA. Orientadora: Ana Cláudia do Amaral Leão. 2020. 238 f. Dissertação (Mestrado em Artes) - Programa de Pós-Graduação em Artes, Instituto de Ciências da Arte, Universidade Federal do Pará, Belém, 2020. Disponível em: http://repositorio.ufpa.br:8080/jspui/handle/2011/12792. Acesso em:. http://repositorio.ufpa.br:8080/jspui/handle/2011/12792 por Acesso Aberto Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ application/pdf Universidade Federal do Pará Brasil Instituto de Ciências da Arte UFPA Programa de Pós-Graduação em Artes 1 CD-ROM
institution Repositório Institucional - Universidade Federal do Pará
collection RI-UFPA
language por
topic Arte educação-Pará
Arte-estudo e ensino
Arte-Docência
CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::ARTES
HISTÓRIA, CRÍTICA E EDUCAÇÃO EM ARTES
ARTES
spellingShingle Arte educação-Pará
Arte-estudo e ensino
Arte-Docência
CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::ARTES
HISTÓRIA, CRÍTICA E EDUCAÇÃO EM ARTES
ARTES
BARROS, Amanda Cristine Modesto
Olhar [Re] Egresso: diálogos entre as propostas curriculares e à docência em Artes Visuais na UFPA
topic_facet Arte educação-Pará
Arte-estudo e ensino
Arte-Docência
CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::ARTES
HISTÓRIA, CRÍTICA E EDUCAÇÃO EM ARTES
ARTES
description This research contemplates reflections on the profile of the egress of the Visual Arts Course, using the 2007 Curricular Pedagogical Proposal and the new 2019 curricular document, specific of the Degree in Visual Arts of the Faculty of Visual Arts /FAV of the Federal University of Pará /UFPA. The study considers the historical process of curriculum construction in the Arts course at UFPA, bringing together the most important milestones that influence the profile of art / education graduates, coupled with quantitative and qualitative in-kind data analysis to substantiate contextual information. of teaching in this graduation. To base these considerations some authors are invoked to validate the propositions of these studies, they are: SILVA (2011), ZABALA (2010), TARDIF (2002), BARBOSA (2012), PIMENTA (2002), among others. Based on these authors and based on my own experience as a graduate of the Visual Arts Degree at UFPA, reflections are conducted on themes that go through the process of initial formation of art / educators, so that we can understand how this birth and growing of the world occurs. teaching identity in the historical, political, social, ethical, philosophical and epistemological context of the Visual Arts course. It is observed the teaching and student involvement of this experience over the course of the course, with a view to identifying the sensitive nature of how these relationships constituted the concepts of teaching that currently guide the egress profile that the initial education aims at.
author_additional LEÃO, Ana Cláudia do Amaral
author_additionalStr LEÃO, Ana Cláudia do Amaral
format Dissertação
author BARROS, Amanda Cristine Modesto
title Olhar [Re] Egresso: diálogos entre as propostas curriculares e à docência em Artes Visuais na UFPA
title_short Olhar [Re] Egresso: diálogos entre as propostas curriculares e à docência em Artes Visuais na UFPA
title_full Olhar [Re] Egresso: diálogos entre as propostas curriculares e à docência em Artes Visuais na UFPA
title_fullStr Olhar [Re] Egresso: diálogos entre as propostas curriculares e à docência em Artes Visuais na UFPA
title_full_unstemmed Olhar [Re] Egresso: diálogos entre as propostas curriculares e à docência em Artes Visuais na UFPA
title_sort olhar [re] egresso: diálogos entre as propostas curriculares e à docência em artes visuais na ufpa
publisher Universidade Federal do Pará
publishDate 2020
url http://repositorio.ufpa.br:8080/jspui/handle/2011/12792
_version_ 1832602499398238208
score 11.755432