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Dissertação
Procedimento de observação de pareamento de estímulos e a emergência de nomeação completa em crianças com autismo
Full naming is a higher order behavioral relationship in which the individual responds to a class of objects and/or events by combining the listener and speaker functions without direct training. More recently, the Stimulus Pairing Observation Procedure (SPOP) has been shown to be an alternative...
Autor principal: | BRASIL, Michelle Abdon |
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Grau: | Dissertação |
Idioma: | por |
Publicado em: |
Universidade Federal do Pará
2020
|
Assuntos: | |
Acesso em linha: |
http://repositorio.ufpa.br:8080/jspui/handle/2011/12803 |
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ir-2011-128032020-11-04T16:12:22Z Procedimento de observação de pareamento de estímulos e a emergência de nomeação completa em crianças com autismo Stimulus pairing observation procedure and the emergence of full naming in children with autism BRASIL, Michelle Abdon SOUZA, Carlos Barbosa Alves de http://lattes.cnpq.br/1264063598919201 ASSIS, Grauben José Alves de http://lattes.cnpq.br/0722706223558223 https://orcid.org/0000-0002-6548-2544 Psicologia: pesquisa experimental Análise do comportamento Autismo em crianças Estímulos - SPOP Transtorno do Espectro Autista - TEA Pareamento: procedimento de observação - Autismo Nomeação completa Procedimento de Observação de Pareamento de Estímulos - SPOP Autismo CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::PSICOLOGIA ANÁLISE EXPERIMENTAL DO COMPORTAMENTO: BASES EXPERIMENTAIS E HISTÓRICO-CONCEITUAIS PSICOLOGIA EXPERIMENTAL Full naming is a higher order behavioral relationship in which the individual responds to a class of objects and/or events by combining the listener and speaker functions without direct training. More recently, the Stimulus Pairing Observation Procedure (SPOP) has been shown to be an alternative to develop bidirectional naming in individuals who do not have such ability yet. The SPOP consists of successive presentations of pairs of stimuli where the only response required from the individual is the observation response. At the same time, no response emitted by the individual is differentially reinforced. The present study investigated the effect of SPOP on the induction of full naming in four children with autism spectrum disorder with limited verbal repertoire. It was also evaluated the effects of the presence or not of listener unidirectional naming in the eventual acquisition of full naming. The experiment used the multiple probe design across participants. The procedure was composed for 1. Assessment of words articulation, 2. Pretests for tact and object selection, 3. Listener unidirectional naming test, 4. Full naming probes, 5. Baseline and 6. SPOP with more pairings. Results demonstrated that in addition to being effective in establishing tact and listener responses, SPOP was effective in establishing full naming for one of the participants. The data also suggest that the induction of this behavior in this population can be facilitated by the previous presence of listener unidirectional naming in the verbal repertoire of the individuals. CAPES - Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior CNPq - Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico Nomeação completa é uma relação comportamental de ordem superior na qual o indivíduo responde a uma classe de objetos e/ou eventos combinando as funções de ouvinte e falante sem treino direto. Mais recentemente, o procedimento de observação de pareamento de estímulos (Stimulus Pairing Observation Procedure - SPOP) vem se mostrando uma alternativa para induzir nomeação completa em indivíduos que ainda não demonstram tal habilidade. O SPOP consiste em apresentações sucessivas de pares de estímulos onde a única resposta exigida do indivíduo é a resposta de observação. Ao mesmo tempo, nenhuma resposta emitida pelo indivíduo é reforçada diferencialmente. O presente trabalho teve como objetivo investigar o efeito do SPOP na indução da nomeação completa em quatro crianças com TEA com repertório verbal limitado. Também foram avaliados os efeitos da presença ou não da nomeação unidirecional de ouvinte na eventual aquisição da nomeação completa. O procedimento compreendeu as seguintes fases: 1. Avaliação da articulação das palavras, 2. Pré-teste de tato e ouvinte, 3. Teste de nomeação unidirecional de ouvinte, 4. Sonda de nomeação completa, 5.Linha de base e 6. Implementação do SPOP com mais pareamentos. O delineamento utilizado foi o de sondas múltiplas entre participantes. Os resultados demonstraram que além de ser eficaz em estabelecer respostas de tato e ouvinte, o SPOP foi eficaz em estabelecer nomeação completa para um dos participantes. Os dados também sugerem que a indução desse comportamento nessa população pode ser facilitada pela presença prévia de nomeação unidirecional de ouvinte no repertório verbal dos indivíduos. 2020-11-04T16:12:22Z 2020-11-04T16:12:22Z 2019-05-17 Dissertação BRASIL, Michelle Abdon. Procedimento de observação de pareamento de estímulos e a emergência de nomeação completa em crianças com autismo. Orientador: Carlos Barbosa Alves de Souza. 2019. 50 f. Dissertação (Mestrado em Teoria e Pesquisa do Comportamento) - Núcleo de Teoria e Pesquisa do Comportamento, Universidade Federal do Pará, Belém, 2019. Disponível em: . Acesso em:. http://repositorio.ufpa.br:8080/jspui/handle/2011/12803 por Acesso Aberto http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ application/pdf Universidade Federal do Pará Brasil Núcleo de Teoria e Pesquisa do Comportamento UFPA Programa de Pós-Graduação em Teoria e Pesquisa do Comportamento 1 CD-ROM |
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Repositório Institucional - Universidade Federal do Pará |
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Full naming is a higher order behavioral relationship in which the individual responds to
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not have such ability yet. The SPOP consists of successive presentations of pairs of
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response. At the same time, no response emitted by the individual is differentially
reinforced. The present study investigated the effect of SPOP on the induction of full
naming in four children with autism spectrum disorder with limited verbal repertoire. It
was also evaluated the effects of the presence or not of listener unidirectional naming in
the eventual acquisition of full naming. The experiment used the multiple probe design
across participants. The procedure was composed for 1. Assessment of words
articulation, 2. Pretests for tact and object selection, 3. Listener unidirectional naming
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demonstrated that in addition to being effective in establishing tact and listener
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