Artigo

O plano de desenvolvimento da escola (PDE escola) e a qualidade do ensino: da sua política de implementação, no governo FHC (1998- 2002), à sua configuração, no governo Lula (2003-2010)

This article aims to contextualize how the School Development Plan (PDE Escola) has materialized in the governments of FHC (1998-2002) and Lula (2003-2010), since after ten years, the PDE Escola remains defending the improvement speech in the quality of Brazilian education. The text is an excerpt...

ver descrição completa

Autor principal: SANTOS, Crisolita Gonçalves dos
Grau: Artigo
Idioma: por
Publicado em: Universidade Federal do Pará 2020
Assuntos:
Acesso em linha: http://repositorio.ufpa.br:8080/jspui/handle/2011/12838
id ir-2011-12838
recordtype dspace
spelling ir-2011-128382023-08-31T13:42:35Z O plano de desenvolvimento da escola (PDE escola) e a qualidade do ensino: da sua política de implementação, no governo FHC (1998- 2002), à sua configuração, no governo Lula (2003-2010) SANTOS, Crisolita Gonçalves dos PDE Escola Qualidade do ensino FUNDESCOLA education quality This article aims to contextualize how the School Development Plan (PDE Escola) has materialized in the governments of FHC (1998-2002) and Lula (2003-2010), since after ten years, the PDE Escola remains defending the improvement speech in the quality of Brazilian education. The text is an excerpt of the dissertation entitled “The management of educational policy in Igarapé-Miri and the PDE Escola: the place of autonomy and quality of education.” This is a qualitative study that used the field research for its enforcement. With the main focus on the discussion of PDE Escola and its focus on quality of teaching, the text defines the quality of education as a proposal which is beyond the measurable, surpassing the view that this improvement could be only related to quantifiable data. O presente artigo visa contextualizar como o Plano de Desenvolvimento da Escola (PDE Escola) se materializou nos governos FHC (1998-2002) e Lula (2003-2010), uma vez que passados mais de dez anos o PDE Escola continua presente na realidade da educação brasileira, ainda defendendo o discurso de melhoria na qualidade do ensino. O texto é um recorte da dissertação de mestrado intitulada “A gestão da política educacional em Igarapé-Miri e o PDE Escola: o lugar da autonomia e da qualidade do ensino”. Esta é uma pesquisa qualitativa que utilizou a pesquisa de campo para sua efetivação. Tendo como principal enfoque de discussão o PDE Escola e seu foco na qualidade do ensino, o texto define a qualidade do ensino para além de uma proposta mensurável em educação, ultrapassando a concepção de que esta melhoria estaria somente relacionada a dados quantificáveis. 2020-11-17T14:18:57Z 2020-11-17T14:18:57Z 2014-01 Artigo de Periódico SANTOS, Crisolita Gonçalves dos. O plano de desenvolvimento da escola (PDE escola) e a qualidade do ensino: da sua política de implementação, no governo FHC (1998- 2002), à sua configuração, no governo Lula (2003-2010). Margens, online, v. 8, n. 10, p. 249-266, jan. 2014. DOI: http://dx.doi.org/10.18542/rmi.v8i10.2738. Disponível em: http://repositorio.ufpa.br/jspui/handle/2011/12838. Acesso em:. 1982-5374 http://repositorio.ufpa.br:8080/jspui/handle/2011/12838 10.18542/rmi.v8i10.2738 por Margens Acesso Aberto http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ application/pdf Universidade Federal do Pará Brasil UFPA https://www.periodicos.ufpa.br/index.php/revistamargens/article/view/2738
institution Repositório Institucional - Universidade Federal do Pará
collection RI-UFPA
language por
topic PDE Escola
Qualidade do ensino
FUNDESCOLA
education quality
spellingShingle PDE Escola
Qualidade do ensino
FUNDESCOLA
education quality
SANTOS, Crisolita Gonçalves dos
O plano de desenvolvimento da escola (PDE escola) e a qualidade do ensino: da sua política de implementação, no governo FHC (1998- 2002), à sua configuração, no governo Lula (2003-2010)
topic_facet PDE Escola
Qualidade do ensino
FUNDESCOLA
education quality
description This article aims to contextualize how the School Development Plan (PDE Escola) has materialized in the governments of FHC (1998-2002) and Lula (2003-2010), since after ten years, the PDE Escola remains defending the improvement speech in the quality of Brazilian education. The text is an excerpt of the dissertation entitled “The management of educational policy in Igarapé-Miri and the PDE Escola: the place of autonomy and quality of education.” This is a qualitative study that used the field research for its enforcement. With the main focus on the discussion of PDE Escola and its focus on quality of teaching, the text defines the quality of education as a proposal which is beyond the measurable, surpassing the view that this improvement could be only related to quantifiable data.
format Artigo
author SANTOS, Crisolita Gonçalves dos
title O plano de desenvolvimento da escola (PDE escola) e a qualidade do ensino: da sua política de implementação, no governo FHC (1998- 2002), à sua configuração, no governo Lula (2003-2010)
title_short O plano de desenvolvimento da escola (PDE escola) e a qualidade do ensino: da sua política de implementação, no governo FHC (1998- 2002), à sua configuração, no governo Lula (2003-2010)
title_full O plano de desenvolvimento da escola (PDE escola) e a qualidade do ensino: da sua política de implementação, no governo FHC (1998- 2002), à sua configuração, no governo Lula (2003-2010)
title_fullStr O plano de desenvolvimento da escola (PDE escola) e a qualidade do ensino: da sua política de implementação, no governo FHC (1998- 2002), à sua configuração, no governo Lula (2003-2010)
title_full_unstemmed O plano de desenvolvimento da escola (PDE escola) e a qualidade do ensino: da sua política de implementação, no governo FHC (1998- 2002), à sua configuração, no governo Lula (2003-2010)
title_sort o plano de desenvolvimento da escola (pde escola) e a qualidade do ensino: da sua política de implementação, no governo fhc (1998- 2002), à sua configuração, no governo lula (2003-2010)
publisher Universidade Federal do Pará
publishDate 2020
url http://repositorio.ufpa.br:8080/jspui/handle/2011/12838
_version_ 1832603394747924480
score 11.755432