Artigo

Leitura e escrita: experiências teórico-metodológicas em sala de aula

This articles intends to present a discursive view about the results of a research made with a first grade group of elementary school. Didactical and Cultural activities were developed in order to permit the exchange of experience, knowledge and wisdoms and enable interaction between the children...

ver descrição completa

Autor principal: FALABELO, Raimundo Nonato de Oliveira
Outros Autores: LEÃO, Dionéia Sanches
Grau: Artigo
Idioma: por
Publicado em: Universidade Federal do Pará 2020
Assuntos:
Acesso em linha: http://repositorio.ufpa.br:8080/jspui/handle/2011/12839
id ir-2011-12839
recordtype dspace
spelling ir-2011-128392023-08-31T13:41:56Z Leitura e escrita: experiências teórico-metodológicas em sala de aula FALABELO, Raimundo Nonato de Oliveira LEÃO, Dionéia Sanches Leitura Escrita Ensino-aprendizagem Afetividade Reading Writing Teaching-Learning Affectionateness This articles intends to present a discursive view about the results of a research made with a first grade group of elementary school. Didactical and Cultural activities were developed in order to permit the exchange of experience, knowledge and wisdoms and enable interaction between the children who live in a reality of violence and exclusion of symbolic and corporeal property. According actions were happening, gradual changes were observed in the affective configuration in the classroom, provoking alterations and new ways of relationship of the children towards knowledge provided to them. It was observed that knowledge motivated children, making them see the links of affectionateness that are being produced in the relationships of learning. Getting aware of the learning, absorbing knowledge were actions that modified behaviors and attitudes of the children towards themselves, the teacher and their knowledge worked at school. A finalidade deste artigo é apresentar um recorte discursivo sobre os resultados de uma pesquisa realizada em uma turma de 1ª série do ensino fundamental. Desenvolvemos atividades didáticas e culturais que viessem permitir a troca de experiência, conhecimentos e saberes, com o propósito de possibilitar a interação entre crianças que vivem em uma realidade de violência e exclusão dos bens materiais e simbólicos. À medida que as ações foram acontecendo, observamos graduais mudanças na configuração afetiva na sala de aula, provocando alterações e novos modos de relação das crianças com os conhecimentos a elas disponibilizados. Verificamos que o conhecimento mobilizava as crianças, revelando os laços de afetividade que iam sendo produzidos nas relações de aprendizagem. Ao compreender-se aprendendo e se apropriando, as crianças modificaram seus comportamentos e atitudes em relação a si mesmas, à professora, aos conhecimentos trabalhados e à escola. FALABELO, R. N. O. Universidade Federal do Pará 2020-11-17T14:19:22Z 2020-11-17T14:19:22Z 2014-01 Artigo de Periódico FALABELO, Raimundo Nonato de Oliveira; LEÃO, Dionéia Sanches. Leitura e escrita: experiências teórico-metodológicas em sala de aula. Margens, online, v. 8, n. 10, p. 225-248, jan. 2014. DOI: http://dx.doi.org/10.18542/rmi.v8i10.2737. Disponível em: http://repositorio.ufpa.br/jspui/handle/2011/12839. Acesso em:. 1982-5374 http://repositorio.ufpa.br:8080/jspui/handle/2011/12839 10.18542/rmi.v8i10.2737 por Margens Acesso Aberto Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ application/pdf Universidade Federal do Pará Brasil UFPA https://www.periodicos.ufpa.br/index.php/revistamargens/article/view/2737
institution Repositório Institucional - Universidade Federal do Pará
collection RI-UFPA
language por
topic Leitura
Escrita
Ensino-aprendizagem
Afetividade
Reading
Writing
Teaching-Learning
Affectionateness
spellingShingle Leitura
Escrita
Ensino-aprendizagem
Afetividade
Reading
Writing
Teaching-Learning
Affectionateness
FALABELO, Raimundo Nonato de Oliveira
Leitura e escrita: experiências teórico-metodológicas em sala de aula
topic_facet Leitura
Escrita
Ensino-aprendizagem
Afetividade
Reading
Writing
Teaching-Learning
Affectionateness
description This articles intends to present a discursive view about the results of a research made with a first grade group of elementary school. Didactical and Cultural activities were developed in order to permit the exchange of experience, knowledge and wisdoms and enable interaction between the children who live in a reality of violence and exclusion of symbolic and corporeal property. According actions were happening, gradual changes were observed in the affective configuration in the classroom, provoking alterations and new ways of relationship of the children towards knowledge provided to them. It was observed that knowledge motivated children, making them see the links of affectionateness that are being produced in the relationships of learning. Getting aware of the learning, absorbing knowledge were actions that modified behaviors and attitudes of the children towards themselves, the teacher and their knowledge worked at school.
format Artigo
author FALABELO, Raimundo Nonato de Oliveira
author2 LEÃO, Dionéia Sanches
author2Str LEÃO, Dionéia Sanches
title Leitura e escrita: experiências teórico-metodológicas em sala de aula
title_short Leitura e escrita: experiências teórico-metodológicas em sala de aula
title_full Leitura e escrita: experiências teórico-metodológicas em sala de aula
title_fullStr Leitura e escrita: experiências teórico-metodológicas em sala de aula
title_full_unstemmed Leitura e escrita: experiências teórico-metodológicas em sala de aula
title_sort leitura e escrita: experiências teórico-metodológicas em sala de aula
publisher Universidade Federal do Pará
publishDate 2020
url http://repositorio.ufpa.br:8080/jspui/handle/2011/12839
_version_ 1787148295197425664
score 11.653393