Dissertação

Fontes fotográficas da Segunda Guerra Mundial no ensino de História: uma proposta de estudo para estudantes e professores

This work aims to reflect theoretically and methodologically upon the use of photography in the teaching of History, considering the foundations of historical literacy, photography as a historical source and the production of an electronic paradidactic book (e-book) as a possibility of pedagogical t...

ver descrição completa

Autor principal: ANAISSE, Marcelo Ribeiro
Grau: Dissertação
Idioma: por
Publicado em: Universidade Federal do Pará 2020
Assuntos:
Acesso em linha: http://repositorio.ufpa.br:8080/jspui/handle/2011/12875
id ir-2011-12875
recordtype dspace
spelling ir-2011-128752021-02-24T22:11:34Z Fontes fotográficas da Segunda Guerra Mundial no ensino de História: uma proposta de estudo para estudantes e professores ANAISSE, Marcelo Ribeiro ALMEIDA, Conceição Maria Rocha de http://lattes.cnpq.br/5784314365587893 Ensino de História Produção e difusão de narrativas históricas Fotografia Segunda Guerra Mundial History teaching Production and diffusion of historical narratives Photography Second World War CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM LINGUAGENS E NARRATIVAS HISTÓRICAS: PRODUÇÃO E DIFUSÃO ENSINO DE HISTÓRIA This work aims to reflect theoretically and methodologically upon the use of photography in the teaching of History, considering the foundations of historical literacy, photography as a historical source and the production of an electronic paradidactic book (e-book) as a possibility of pedagogical tool for students of the High School and teachers. The starting point of this project was the application of a survey among the students of the High School classes of the State School Dr. Ulysses Guimarães, located in the city of Belém, Pará. The data obtained with the survey, in which the students answered questions about their preferred topics and others related to History learning, provided rich material used in analyzes and reflections about the teaching of History. In the survey, there was an indication of interest on the topic of World War II. Considering the interest shown by the consulted students and the aim of deepening theoretical and methodological studies on historical iconographic sources, the choice was to develop a study on photography in World War II in order to reflect upon the possibilities, limits and particularities of the photographic document and its potential for teaching and learning history. As well as written documents, photographs are also significant sources of information and reveal much more than a “portrait” of experienced reality. In order to analyze the documentary richness of photography, developing a methodological study of this type of source is important, and this should be based on theoretical references both from authors who approach photography and from those in the field of history teaching. CAPES - Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior Este trabalho pretende refletir teórica e metodologicamente acerca do uso da fotografia no ensino de História, considerando os fundamentos da literacia histórica, a fotografia como fonte histórica e a produção de um livro paradidático eletrônico (e-book) como possibilidade de ferramenta pedagógica para estudantes do Ensino Médio e professores. O ponto de partida deste projeto foi a aplicação de uma pesquisa junto aos alunos das turmas de Ensino Médio da Escola Estadual Dr. Ulysses Guimarães, localizada no município de Belém, no Pará. Os dados obtidos com a pesquisa, na qual os alunos responderam questões sobre suas temáticas de preferência e outras ligadas ao aprendizado em História, proporcionaram rico material utilizado em análises e reflexões acerca do ensino de História. Na pesquisa, houve indicação de interesse sobre a temática Segunda Guerra Mundial. Considerando o interesse manifesto pelos estudantes consultados e o objetivo de aprofundar os estudos teóricos e metodológicos sobre fontes históricas iconográficas, optou-se por desenvolver estudo sobre a fotografia na Segunda Guerra Mundial a fim de refletir sobre as possibilidades, limites e particularidades do documento fotográfico e suas potencialidades para o ensino e aprendizagem em História. Assim como os documentos escritos, as fotografias também são fontes significativas de informações e revelam muito mais que um “retrato” da realidade vivida. Para analisar a riqueza documental da fotografia é importante desenvolver um estudo metodológico desse tipo de fonte e isso deve ser pautado em referenciais teóricos tanto de autores que abordam a fotografia, como os do campo do ensino de História SEDUC/PA - Secretaria de Estado de Educação 2020-11-23T21:18:00Z 2020-11-23T21:18:00Z 2020-08-31 Dissertação ANAISSE, Marcelo Ribeiro. Fontes fotográficas da Segunda Guerra Mundial no ensino de História: uma proposta de estudo para estudantes e professores. Orientadora: Conceição Maria Rocha de Almeida. 123 f. 2020. Dissertação (Mestrado Profissional em Ensino de História) - Programa de Pós-Graduação em Ensino de História, Campus Universitário de Ananindeua, Universidade Federal do Pará, Ananindeua, 2020. Disponível em:http://repositorio.ufpa.br:8080/jspui/handle/2011/12875. Acesso em:. http://repositorio.ufpa.br:8080/jspui/handle/2011/12875 por Acesso Aberto Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ application/pdf application/pdf Universidade Federal do Pará Brasil Campus Universitário de Ananindeua UFPA Programa de Pós-Graduação em Mestrado Profissional em Ensino de História 1 CD-ROM
institution Repositório Institucional - Universidade Federal do Pará
collection RI-UFPA
language por
topic Ensino de História
Produção e difusão de narrativas históricas
Fotografia
Segunda Guerra Mundial
History teaching
Production and diffusion of historical narratives
Photography
Second World War
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM
LINGUAGENS E NARRATIVAS HISTÓRICAS: PRODUÇÃO E DIFUSÃO
ENSINO DE HISTÓRIA
spellingShingle Ensino de História
Produção e difusão de narrativas históricas
Fotografia
Segunda Guerra Mundial
History teaching
Production and diffusion of historical narratives
Photography
Second World War
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM
LINGUAGENS E NARRATIVAS HISTÓRICAS: PRODUÇÃO E DIFUSÃO
ENSINO DE HISTÓRIA
ANAISSE, Marcelo Ribeiro
Fontes fotográficas da Segunda Guerra Mundial no ensino de História: uma proposta de estudo para estudantes e professores
topic_facet Ensino de História
Produção e difusão de narrativas históricas
Fotografia
Segunda Guerra Mundial
History teaching
Production and diffusion of historical narratives
Photography
Second World War
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM
LINGUAGENS E NARRATIVAS HISTÓRICAS: PRODUÇÃO E DIFUSÃO
ENSINO DE HISTÓRIA
description This work aims to reflect theoretically and methodologically upon the use of photography in the teaching of History, considering the foundations of historical literacy, photography as a historical source and the production of an electronic paradidactic book (e-book) as a possibility of pedagogical tool for students of the High School and teachers. The starting point of this project was the application of a survey among the students of the High School classes of the State School Dr. Ulysses Guimarães, located in the city of Belém, Pará. The data obtained with the survey, in which the students answered questions about their preferred topics and others related to History learning, provided rich material used in analyzes and reflections about the teaching of History. In the survey, there was an indication of interest on the topic of World War II. Considering the interest shown by the consulted students and the aim of deepening theoretical and methodological studies on historical iconographic sources, the choice was to develop a study on photography in World War II in order to reflect upon the possibilities, limits and particularities of the photographic document and its potential for teaching and learning history. As well as written documents, photographs are also significant sources of information and reveal much more than a “portrait” of experienced reality. In order to analyze the documentary richness of photography, developing a methodological study of this type of source is important, and this should be based on theoretical references both from authors who approach photography and from those in the field of history teaching.
author_additional ALMEIDA, Conceição Maria Rocha de
author_additionalStr ALMEIDA, Conceição Maria Rocha de
format Dissertação
author ANAISSE, Marcelo Ribeiro
title Fontes fotográficas da Segunda Guerra Mundial no ensino de História: uma proposta de estudo para estudantes e professores
title_short Fontes fotográficas da Segunda Guerra Mundial no ensino de História: uma proposta de estudo para estudantes e professores
title_full Fontes fotográficas da Segunda Guerra Mundial no ensino de História: uma proposta de estudo para estudantes e professores
title_fullStr Fontes fotográficas da Segunda Guerra Mundial no ensino de História: uma proposta de estudo para estudantes e professores
title_full_unstemmed Fontes fotográficas da Segunda Guerra Mundial no ensino de História: uma proposta de estudo para estudantes e professores
title_sort fontes fotográficas da segunda guerra mundial no ensino de história: uma proposta de estudo para estudantes e professores
publisher Universidade Federal do Pará
publishDate 2020
url http://repositorio.ufpa.br:8080/jspui/handle/2011/12875
_version_ 1832604588761415680
score 11.755432